quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Noticíario UAC - Janeiro 2011

Caros irmãos e irmãs da União, 

Neste boletim somos felizes em dar algumas informações sobre a causa de beatificação de Pedro DUFAU SAC. Quem preparou o texto foi Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico. Também estão algumas notícias provenientes da UAC.
1. CAUSAS DE BEATIFICAÇÃO DE MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Pedro DUFAU, SAC, foi um membro da Província Irlandesa que nasceu em Mercedes – Argentina, em 13 de outubro de 1906; foi ordenado sacerdote no dia 16 de julho de 1933. Ele pertencia ao grupo de cinco Palotinos assassinados no dia 4 de julho de 1976, na casa palotina de Buenos Aires: eram três sacerdotes, um aluno do Seminário Maior e um postulante. Juridicamente o processo de beatificação dos mesmos ainda não foi aberto, porém está em fase de preparação.
Pedro perdeu seus pais quando era pequeno e por isso foi educado e crescido pela avó, de nacionalidade francesa. Depois de sua morte, foi para o Colégio São Patrício como interno. Entrando para os Palotinos, fez o período introdutório e os estudos em filosofia em Thurles – Irlanda. Para os estudos em teologia, foi enviado a Roma, à Universidade Gregoriana. Em Roma foi ordenado sacerdote no dia 16 de julho de 1933. Vale a pena informar que Pe. Pedro tinha apenas uma irmã, e que esta se tornou religiosa consagrada.
Como sacerdote, Pe. Pedro serviu à Congregação dos Palotinos e à Igreja Universal sobretudo na pastoral paroquial, trabalhando sempre na Argentina, nas paróquias de Mercedes, Rawson, Santo Antonio de Areco, Castelar, São Patrício de Belgrano (Buenos Aires) e no Instituto Fahy de Moreno. Quando foi nomeado vigário da nascente paróquia de Belgrano, em 1940, construiu uma simples casa paroquial e em poucos anos construiu a igreja, indicando também algumas linhas de ação pastoral. Lá, de 1966 a 1973, foi reitor e pároco. Junto à paróquia, fundou também a escola paroquial, chamada Colégio ou Instituto São Vicente Pallotti. Durante a sua reitoria, construiu a nova casa paroquial na qual, na terrível madrugada de 4 de julho de 1976, encontrou a morte.  
Com o desejo de sublinhar algumas características de Pe. Pedro, Rolando Savino escreve: “Pedro era um homem essencialmente reflexivo, de poucas, seguras e precisas palavras; silencioso, e para não falar em vão, transformava o seu silencio em trabalho. Inteligente, sábio, não só por aquisição acadêmica, mas também por aquilo que a vida lhe havia ensinado desde a mais terna idade quando da morte de seus pais. Era um homem perseverante: sacerdotes companheiros afirmam que qualquer missão a ele confiada, mesmo se houvesse dificuldades, se concretizava graças ao seu espírito constante.” Com ele se podia conversar sobre qualquer argumento, desde aquele mais espiritual ao mais terreno, como o esporte, especialmente o futebol; era um torcedor fanático do Boca Juniors.    
Preocupado com as crianças e os adolescentes que vagavam pela estrada, pensou em qualquer lugar onde poderiam ficar, divertir e ao mesmo tempo, aprender qualquer atividade: judô, karatê, violão, yoga, dança, canto. Com este espírito ele criou o Ginásio esportivo e cultural São Vicente Pallotti, que funcionava nas dependências da escola paroquial, sempre nas horas noturnas. Por causa da vizinhança do bairro, ele chegou a ter uma considerável quantidade de alunos equiparada àquela do colégio: 300 estudantes.
Ainda, devemos acenar que as suas qualidades se manifestavam principalmente no exercício de seu ministério sacro e que muitas de suas boas obras são conhecidas somente por Deus e por aqueles que receberam os benefícios do seu ser sacerdote e amigo.
E, um detalhe interessante deve ainda ser acrescentado aqui, pois no domingo quando aconteceu a sua morte, durante a homilia, teria tido a intenção de dizer a seguinte frase aos participantes da Eucaristia, escrita em um pedaço de papel: “Se lemos atentamente o Antigo Testamento, poderemos ver como os mensageiros que Deus enviou ao seu povo pouquíssimas vezes foram escutados, outras vezes foram até expulsos e mortos... A todos, à vezes, a Palavra de Deus resulta um pouco antipática e contra-corrente pois é uma Palavra dura, reta, intransigente. Não cede diante do rico, não se intimida diante as dificuldades.”
O mês de janeiro foi realmente pleno de atividades para os membros da UAC em todo o mundo; assim, vos apresentamos algumas notícias enviadas ao Secretariado.
Alemanha: Celebrações da Epifania em Limburgo, Arhweiler e Hofstetten: As irmãs, os irmãos e os padres palotinos de Limburgo, junto às paróquias da cidade, pela segunda vez convidaram a gente do lugar para participaram ao Tríduo de preparação à Festa. Em Ahrweiler um membro da UAC e duas senhoras que estão seguindo o curso de formação da UAC, ajudados por dois palotinos, animaram três encontros de oração. No dia 6 de janeiro, o Apostolatskreis di Hofstetten organizou também este ano um momento de oração.
Brasil: A Paróquia palotina de São Vicente Pallotti, em Arapongas – Paraná celebrou o quinto Oitavário da Epifania entre os dias 02 e 09 de janeiro. O tema deste Oitavário foi: “Conhecer Jesus é o melhor dom que uma pessoa possa receber; tê-lo encontrado foi o quanto de melhor poderia ter acontecido; e torná-lo conhecido com palavras e obras é a nossa alegria!” (Documento de Aparecida, 29).  
Belize: A Ir. Alicia Buddan escreveu-nos para dizer que a UAC celebrou uma novena de orações com as irmãs e os leigos no Centro Pastoral junto à Casa Provincial. Os membros renovaram o Ato de Empenho Apostólico no dia da festa de São Vicente, durante a Santa Missa celebrada pelo bispo de Belize Dom Dorick Wright.
Itália: O Oitavário da Epifania foi celebrado outra vez em Riposto – Sicília, entre os dias 6 a 13 de janeiro, sob a direção das Irmãs do Apostolado Católico. Ele terminou com uma Santa Missa concelebrada e presidida pelo bispo de Acireale, D. Pio Vittorio Vigo. Neste ano, na animação do Oitavário, puderam participar juntos a Irmã Serena Cambiaghi, Superiora Geral e Irmã Lily Nanat, Conselheira Geral, Pe. Andrea Fulco e Pe. Derry Murphy, SAC.
Dando continuidade aos outros anos, a comunidade local das Irmãs do Apostolado Católico e a UAC em Avella animaram o Oitavário. Estavam também presentes alguns padres e irmãs palotinos que estão em Roma freqüentando um Curso de Formadores Palotinos. D. Beniamino Depalma, de Nola, foi o celebrante principal da Santa Missa do dia 9 de janeiro: era a mesma data quando se recorda o dia da inspiração que São Vicente teve para que fundasse a União.
A comunidade de Rocca Priora celebrou o Oitavário também neste ano na Igreja de Nossa Senhora das Neves.
No Centro Espiritual da UAC, a Igreja do SSmo. Salvador em Onda, o Secretariado Geral da UAC organizou e coordenou a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, do dia 17 a 25 de janeiro. O centro das celebrações foram o Tríduo e a Solenidade de São Vicente Pallotti. Todas as comunidades e membros da UAC de Roma e das cidades vizinhas participaram com fervor e entusiasmo ao programa cotidiano dos eventos e celebrações.
Nuovos Membros da UAC.
No dia 22 de janeiro três (3) pessoas foram aceitas como membros da Unio-Kreis de Hochaltingen, na Alemanha.
No dia 9 de janeiro, vinte e uma (21) pessoas emitiram o Ato de Empenho Apostólico durante uma Eucaristia concelebrada na Igreja de Nossa Senhora das Neves em Rocca Priora, Roma. Este é lugar um particularmente significativo para a família palotina pois foi a sede do noviciado da Sociedade, de 1896 até 1950; ainda, lá os Palotinos servem pastoralmente desde 1858! Pe. Derry Murphy, Presidente da UAC foi o celebrante principal; foi acompanhado de Pe. Gaetano Ianni, Presidente do CdCN, Pe. Leonardo D’Angelone, Reitor da igreja e outros confrades palotinos.
No dia 23 de janeiro, a comunidade da Paróquia Palotina São Vicente Pallotti em Pietralata, Roma, celebrou a festa de seu patrono junto ao novo pároco,  Pe. Francesco Todisco, SAC; juntos estavam outros sacerdotes e confrades palotinos. Durante a Santa Missa, doze (12) pessoas emitiram o Ato de Empenho Apostólico na presença de Pe. Derry Murphy e Pe. Gaetano Ianni.
Novos sites web: Ir. Izabela Swierad, das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico, nos informou que elas têm um novo site web cujo endereço é:  www.pallottine-missionaries-rome.com
Ir. Monika Szupryt, Secretária do CdCN na Polônia nos comunicou que o tal  CdCN tem agora o seu próprio site, completo e funcional. Ele pode ser visitado no seguinte endereço: www.zak-pallotti.pl
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623  

Nenhum comentário: