segunda-feira, 30 de maio de 2016

ELISABETTA SANNA colaboradora de São Vicente Pallotti será beatificada!

Na quinta-feira, 21 de abril de 2016, completaram-se 221 anos do nascimento de São Vicente Pallotti (1795), fundador da Família Palotina – A União do Apostolado Católico (UAC), em Roma em 1835. E um dos membros da UAC, uma colaboradora no apostolado de Pallotti, será beatificada no mês de setembro. Vamos conhecê-la, mesmo que em brevidade.
Elisabetta Sanna nasceu no dia 23 de abril de 1788, na Ilha da Sardenha, Itália. Era de família de camponeses distintos e bem de vida. O pai era prefeito da cidadezinha; um dos irmãos de Elisabetta, Antônio Luiz, foi sacerdote e vice-pároco de Codrongianos. A avó, a mãe e o pai viviam profundamente a fé católica. Elisabetta recebeu uma profunda educação cristã na família. Da atmosfera religiosa da família fala claramente seu irmão o Pe. Antônio Luiz: “Assim como nossa mãe era uma senhora muito piedosa, depois de terminadas as lides domésticas, rezávamos juntos as orações, recitando também o Santo Rosário (...). Minha irmã Elisabetta era muito piedosa e devota, praticava obras de piedade e frequentava a Igreja”. Na juventude foi catequista, liderava romarias e apaixonada por cânticos litúrgicos.
Elisabetta, com três anos, foi atingida por uma epidemia difusa de varíola; conseguiu sobreviver, mas não pode mais levantar os braços; movia os dedos e os pulsos, mas não podia levar a comida à boca; não podia fazer o sinal da cruz, nem pentear-se, nem lavar-se o rosto, nem mudar de roupa; mas podia fazer o pão, colocá-lo e tirá-lo do forno. Casou-se e criou 05 filhos. Seu esposo homem justo, faleceu em 1825. Viúva, fez-se leiga consagrada com votos.
Em 1831 chegou a Roma, conheceu o Pe. Vicente e confiou-se à sua direção espiritual. À sombra do Pe. Pallotti, alcançou uma autêntica santidade, vivendo no mundo uma constante vida de oração e praticando, na  pobreza, uma caridade heróica e evangélica, noutras palavras: uma vida dedicada ao apostolado de Jesus Cristo, vivendo em primeira pessoa o Evangelho. Anuncio-o com a vida de caridade em favor dos pobres, doentes, aos mais necessitados e às meninas órfãs, acolhidas na “Pia Casa de Caridade”. Totalmente integrada na participação e crescimento da fundação da União, tornando-se uma especial promotora da fundação e se mostra uma mãe dedicadíssima pelo bem espiritual dos membros da obra palotina.
Elisabetta Sanna a “serva de Deus e discípula” de São Vicente Pallotti, será beatificada, no dia 17 de setembro de 2016, sábado, às 11h, durante a Celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, em Codrongianos, Sardenha, Itália, junto à Basílica da Santíssima Trindade de Saccargia. O comunicado fora feito pelo Papa Francisco, no dia 21 de janeiro de 2016.  E no dia 22 de janeiro de 2016, na festa de São Vicente Pallotti, durante a Eucaristia, na Igreja São Salvador In Onda, em Roma, foi oficialmente anunciado o Decreto de beatificação da Elisabetta.
Depois de Pallotti, ela será a primeira pessoa leiga, portadora de deficiência física e viúva, na Família Palotina, não mártir que será beatificada. Elisabetta foi testemunha da fundação da União do Apostolado Católico e acompanhou o seu desenvolvimento por 22 anos, até sua morte em 17 de fevereiro de 1857. Seu corpo fora sepultado na Igreja São Salvador em Onda, em Roma, na mesma Igreja onde repousa o corpo de São Vicente Pallotti.
Pe. Jacob Nampudakam Reitor Geral da SAC e Assistente Eclesiástico da União do Apostolado Católico disse que “A beatificação do primeiro membro da União do Apostolado Católico é, sem dúvida, um acontecimento histórico para toda a Família Palotina! Trata-se de uma especial bênção que recebemos. A nossa presença, à beatificação, de um modo ou de outro, representa uma forma de agradecer a Deus pelo dom do carisma que herdamos de São Vicente Pallotti e que se concretiza na nossa história em tantos modos diferentes”.

Pe. Edgar Xavier Ertl SAC

bispo eleito da diocese de Palmas – Francisco Beltrão

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

“A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai; por seu sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja. A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos, e para obter de Deus benefícios espirituais ou temporais” (Catecismo da Igreja Católica nn.1407, 1409 e 1414).







Esse tesouro de valor incalculável, a Santíssima Eucaristia, foi instituído por Jesus na Última Ceia, na Quinta-feira Santa. Mas, então, na Semana Santa, a Igreja estava ocupada com as dores da Paixão de Cristo e não podia dar largas à sua alegria por tão augusto testamento.





Por isso, na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal, ou seja, este ano no dia 26 de maio, a Igreja festeja com toda a solenidade, com Missa e procissão solenes, Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, presente sob as espécies de pão e vinho, na Hóstia Consagrada.







Esta festa tem a finalidade de expressarmos publicamente a nossa fé, nosso amor e nossa adoração para com Jesus Eucarístico e, ao mesmo tempo, nossa reparação pelos abusos, profanações, sacrilégios e ultrajes feitos à Santíssima Eucaristia. 

domingo, 22 de maio de 2016

4 décadas como sacerdote! Parabéns Pe. Jan Sopicki!

A homilia nos fez perceber o quanto esta data era importante para você!

Contou-nos dos amigos que se ordenaram nesta mesma data, 20 de maio de 1976 em Oltarzew na Polônia, falou da querida família Sopicki a alegria de ter o coirmãos de comunidade, Pe. Gilmar Simplício e de sangue Pe. Krzysztof Sopicki concelebrando, e das paróquias por onde passou.


Mas o mais importante, não deixou de agradecer e louvar o Senhor por tudo que aconteceu neste tempo. Fazer a vontade de Deus! O quanto este desejo tem norteado sua vida sacerdotal!!
Nós paroquianos só temos que louvar e bendizer, por termos participado deste momento e termos você aqui no Santuário!


Que os raios que saem do coração de Jesus continuem iluminando sua vida, e seu trabalho pastoral! Deus o abençoe!
 Hildenê Elizabeth da Silva
M.dos Santos/Marita Veiga

Fotos Ailza Alves de Melo

Festa de Santa Rita

A Igreja celebra no domingo (22) o dia de Santa Rita de Cássia - a santa das causas impossíveis. Os festejos da capela de Santa Rita de Cássia Frigorífico – Itaperuna (RJ).




















Santa Rita nasceu em 1381 na Itália, em Cássia. A Santa queria se consagrar à vida religiosa, mas para satisfazer os pais, casou e teve filhos. Seu marido foi assassinado e seus herdeiros queriam vingar a morte do pai e, para que isso não ocorresse, Santa Rita suplicou a Deus que levasse os filhos antes que eles cometessem um grave pecado e teve seu desejo atendido. Após ficar viúva, realizou seu desejo e tornou-se freira. Depois de dedicar 40 anos de sua vida às questões religiosas, morreu aos 78 anos de idade, no Convento das Agostinianas, em Cássia, no dia 22 de maio de 1457.
O culto à bem aventurada logo se estendeu por outros países por causa dos milagres obtidos por sua intercessão em casos impossíveis. Foi beatificada em 1627, e canonizada em 1900 sob o pontificado de Leão XIII.