quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho

Dia 26 de abril – Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Neste dia especial, comemoramos Nossa Senhora do Bom Conselho, que é padroeira da UAC – Pendotiba, Niterói.
E para nossa alegria, tivemos a visita da senhora Dayse Barros, vice presidente da UAC do Brasil.
Por conta dessa visita, nos reunimos na Capela de São Sebastião, que pertence a paróquia Palotina de N. Senhora de Fátima.
A santa missa foi celebrada por nosso novo pároco, Pe. Jorge. Após a missa, a senhora Dayse nos contou um pouco sobre a UAC em Manaus, e conversamos sobre as propostas e anseios para a UAC de Pendotiba.
Encerramos a noite com um lanche e confraternização.


Heloisa Teixeira

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Festa da Misericórdia no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia – Rio de Janeiro

Com muita alegria, e grande expectativa,  iniciamos  a Festa da Misericórdia já no sábado, véspera do dia da Festa, que Jesus pediu a Santa Faustina e está registrado em seu Diário em várias  passagens:  D. 88,280,699...

A Festa da Misericórdia no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia, no sábado é uma festa popular. Barraquinhas,a  banda "Cristo em Nós" da paróquia palotina N.S. Medianeira de Todas as Graças, sempre afinada  animou e  movimentou jovens e adultos!

Domingo amanheceu chovendo, porém não nos deixamos abater. Iniciamos os preparativos para o grande dia!  
No Santuário, a Santa Missa solene às 15h foi celebrada por Dom Luiz Henrique Brito e concelebrada por padres palotinos. Nesta Santa Missa, padre Krzysztof Sopicki, assumiu como Vigário Paroquial.


As bandas Servos da Misericórdia e EAC,  que animaram o domingo, tiraram a juventude do chão
No dia  23 de abril comemoramos o santo guerreiro S.Jorge, que na cidade do Rio de Janeiro é motivo de grandes comemorações e de uma grande devoção.  Após a Santa Missa celebrada por pe. Jan Sopicki, na praça de S. Jorge , os fieis vieram para o Santuário, e ouve o encontro   duas procissões, a de S. Jorge, e a da Divina Misericórdia. Formamos um só grupo e caminhamos  pelas ruas do bairro. A chuva não deu trégua. Parecia que quanto mais cantávamos louvando a Deus por esta Festa que saiu das entranhas do coração Misericordioso de Jesus, a chuva descia copiosa, derramando "água viva" sobre todos nós!




Agradecemos   e a S. João Paulo II, que seguindo as indicações de Jesus a Santa Faustina, não somente instituiu a Festa, mas concedeu indulgência plenária aos fiéis neste domingo.
Jesus, eu confio em Vós!

Marita M. C. Veiga

domingo, 23 de abril de 2017

Encontro da União do Apostolado Católico

No dia do aniversário de nosso querido São Vicente Pallotti, a UAC do Rio de Janeiro, encontrou-se no seminário em Vila Valqueire.
Fomos extremamente bem recebidos por nossos queridos irmãos seminaristas e queridos padres.
Após algumas palavras de nosso superior padre Estevão, e do reitor do seminário padre Gilmar, tivemos uma palestra com padre Daniel, responsável pela UAC da Região, com o título: Re-avivar, Re-ascender, Re-novar, Ressuscitar.

Após, Santa Missa presidida por padre Estevão, e renovação do compromisso.
Após, delicioso almoço no seminário.
Na hora da misericórdia, terço da Divina Misericórdia , transmitido por nossa querida Rádio Catedral e adoração ao santíssimo.
Dia abençoado.
Heloisa Teixeira

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Festa do nascimento de São Vicente Pallotti

Dia 21 de abril, celebramos os 222 anos de nascimento de São Vicente Pallotti, em Roma. Ele viveu incansavelmente o amor misericordioso de Deus. Procurou, com seu testemunho de vida, ajudar a todos encontrarem o caminho da salvação, que vem de Deus. Confiar no perdão e na misericórdia divina foi a sua marca ao longo de sua existência. Por isso diz:

"Quanto mais uma alma deseja a própria santificação, tanto mais a recebe da torrente da divindade, e... se não te tornares santo, isto estará acontecendo somente porque não desejas sinceramente a tua santificação".
"Desejo buscar logo a santificação, sem esperar o sacerdócio ou uma idade avançada. Corresponder com prontidão, humildade e gratidão a todo o bem que me faz o Senhor, Pai amorosíssimo. Remover os obstáculos, que possam impedir a santificação: o grande obstáculo em mim é a soberba".

Que São Vicente Pallotti nos ensive a viver a verdadeira santidade de vida.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

​Quinta-feira Santa Paróquia São Benedito - Itaperuna-RJ

​Quinta-feira Santa Paróquia São Benedito - Itaperuna-RJ


Aqui começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a Vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno.




Este é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes Sacramentos da Ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote; mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a Salvação que Ele conquistou com a sua Morte e Ressurreição.




Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer.” (Lc 22,15).

quinta-feira, 13 de abril de 2017

PÁSCOA 2017

Quando estava para iniciar a preparar a mensagem de Páscoa dirigida aos nossos membros, me deparei com as seguintes palavras do Beato Oscar Romero, contidas na sua primeira carta pastoral:

«A Igreja de Cristo deve ser uma Igreja da Páscoa, isto é, uma Igreja que nasce da Páscoa e vive para ser sinal e instrumento da Páscoa no mundo. Jesus, que realizou a nossa redenção através do signo pascal, queria prolongar a Páscoa na vida da Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo ressuscitado, e, através do batismo, todos aqueles que pertencem à Igreja vivem a tensão pascal, isto é, aquela passagem da morte para a vida, o caminho que nunca termina e que se chama conversão, e que nos pede de continuar a destruir tudo o que é pecado, para viver com maior vigor tudo o que é vida, renovação, santidade, justiça.
Noutras palavras, o Cristo da Páscoa continua a viver na Igreja da Páscoa. Não se pode fazer parte desta Igreja sem ser fiel à sua maneira de passar da morte para a vida, sem um movimento sincero de conversão e de fidelidade ao Senhor» (San Salvador, Domingo de Páscoa, 10 de abril de 1977).

Estas palavras do Beato Oscar Romero, mártir da justiça do nosso tempo, como nossos coirmãos argentinos assassinados em 4 de julho de 1976, estão em sintonia com o princípio espiritual de kenosis que o nosso Fundador viveu e praticou: “De fato, o inteiro processo do crescimento espiritual está baseado e modelado no mistério pascal, no qual o homem velho se torna crucificado com Cristo e o homem novo vem à luz com a ressurreição. O resultado desta experiência redentora é a transformação em Cristo” (Ratio Institutionis SAC, n. 140).

Esta é a única e autêntica forma de fazer da vida de Jesus a regra fundamental da nossa vida, como São Vincenzo Pallotti nos mostrou, e como a XXI Assembleia Geral da nossa Sociedade nos lembrou.
Desejo para vos a paz e alegria do Senhor ressuscitado. Que possam experimentar o poder da sua Ressurreição.

Jacob Nampudakam, SAC
Reitor Geral

PROCISSÃO DO ENCONTRO ODIVELAS

Ontem, quarta-feira Santa, a comunidade paroquial saiu para as ruas da cidade naquela que foi a primeira Procissão do Encontro do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores em Odivelas.




Os homens concentraram-se na Igreja das Divina Misericórdia, nas Patameiras, de onde partiram atrás do Senhor dos Passos. As senhoras concentraram-se na Capela da Sagrada Família, na Codivel, seguindo Nossa Senhora das Dores.









O encontro de Jesus com Sua Mãe deu-se na Rotunda Arnaldo Dias, seguindo-se uma celebração na Igreja Matriz, com os padres da nossa Paróquia, Padre Zeca, Padre Julian e Padre Adenilson.

Procissão do Encontro

Procissão do Encontro Paróquia São Benedito - Itaperuna-RJ


Dentro da Semana Santa, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro”. Uma celebração litúrgica de muita piedade, um momento que marca o encontro da Virgem Maria com Seu Filho Divino, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos.






É um momento em que meditamos o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus; é um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o Seu nascimento até a Sua morte na cruz.





Jesus sofreu a Paixão; a Virgem sofreu a compaixão por nós.