quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Terceiro Congresso Geral da União do Apostolado Católico


A todos os Presidentes, Vice-Presidentes e Secretários dos Conselhos Nacionais de Coordenação da União. Uma calorosa saudação de Roma a todos vocês. 
Escrevo para dar-vos algumas informações a respeito do Terceiro Congresso Geral da União que acontecerá no Brasil em Julho de 2015. O artigo 10 do Estatuto Geral diz: “O Congresso Geral é convocado ao menos a cada 6 anos, não só para a reflexão e a troca de ideias, experiências e propostas, como também para a promoção mais eficaz do apostolado universal. A participação no congresso está aberta aos representantes dos membros e dos colaboradores da União segundo os critérios estabelecidos pelo Conselho Geral de Coordenação.
O primeiro Congresso Geral da União teve lugar na Casa para Retiros Espirituais dos Palotinos em Konstancin, Polônia, de 2 a 27 de agosto de 2005; o Segundo no Centro Mondo Migliore, em Roca di Papa, Roma, Itália, de 8 a 13 de maio de 2010. O Conselho Geral de Coordenação decidiu que o próximo Congresso Geral será mais uma vez, fora da Itália e, em 2013, o Conselho Nacional do Brasil junto com aos Superiores Maiores das Comunidades de Fundação ofereceram generosamente, a realização no mês de Julho de 2015, no Brasil, período de férias escolares. Inicialmente foi proposto de acontecer no Santuário Nacional de Aparecida, mas posteriormente o CN Brasileiro chegou a conclusão que o Centro Mariápolis Ginetta do Movimento dos Focolares, Vargem Grande Paulista, São Paulo, fosse um lugar mais adequado.
O CGC aceitou essa proposta durante o seu encontro anual em maio desse ano e, depois de uma consulta prévia, estabeleceu como datas para o Congresso Geral o período de 14 a 19 de Julho de 2015.
O centro se localiza a uma distância de 50 km da cidade de São Paulo e a comissão organizadora provindenciará transporte do Aeroporto de Guarulhos. O Centro pode hospedar 20 pessoas e dispõe de quartos individuais, duplas ou grupos de 4 pessoas.
A chegada ao Centro é prevista para o dia 14 de Julho, terça-feira e a partida para a manhã do dia 19 de julho. A comissão organizadora no Brasil está estudando a possibilidade de hospedagem para quem pretende chegar antes do início ou partir dias mais tarde dos previstos para o congresso.
Peço-vos de consultarem os membros do Vosso Conselho Nacional de Coordenação com os Conselhos Locais e com as Comunidades da União de vossos países sobre a participação no Congresso; agradeço se puderem me informar o nível de interesse pela participação. A reserva dos lugares para o congresso será feita pelo secretariado geral com base no número total de pedidos recebidos.
O custo para cada participante do congresso, excluídas as despesas de viagem para chegar a São Paulo, será de € 30, U$ 320 ou R$ 80, que cobrirão as despesas de alojamento, alimentação, o transporte ao Centro Mariápolis no dia 14 de julho, o retorno no dia 19 de julho e uma peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida com os membros da União no Brasil, sábado 18 de julho e outras despesas do Congresso Geral como os aparelhos de tradução simultânea e os custos de impressão das conferencias.
Peço gentilmente que consultem os seus conselhos e as comunidades de fundação e me enviem uma resposta até 01 de outubro de 2014.
O tema do Congresso Geral será: “Jesus, a alegria que se renova e comunica” (conforme a Evangeli Gaudium 2, título da sessão). A reflexão mensal Apóstolos Hoje, a partir de Outubro de 2014, será direcionada para uma preparação espiritual de toda a União para o Congresso Geral e ainda, você, o CN, são convidados a durante esse tempo de preparação a uma profunda renovação espiritual e missionária/apostólica de todos os membros, colaboradores e amigos da Família palotina no território, independente da sua participação ou não ao Congresso Geral.
Unidos na oração e no espírito de Cristo,
Pe. Rory Hanly SAC
Secretário-Geral da União 
Roma, 8 de Agosto de 2014.

Nenhum comentário: