quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gala da Família

O Grupo DCP – Despertar para a Fé, Comunicar com o próximo e Partilhar tudo o que Deus nos dá, já é conhecido junto das nossas crianças e jovens da catequese pelas várias actividades que vem realizando ao longo destes dois últimos anos.
No passado sábado dia 26 de Outubro realizou-se, na paroquia de Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas a 3º Edição da GALA DA FAMÍLIA. Esta Gala pretende dar as boas-vindas às crianças que pela primeira vez vêem frequentar a nossa catequese.
Juntos fizemos a grande festa, onde partilhámos a refeição, o convívio, as brincadeiras. Um dos nossos pequeninos dizia, com muito orgulho, que já tinha comido duas tijelas de sopa e que as senhoras cozinhavam muito bem! Havia ou que não queriam ir embora, foi necessário os pais esperarem, esperarem…

Aos poucos lá iam saindo todos orgulhosos com o seu diploma e a sua pequena lembrança, e nós os voluntários, apesar de muito cansados sentimos que valeu a pena e por isso enquanto arrumámos o salão cantámos e brincámos ainda mais algum tempo.

Não sei quem saiu a ganhar… mas parece-me que aqui há um empate. As nossas crianças e pais saíram felizes com o que receberam e nós saímos felizes com o que demos. O nosso sentimento é que quando fazemos as coisas por amor a Deus recebemos em dobro.
Que assim seja durante o resto do ano, pois logo haverá mais novidades. Aguardem…
Celeste Bom Sucesso

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Acolitado e leitorato

No dia 27 de outubro, durante a Santa Missa na igreja de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, presidida pelo Superior Regional da Região Mãe da Divina Misericórdia Pe. Jorge Chmielecki SAC o seminarista Denis Alves Campos foi instituído no ministério do acolitado e so eminarista Moisés Melo Vieira Torres no ministério de leitorato.







segunda-feira, 28 de outubro de 2013

10 Aniversário da UAC em Itaipu

Os membros individuais do grupo Mártires palotinos UAC /Itaipu, participaram no dia 27 de outubro da missa em Ação de Graças pelo décimo aniversário de aprovação da União, como Associação Pública Internacional de fiéis, pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
A celebração foi presidida pelo pároco da Matriz de São Sebastião, Padre Casimiro Pac Sac. Durante a procissão das ofertas, o Estatuto Geral da União, foi oferecido a Deus junto com os esforços de todos os membros, em serem fiéis ao carisma do seu fundador.

Vera Tavares

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aniversário da Capela da Sagrada Família

Este fim-de-semana, na Paróquia de Odivelas, tivemos diversas actividades que marcaram a comemoração do 18º aniversário da Capela da Sagrada Família na Codivel e do 18º aniversário do grupo de jovens Juventude Palotina, foi assim um fim-de-semana dedicado também a São Vicente Pallotti.
Tivemos assim as seguintes actividades:
No sábado, dia 19, á noite houve uma vigília organizada pela Juventude Palotina. Vigília essa que estava dividida em 4 momentos
·         O 1º dedicado a Maria mãe;
      ·        O 2º dedicado á família;
      ·         O 3º com o tema “Com Deus tudo posso”;
      ·         E o 4º Com o tema “Entrego-me a Deus”;

Cada momento possuía uma leitura e uma meditação que nos ajudaram a reflectir sobre cada um dos temas, durante um breve silêncio.

Já domingo começamos o dia por ir á eucaristia na Capela da Codivel e à tarde pela 14h30 começaria mais um footpaper pelas ruas de Odivelas organizado também pela Juventude Palotina, onde pudemos contar com a presença de 6 equipas.
Foi assim um fim-de-semana onde toda a comunidade se juntou não apenas para comemorar os aniversários da capela e da Juventude Palotina mas também para rezar.
Inês Dias

Oração pelo 10° Aniversario da UAC

Rezemos com São Vicente Pallotti em agradecimento pelos dez anos de reconhecimento da União como Associação Pública Internacional de fiéis

Deus, Pai de misericórdia, que amas a tua Igreja e a queres sempre renovada, adornada de carismas e predisposta a toda obra de evangelização e de caridade, repete o dom de um novo Pentecoste ao celebrar este aniversário da vida da União.
Concede à tua Igreja de manter sempre sólida a palavra da verdade.
Concede também a nós como foi para o teu Filho, a comoção do coração diante de uma humanidade desorientada e inquieta, e ao mesmo tempo, desejosa de Ti, da tua Luz, da tua Paz e Justiça.
Ensina-nos a rezar com o mesmo amor derramado do coração do teu Filho predileto: “Manda, ó Senhor, operários para a tua messe e tem piedade do teu povo”.
Faz-nos sentir profundamente a responsabilidade por tantos irmãos e irmãs que ainda não te conhecem e suscita em nosso coração um novo ardor de santidade e de renovado zelo missionário a fim de que o teu Reino se estenda até os confins da terra e encontre morada em cada coração.
Ajuda-nos a assumir com novo zelo apostólico o apelo da Igreja pela Nova Evangelização, a fim de que cada irmão e irmã que se encontra longe da fé descubra a esperança, a alegria e o sentido verdadeiro da vida que se encontra somente em Ti.
Te suplicamos por intercessão de Maria SS. Rainha dos Apóstolos para que conceda a nós, membros e colaboradores da União do Apostolado Católico de sermos fiéis ao carisma e a missão que nos confiaste.
Por todos nós te pedimos, santifica-nos na verdade, confirma-nos na comunhão de vida e de fé na União, transforma-nos no ícona de Jesus Cristo, teu amado Filho e Apóstolo, enviado ao mundo para conduzir todos à plenitude de vida. Amém.

10º aniversário da União

Saudações a todos!

Como foi prometido, estamos enviando uma oração comunitária para o 10º aniversário da União.
O Conselho de Coordenação Geral pediu que fosse rezada nas celebrações do dia 26 em toda a União, como uma expressão visível da nossa unidade. Esperamos transmitir, ao vivo, a celebração da Igreja Spirito Santo dei Napoletani, pelo site da União: www.unionofcatholicapostolate.com. A celebração começará com a adoração eucarística, às 10 horas, seguida pela Santa Missa, por volta das 11h.  Dom Seamus Freeman irá presidir e pregar. A celebração foi transferida para o período da manhã porque pela tarde a família Palotina participará da reunião das famílias com o Papa Francisco na Praça de São Pedro. Ficaríamos contentes se pudessem nos enviar informações de qualquer uma das suas celebrações para que fiquem disponíveis na internet e outros membros da União e colaboradores possam saber quais foram as iniciativas deste dia palotino em todo o mundo.
O nosso muito obrigado! Desejamos a todos as mais seletas bênçãos!
Ir. Josephine e Pe. Rory

domingo, 20 de outubro de 2013

São Gaspar del Bufalo

Dia 21 de outubro a Igreja lembra um "Santo Palotino" amigo intimo de São Vicente Pallotti São Gaspar del Bufalo nasceu em Roma a 6 de janeiro de 1786, filho de Antônio e Anunciata Quartieroni.
Tinha começado às ocultas sua obra de evangelização do povo da periferia, dedicando-se aos carroceiros e aos camponeses da lavoura romana. São estas as personagens retratadas por Pinelli, que dão uma imagem sugestiva da Roma das primeiras décadas do século XIX; os carroceiros tinham transformado o Foro Romano, aos pés do Palatino, em depósito e mercado de feno.
Libertado do cárcere, após a queda de Napoleão, Gaspar de Búfalo recebeu de Pio VII a incumbência de se dedicar às missões populares pela restauração religiosa e moral do Estado Pontifício.

Ele empreendeu essa nova cruzada em nome do Precioso Sangue de Jesus, tornando-se o ardoroso apóstolo desta devoção. Fundou em 1815 a Congregação dos Missionários do preciosíssimo Sangue e em 1834, ajudado pela B. Maria de Matias, o Instituto das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue. Quando morreu em Roma, a 28 de dezembro de 1837, num quarto em cima do Teatro Marcelo, são Vicente Pallotti, seu contemporâneo, teve a visão de sua alma que subia ao encontro de Cristo, como uma estrela luminosa. A fama de sua santidade não demorou a atingir o mundo todo. Beatificado em 1904, foi canonizado por Pio XII em 1954.

Gaspar nasceu em Roma a 6 de janeiro de 1786, filho de Antônio e Anunciata Quarteroni. Foi companheiro de Vicente Strambi nas missões, o qual o definia como “terremoto espiritual”. O povo o chamava de “anjo da paz”, devido suas pregações serem pacíficas e caridosas. Com estas armas da paz e da caridade conseguiu conter os bandidos que proliferavam nas periferias de Roma.
O Papa Leão XII recorreu a Gaspar de Búfalo devido a proliferação do banditismo, o qual, conseguiu amansar os mais temíveis bandidos. O Papa João XXIII definiu-lhe como: “Glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo”. Em 1810 uma piedosa religiosa dizia que surgiria um zeloso sacerdote que sacudiria o povo da sua indiferença, mediante a propagação de devoção ao Precioso Sangue. Naquele ano Gaspar de Búfalo, com dois anos de sacerdócio, tinha sido preso por ter rejeitado o juramento de fidelidade a Napoleão. Libertado do cárcere, após a queda de Napoleão, Gaspar recebeu de Pio VII a incumbência de se dedicar às missões populares pela restauração religiosa e moral do Estado Pontifício. Ele empreendeu essa nova cruzada em nome do Precioso Sangue de Jesus, tornando-se o ardoroso apóstolo desta devoção.

 Faleceu em Roma a 28 de dezembro de 1837, em um quarto em cima do Teatro Marcelo, São Vicente Palloti, seu contemporâneo, teve a visão de sua alma que subia ao encontro de Cristo, como uma estrela luminosa. A fama de sua santidade não demorou a atingir o mundo todo. Beatificado em 1904, foi canonizado por Pio XII em 1954.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Consagração do Pe. Luiz Maurício

No dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida (12.X. 2013) Padre Luiz Maurício Cardoso Lemos fez sua 3 Consagração Temporária na Sociedade e na União do Apostolado Católico. O Local escolhido foi a Igreja de São Bento em Cortiçeiro de Baixo na Diocese de Coimbra em Portugal.

Da Santa Eucaristia participaram, além dos frequentadores habituais da Igreja, também os membros da UAC em Portugal. A Missa foi presidida pelo Reitor da Comunidade Local da SAC em Portugal, Padre João Pedro Stawicki  que durante a homilia falou sobre os 3 Conselhos Evangélicos da Castidade, Pobreza e Obediência na história da Igreja, começando por São Bento.


Falou também da específica Consagração Palotina que inclui mais três Promessas: de Perseverança, Vida em Comunhão de Bens e em Espírito de Serviço na Caridade.

Chegada a hora da própria consagração, Padre Mauricio ficou muito emocionado e agradecido à Deus e ao Santo Fundador por este momento importante da sua vida, o que expressou em palavres dirigidas a assembleia no final da Celebração.
 
Pe. João Pedro

Festa de Nossa Senhora de Aparecida em Itaipuaçu

Neste ano, comemoramos com muita alegria em paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu mais uma festa da Padroeira do Brasil.



Após a novena realizada durante a semana em preparação para a grande festa, no sábado dia 12 de outubro, a comemoração começou com a Procissão, aonde a imagem de Nossa Senhora Aparecida acompanhada pelo povo e também pelas imagens de Santa Rita de Cássia e São Camilo de Léllis, representando todas as comunidades de nossa paróquia, chegou à capela e foi recebida com muito afeto e carinho pelos presentes.






A Missa Solene foi presidida pelo Pe. Eduardo Braga, conhecido como Pe. Dudu, Vigário Episcopal do Vicariato Rural e Pároco da Paróquia N.S. da Conceição em Rio Bonito e concelebrada pelo nosso pároco Pe. Jacinto Wójcik, SAC.




A catequese preparou a Coroação de Nossa Senhora e após a Santa Missa foi servido um delicioso almoço.


Na Santa Missa Dominical na Matriz, Pe. Jacinto fez uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida e a todas as crianças.

Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!
Olhai com carinho para nossa Pátria e por todas as nossas crianças, que são o futuro da Nação.