segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

São Vicente Pallotti e Misericórdia

O Papa Francisco Proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, através da Bula “Misericordiae Vultus".
O Ano Santo abrir-se-á no dia 8 de Dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Esta festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1, 4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. Na festa da Imaculada Conceição, terei a alegria de abrir a Porta Santa. Será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança.
O Ano Jubilar terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de Novembro de 2016. Naquele dia, ao fechar a Porta Santa, animar-nos-ão, antes de tudo, sentimentos de gratidão e agradecimento à Santíssima Trindade por nos ter concedido este tempo extraordinário de graça. Confiaremos a vida da Igreja, a humanidade inteira e o universo imenso à Realeza de Cristo, para que derrame a sua misericórdia, como o orvalho da manhã, para a construção duma história fecunda com o compromisso de todos no futuro próximo. Quanto desejo que os anos futuros sejam permeados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus! A todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós.’’
Em comunhão com a igreja, e meditando a espiritualidade de São Vicente Pallotti, temos a oportunidade de amadurecer mais na fé e nessa grande graça que Deus nos oferece através do seu amor infinito e de sua infinita misericórdia.
Podemos encontrar nos escritos de São Vicente Pallotti, o quanto Ele recorria a Misericórdia de Deus. São tantas referências “extasiantes” à Divina Misericórdia, relatadas por Pallotti, que podemos encontrar facilmente no livro “Poema da Misericórdia” – Segundo S. V. Pallotti.
E com base nesses escritos podemos meditar sobre o “olhar” de São Vicente Pallotti para  Misericórdia Divina.
Saber bem aproveitar este ano jubilar, reconhecendo que somos “nada e pecado” e inteiramente necessitados da misericórdia de Deus.
“São Vicente Pallotti detém-se de maneira total ao Culto da Misericórdia Divina, e se torna repetitivo em chama-la de Eterna, Infinita, Imensa, Incompreensível, Inefável, enfatizando a sua determinação em chama-la de Minha, que transforma o termo Misericórdia Minha, nas suas frequentes conversas com Deus. Ele se entrega de forma total, a ponto de saborear a palavra Misericórdia, como a principal razão do seu amor para com Deus. – Livro Poema da Misericórdia”.
Deus nos ama com o amor infinito, desde antes de nascermos, como Pallotti fala, nunca poderemos amar Deus, da mesma forma que Ele nos ama. E sendo nós falhos, resta-nos recorrer com confiança e buscar essa infinita misericórdia, que Deus está derramando sobre todos nós todos os dias. O sacrifício da Cruz, o sangue e a água que jorraram do Coração de Jesus, são a fonte da misericórdia. Precisamos confiar, recorrer e buscar, com coração sincero, humilde aproveitar essa graça, para assim um dia poder contemplar no céu Deus face a face.
“Para sermos dignos da Misericórdia Divina, basta desejarmos alcança-la”

Nenhum comentário: