quarta-feira, 16 de março de 2016

Paroquianos de Cachoeiras promovem gesto concreto da Campanha da Fraternidade com plantio de 500 árvores

No sábado, 12, dezenas de membros da comunidade paroquial Nossa Senhora Imaculada Conceição reservaram algumas horas da manhã para ‘pôr a mão na massa e na terra’. Os paroquianos se reuniram para o plantio de 500 mudas de árvores, ação escolhida como gesto concreto da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”.
- Não basta fazer apenas a parte da oração, ou só refletir por tudo que o nosso planeta que está fazendo: temos que cuidar da nossa rua e da nossa cidade para que se tornem um lugar melhor, com rios limpos, mais árvores e mais pássaros – comenta o Pároco local, Pe. Lucas Kaczmareck, idealizador deste plantio.
O local escolhido para o reflorestamento foi a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu – uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, localizada as margens da RJ 116. Segundo a gestora da APA, Thabta Matos, a atividade abre as comemorações pelo mês das águas (março) e ainda se destaca por ser uma iniciativa inédita.
- Nunca tínhamos tido contato com a Igreja para uma iniciativa como essa, e com certeza esse gesto se tornará referência. Foi muito bacana ver um grupo com a real vontade de fazer, de plantar. As pessoas foram chegando aos poucos, e eu não imaginava que daríamos conta do plantio rápido – afirma.
Ao final da atividade, houve uma surpresa para o grupo presente: a soltura de pássaros apreendidos pela Polícia Ambiental no dia anterior. Para o Vigário Paroquial, Pe. Denis Alves, que acompanhou o plantio, se cada um fizer a sua parte, podemos construir um mundo melhor.
- Madre Teresa de Calcutá tem uma frase que diz “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”. É assim que nós temos que agir pelo bem da nossa Casa Comum, cuidando principalmente do Meio Ambiente, como fizemos hoje – comentou o Sacerdote.
As mudas plantadas pelo grupo foram doadas pela Reserva Ecológica do Guapiaçu (Régua). Segundo Nicholas Locke, com manutenção adequada, daqui há três, quatro anos, será possível ver no local os Ipês, Jacarandás da Bahia, Ingá, Cedro Rosa, Jatobá, entre outras espécies.
Texto e fotos: Fernanda Aires
FONTE: http://www.diocesenf.org.br/index.php/fale-conoslco/2006-sede-paroquianos-de-cachoeiras-promovem-gesto-concreto-da-campanha-da-fraternidade-com-plantio-de-500-arvores

Nenhum comentário: