segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Arquidiocese do Rio realiza a 12ª Romaria Ciclística da Paz

A missa Rio Celebra presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal eleito Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, dia 8 de fevereiro, na Paróquia Santa Rosa de Lima, no Jardim América, foi em ação de graças pela 12ª Romaria Ciclística da Paz, realizada pela Arquidiocese do Rio em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Seguindo pela Rodovia Presidente Dutra, os ciclistas chegarão neste domingo, dia 9, ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP).
Organizada desde 2000, a romaria tem como objetivo, segundo o pároco do Santuário Divina Misericórdia, padre Cristóvão Sopicki SAC, agradecer a Deus e a Nossa Senhora pela temporada de competições vivida em 2013 e pedir bênçãos para a nova temporada, que começa em fevereiro de 2014.
A peregrinação terá início na Igreja Santa Rosa de Lima e seguirá para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), pela Via Dutra. Os atletas farão duas paradas: a primeira em Resende, ainda no Rio, onde farão um jantar de confraternização; e a segunda será na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista. A previsão de chegada em Aparecida é às 13h do dia 9 de fevereiro. A consagração dos atletas a Nossa Senhora será na missa das 18h.
Romaria

As primeiras peregrinações contaram com a participação de cerca de 300 ciclistas, entre profissionais e amadores. Atualmente, há um limite de inscritos, que varia em torno de 50. Ela tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Federal, que contribui com batedores que fecham e organizam o trânsito pela Via Dutra.
O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Santos, ressaltou o clima de companheirismo, que é marca da romaria. Segundo ele, os participantes preocupam-se mais em se ajudarem para que todos cheguem juntos à basílica.
“É uma emoção fortíssima chegar em frente à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, todos os romeiros juntos”, afirmou ele.
Cláudio tem 47 anos, e pedalou profissionalmente por vários anos. Parou aos 40 anos porque adquiriu uma bactéria que causou deficiência em um dos olhos dele. Desde então, realiza eventos relacionados ao esporte. “Passei por 14 cirurgias e graças a Deus melhorei. Voltei a enxergar parcialmente, mas não com a qualidade que eu precisava para competir”, explicou, ao falar de sua motivação para patrocinar a romaria.

“Eu sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Eu peço sempre para nossa mãezinha proteger os ciclistas porque é um esporte muito perigoso. Nós dividimos o espaço da via pública com os automóveis. E este é o segundo esporte que mais mata no mundo – só perde para o alpinismo. Então a gente está sempre pedindo proteção. E graças a Deus, eu realizo eventos há 25 anos e nunca tivemos um acidente fatal”, comemorou.
Ele participa da peregrinação todos os anos. E este ano fará uma parte do percurso de bicicleta e outra correndo.
As inscrições podem ser feitas com o padre Cristóvão, no Santuário Divina Misericórdia, que fica na Rua Divina Misericórdia, s/n, em Vila Valqueire, ou na loja Amazonas Bike, que fica na Rua Barão do Amazonas, 273, no centro de Niterói. O investimento é de R$ 200, e inclui hospedagem, lanche e demais necessidades, inclusive o seguro de vida dos atletas. Informações: 2453-3684.

Nathalia Cardoso

http://arqrio.org//

Nenhum comentário: