segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

IV ACAMPAMENTO JOVEM EMANUEL

IV ACAMPAMENTO JOVEM EMANUEL - DO MINISTÉRIO JOVEM S. GABRIEL DE NOVO AIRÃO
RETIRO DE CARNAVAL

Nos dias 17 a 21 de fevereiro, dias de carnaval, uma vez mais estive junto com o Ministério Jovem São Gabriel, da nossa Paróquia Santo Ângelo em Novo Airão participando do seu IV Acampamento Emanuel, que teve como tema Coragem, jovem, Sou eu, não tenhas medo, inspirado no texto bíblico Mt 14,27.
Com bastante antecedência, os jovens do Ministério S. Gabriel se prepararam, com muito entusiasmo, para este retiro, pois para eles este é um dos momentos mais significativos e fortes de sua espiritualidade. Meses antes, fizeram muitas viagens ao Km 8 da estrada de Novo Airão, onde realizaram o retiro. Essas viagens foram para preparar o ambiente com um mínimo de estrutura para acolher os 50 jovens que participaram do Acampamento deste ano.
A preparação se deu em todos os níveis. Além da preparação do ambiente físico, os jovens realizaram toda uma programação incluindo: pregações, momentos de adoração ao Santíssimo, Missas, noites carismáticas, cristoteca, luau, gincana e vários momentos de oração.
É gratificante e louvável testemunhar a alegria e o entusiasmo desses jovens que tem coragem de deixar a casa, os amigos, as brincadeiras do carnaval e retirar-se, num lugar tranqüilo, simples, sem a presença do celular, da internet e da televisão, para orar e louvar a Deus com seus cantos, testemunhos, com seu jeito próprio de jovens sedentos de Deus!
Acompanhando essa juventude querida esteve nosso novo Pároco, Pe. Marcelo Néspoli Magalhães SAC. Pe. Marcelo celebrou a Santa Missa todos os dias, marcou presença junto aos jovens ministrando o sacramento da confissão, fazendo aconselhamento, presidindo os momentos de adoração ao Santíssimo, realizando palestras e sendo presença gratuita. Um grupo de jovens da diretoria nacional do Ministério Jovem e outro do Ministério da Misericórdia veio de Manaus para apoiar no retiro.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, à noite, os jovens participaram da Missa, na Igreja Matriz de Santo Ângelo, em Novo Airão e deram seu testemunho sobre o retiro para a comunidade presente. Uma das jovens, Ana, fez sua Primeira Eucaristia e outros três o farão no próximo domingo.

Para mim, participar deste retiro foi mais uma experiência forte de encontro com Deus e com a juventude; experiência de escuta, de presença silenciosa e de aconselhamento. Foi edificante testemunhar, uma vez mais, a sede de Deus e a coragem daqueles jovens com histórias de vida tão sofridas e marcadas por experiências de abandono, rejeição, preconceitos, abusos e alguns deles até marcados pelos vícios, como consequencia dos traumas vividos na infância e na adolescência. Alguns testemunhos de vida e de encontro com Jesus emocionaram os participantes e chegaram a arrancar-lhes lágrimas. Sentimentos de compaixão pelos sofrimentos desses jovens e de alegria pela procura de Deus, por parte deles, tomaram conta de meu coração.
Contemplar aqueles/as jovens, suas reflexões, seus questionamentos, suas dúvidas, sua fé e esperança; vão me ajudando a compreender melhor o que se passa no coração deles e a discernir, à luz da Palavra, a missão que Deus me confiou, junto deles.
Esta foi para mim uma grande oportunidade de reafirmar, diante de Deus e da juventude, meu compromisso de testemunhar Jesus Libertador para esses jovens sofridos, vitimados pela violência e pelo descaso de uma sociedade que pouco acredita na juventude. Renovei, diante de Deus, o compromisso de caminhar com eles/as, de partilhar com eles/as o melhor de mim mesma; tudo o que já vivi e aprendi, para que eles possam crescer na fé, na esperança e experimentar novas relações de amor.
Precisamos acreditar mais nos jovens e dar-lhe mais apoio e incentivo. Eles são o nosso presente e o nosso futuro!
Novo Airão, fevereiro de 2012
Ir. Sandra Ede

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas em Itaipuaçu

Nesta quarta-feira de cinzas iniciamos na igreja o Tempo Quaresmal, período este de conversão e preparação para a Páscoa do Senhor; tempo dedicado ao jejum, esmola e oração.





Iniciamos neste dia a Campanha da Fraternidade, que aborda este ano a saúde pública.

Retiro de Carnaval em Itaperuna

No período de 18 á 22 de fevereiro de 2012 as paróquias palotinas de Itaperuna se reuniram no antigo seminário de Eugenópolis-MG para a realização de mais um retiro de carnaval. Esse ano o retiro teve como tema Santidade, Missão Possível e como lema Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação. (I Tes. 4, 3).
O pregador deste ano foi o Padre José Rodrigues Filho SAC, diretor do postulantado palotino da Região Mãe da Misericórdia. Além dele, vieram também 3 postulantes e 2 seminaristas palotinos. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas das comunidades palotinas.
Durante todo o retiro tivemos pregações, partilha em grupo das pregações, santa missa e adoração. Tivemos também uma animada e disputada gincana bíblica e de tarefas. Na terça-feira realizamos a já famosa via-sacra, onde subimos um morro localizado nas imediações do seminário.
Para finalizar o retiro, ainda na terça de noite tivemos uma animada festa á fantasia. Ano quem esperamos ainda mais jovens para participar deste evento.
Marcelo Medina Garcia Faria   
Equipe de Coordenação do Retiro de Carnaval

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

RETIRO DE CARNAVAL

Aconteceu no Centro Pastoral da Divina Misericórdia, o I Retiro Aberto de Carnaval, sob a direção espiritual do padre Jan Sopicki SAC. Retiro “aberto” permite uma flutuação do número de participantes... Para os organizadores um exercício na confiança da providência divina, que não falhou!
Padre Jan iniciou o Retiro com uma palestra sobre o Espírito Santo, falou-nos sobre “O Banquete do Cordeiro” de Scott Hahn, o seminarista João Paulo SAC sobre S. Vicente Pallotti, e o postulante Denílson deu seu testemunho. Os musicos da nossa paróquia vieram animar!  E também recebemos a visita do Pe. Jorge Chmielecki SAC, Superior da Região Mãe da Misericórdia!

Com o Diário, acompanhamos os retiros de Stª. Faustina e como ela, estávamos sendo conduzidos por Jesus. “Neste retiro, Eu te conservarei incessantemente junto do Meu Coração, para que conheças melhor a Minha misericórdia...” Diário 730, e sentimos o amor e a confiança desta apóstola da Misericórdia à Mãe de Deus.

Os Terços Mariano e o da Misericórdia foram rezados diariamente. No último dia, o Terço da Misericórdia foi rezado junto com estações da Via Sacra. Na 11ª Estação, pregamos Jesus na cruz com os nossos pecados. Na 15ª Estação os papéis foram retirados, mas as marcas ficam no coração de Jesus!

A Santa Missa na terça-feira foi bem explicada pelo incansável Padre João. Suas palestras foram preparadas com dedicação e zêlo. Sorteios e musicas deram o tom de descontração e saudável alegria. O Retiro foi prodigioso em graças e bênçãos, confirmado pelos testemunhos!
Marita Veiga MDM

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Via Sacra rezada por São Vicente Pallotti

Por mim nada posso † com Deus tudo posso † por amor de Deus tudo quero fazer † a ele a honra e a mim o desprezo.

Oremos: Ó meu dulcíssimo Jesus, quiseste sofrer, por nosso amor, opróbrios sem fim, humilhações incompreensíveis... Grava profundamente em nossos corações estima e amor por tuas abjeções, inspira desejo ardente de te imitar, na tua vida humilde, pobre, laboriosa, benéfica e desprezada. Amém.


Primeira estação: Jesus é condenado à morte.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela sentença de morte a que se submeteu Jesus, concede-me resolução firme de mortificar as minhas paixões. Em ação de graças por tal dom, ofereço-te os seus méritos, as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Segunda Estação: Jesus Carrega a Cruz.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelas dores de Jesus ao carregar a cruz, concede-me sofrer de bom grado, como desejas, todas as cruzes. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te seus méritos infinitos e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Terceira Estação: Jesus cai pela primeira vez.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelos sofrimentos suportados por Jesus ao cair pela primeira vez sob o peso da cruz, faze com que eu não caia mais no pecado. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os seus méritos infinitos e as dores de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Quarta Estação: Jesus encontra com sua Mãe.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelas dores sofridas por Jesus e Maria ao encontrarem-se no caminho do calvário, tem-me sempre afastado de toda ocasião de pecado. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os seus méritos e a sua santíssima e dolorosíssima vida.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...
Quinta Estação: Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelas dores sofridas por Jesus até o momento em que foi ajudado pelo Cirineu a carregar a cruz, dá-me o mais perfeito desejo de sofrer. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Sexta Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela gratidão do coração de Jesus, diante do serviço que lhe prestou Verônica, imprime em mim a mais perfeita imagem de Jesus. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os seus méritos e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Sétima Estação: Jesus cai segunda vez.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela segunda queda de Jesus sob o peso da cruz, faze com que eu sempre mais me levante para ti. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Oitava Estação: Jesus consola as mulheres que choravam.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela compaixão dispensada por Jesus às mulheres de Jerusalém, dá-me a mais perfeita caridade e o dom de viver e morrer no exercício da caridade. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Nona Estação: Jesus cai pela terceira vez.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, por Jesus, caído, pela terceira vez, sob o peso da cruz, concede-me a mais perfeita união contigo. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Décima Estação: Jesus e despojado de suas vestes.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelo desnudamento de Jesus e pela amargura do fel, por ele experimentado, dá-me a mais perfeita pureza e o dom de fazer penitência dos passados maus costumes e torna-me amargos todos os sabores da vida presente. E, em ação de graças por tais dons, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...
Décima Primeira Estação: Jesus é pregado na cruz.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela crucificação de Jesus, dá-me o dom da mais perfeita crucificação de mim mesmo, todo, e das minhas paixões. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Décima Segunda Estação: Jesus morre na cruz.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pelas sete palavras, pela agonia e morte de Jesus, dá-me o dom mais perfeito de oração e contemplação e de mortificação de todos os apetites desordenados. E, em ação de graças por tais dons, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Décima Terceira Estação: Jesus é retirado da cruz
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela deposição do Sagrado Corpo de Jesus, faze com que eu viva perfeitamente crucificado até a morte. E, em ação de graças por tal dom, ofereço-te os méritos de Jesus e as dores e os méritos de Maria.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Décima Quarta Estação: Jesus é sepultado.
Adoramos-te, Cristo, e te bendizemos, porque, pela tua santa cruz, remiste o mundo.
Eterno Pai, pela sepultura do Sagrado Corpo de Jesus, Fecha-me todo dentro de ti e de Jesus, de forma que eu seja todo transformado em ti, em teu filho feito homem e no Espírito Santo. Peço-te tudo para mim e para todos, agora e sempre, por todos os fins possíveis que agradem a ti. E, em ação de graças por todos os dons possíveis, ofereço-te o sangue de Jesus e os seus méritos infinitos, a sua vida santíssima e as dores e os méritos de Maria e os méritos passados, presentes e futuros da Igreja de Jesus, Filho de Deus.
Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

Décima Quinta Estação: Jesus ressuscita glorioso.
Sem nenhum merecimento ou disposição de minha parte, por vossa misericórdia eu me encontrarei em situação tal que, depois de terem sido destruídas a indignidade de minha vida, a enfermidade, a agonia, a morte, pelos infinitos merecimentos da vida, paixão, agonia e morte de Jesus Cristo, o infinito mérito de sua santíssima vida, paixão, agonia e morte será todo meu para sempre por toda a eternidade, para que eu, como troféu, prodígio e abismo da divina misericórdia, cante eternamente as infinitas divinas misericórdias, e assim será minha por toda a eternidade a glória da ressurreição, ascensão e exaltação da santíssima humanidade de Jesus Cristo.
Pai Nosso; Ave Maria, Glória...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval é com Jesus

Carnaval é com Jesus em paróquia de Nossa Senhora da Glória em Manaus




Converte-me, de verdade!

Deus meu, misericórdia minha infinita,tenho firme confiança de que tu, misericordiosamente, queres a minha verdadeira, pronta, generosa e permanente conversão. Queres-me uma conversão sempre mais perfeita e de tal modo sentes-te feliz em que eu chegue a converter-me de verdade, que estou convencido de que todo que te suplica eficazmente,por minha perfeita, decidida e perseverante conversão, alcançará de ti qualquer graça espiritual e temporal, para maior tua glória e para maior proveito das almas.
Deus meu, entendo, agora e sempre, ter oferecido e oferecer-te, a todo instante infinitésimo, desde toda a eternidade e por toda a eternidade, o sangue preciosíssimo de Jesus Cristo, os méritos infinitos de toda a sua vida santíssima e os méritos e as orações de toda a santa Igreja,pela minha mais perfeita e permanente conversão.
Ofereço tudo em ação de graças,como se já tivesses realizado em mim a conversão perfeita, a tal ponto, que eu não entendo e só tu entendes...
Deus meu, creio e tenho firme confiança de que tu... me concedes a minha sempre renovada e mais perfeita, pronta e permanente conversão.
São Vicente Pallotti

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Festa de Carnaval

Habitual Festa de Carnaval de catequese e do grupo de Jovens Marianos da paróquia de SS. Nome de Menino Jesus em Odivelas.