domingo, 7 de agosto de 2011

Apóstolos Hoje – Agosto de 2011

“Deus Amor Infinito” de São Vicente Pallotti
XXIII Meditação
 “Deus, em seu Amor infinito e em sua infinita Misericórdia, fez-se homem para ensinar-nos na sua SS. humanidade como devemos viver para aperfeiçoar a nossa alma enquanto é uma viva imagem de Deus”

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO:

Vinde Espírito Santo em nossos corações e mandai do céu  um raio da Vossa luz divina. Nós Vos invocamos com toda nossa força, Espírito do Pai, Espírito de Santidade. A Vós entregamos novamente nossa vida, como ela é, para que Vós vos torneis o seu Mestre. Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido, dobrai o que é rígido, aquecei o que é frio, endireitai o que está torto. Vós, Consolador da alma, vinde e distanciai-nos do mal, livrai-nos do pecado que nos mantém miseravelmente ligados. Inflamai-nos do calor do coração de Deus, onde o fogo queima e consome tudo aquilo que não permite entrar no Reino dos Céus.Tornai-nos apóstolos da Boa Nova em todo o mundo para que em breve chegue a nossa salvação e a vossa vinda definitiva.

LEITURA DA BÍBLIA:
Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”(Gn 1, 26- 27).

O que quer dizer-me este texto bíblico?
A passagem do Livro do Gênesis me fez pensar no amor gratuito de Deus para nós, sua misericórdia infinita, que não pede nada em troca. Estamos conscientes desse amor que de graça recebemos de Deus? A semelhança com Deus é um dom que os homens não reconhecem! Quase sempre, de fato permanecemos como pecadores ingratos. A partir do texto bíblico aparece claro que o homem, por criação, é um ser social que vive em relação consigo mesmo, com o seu Criador, com os outros homens e com todas as criaturas. Somos chamados a amar e sermos amados. Esta é a origem do nosso lugar especial na criação em relação às outras criaturas. E, ainda no mesmo texto, os homens recebem a tarefa de compreender e viver as suas respectivas diferenças na complementaridade da diversidade (cf. Gn 1, 27). Segundo o profeta Isaías somos preciosos aos olhos de Deus porque ele nos criou à sua imagem.
Ascolta
Trascrizione fonetica

Dizionario

Este amor gratuito e misericordioso de Deus, surpreendia tanto o nosso Fundador São Vicente Pallotti que o levou a exclamar:

 “Meu Deus, Amor infinito, Misericórdia inefável, incomparável. É verdade de fé que minha alma foi criada a tua imagem. Não foi pintada em tela, não foi feita de madeira, pedra ou metal, mas de uma substância viva, racional e espiritual. Meu Deus, quem pode compreender o teu infinito amor e a tua infinita misericórdia? Eu? que por ignorância e ingratidão não sei considerar como deveria no justo respeito nem a minha alma? Mas pela mesma Tua Misericórdia, te dignaste a ajudar-me para que eu reze sempre assim:
 “Meu Deus, Pai amado e misericordioso, meu Criador, me è impossível compreender o valor da minha alma criada à Tua imagem e semelhança, porque não sou capaz de conhecer-Te. E é ainda mais difícil compreender o teu infinito amor e a tua infinita misericórdia; Tu te dignaste criar-me, embora na tua infinita sabedoria conhecias o quão pouco eu teria aproveitado desta grande bênção, quanto ingrato teria sido a ponto de tornar impossível para mim ser capaz de reconhecer a minha indignidade. Mas, pelos méritos de Jesus Cristo, a intercessão de Maria e de todos os anjos e santos, tenho firme confiança e creio com certeza que imediatamente me concedes a mais perfeita contrição para sempre apreciar e respeitar a minha alma e aquela do meu próximo, a fim de ser grato por este inefável dom, segundo a tua vontade”.

Deixemos que o texto do livro do Gênesis ressoe na nossa experiência e perpasse as várias etapas de nossa vida, também as etapas de crise que, a caminho da cura, estão cheias de esperança. Assim podemos aprender a viver no amor e nos assemelharmos mais e mais a Deus para poder trabalhar sempre para o bem, mesmo quando os nossos esforços parecerem inúteis. Com fé acreditamos que o Cristo ressuscitado estará presente com o dom de Si mesmo por nós, e nos levará à meta da nossa existência como fez com São Vicente Pallotti, que cheio de admiração pelo amor de Deus em sua vida, assim se expressava: “como viva imagem de Deus, minha alma é também uma imagem viva do Espírito Santo, que é Amor infinito, imenso, incompreensível do Pai e do Filho. Portanto ... minha alma tem uma tendência natural que aspira ao amor infinito que não é aquele terreno.  [Assim], auxiliado pela graça, sou obrigado a aproveitar para o dom do livre arbítrio a tornar-me perfeito enquanto sou viva imagem do Amor infinito do Pai e do Filho.

Nenhum comentário: