segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Apóstolos hoje - Novembro 2017

A MISSÃO PALOTINA NO PERÚ
A nossa vida está verdadeiramente animada por Deus? Quantas coisas anteponho a Deus, em cada dia?
(Papa Francisco)

No dia dez de fevereiro de dois mil e dezoito celebraremos quatro anos da missão palotina na província de Vilcashuamán, Ayacucho, Perú.
A chegada dos missionários palotinos se deu em um cenário de abandono, tanto dos templos como da vida de fé de muitos fiéis, que não podiam contar com a presença de sacerdotes para a celebração dos sacramentos e para os cuidados pastorais necessários para viverem e fortalecerem sua fé.
Os missionários não mediram esforços e começaram os trabalhos para reavivar e reacender a caridade. No início eram apenas três comunidades a serem atendidas, por conta da distância de uma para outra. Em pouco tempo, os palotinos já estavam atendendo toda a Província, que tem quase quatro mil quilômetros de extensão, contendo 8 distritos, com seus povoados.
Os desafios são enormes, mas os progressos já podem vistos e celebrados. O domínio do idioma, especialmente a língua nativa do povo dessa região, Quechua, foi no princípio uma grande dificuldade, mas com a graça de Deus e o auxílio do povo, ela foi superada. Hoje o idioma já não é problema. As celebrações e as visitas pastorais são realizadas em muitos povoados que não tinham visto a presença de um sacerdote. Foram inúmeros sacramentos celebrados e festas patronais realizadas em todos povoados.
A Paróquia, que não parecia ter vida, tem recebido a vitalidade da fé e da expressão religioso do povo. Hoje tem um novo rosto, com a presença dos jovens, crianças e famílias na missa. Um trabalho exigente, mas que produz bons frutos são os atendimentos aos colégios, com missas e palestras para a preparação dos sacramentos, assim como a formação dos valores humanos e religiosos.
As irmãs palotinas, Irmãs do Cenáculo, com o seu carisma deram uma nova expressão para essa missão. Elas apóiam todas as atividades pastorais da Paróquia. Outra presença importante é a das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada: são irmãs mexicanas que exercem os trabalhos missionários em outra parte da nossa paróquia, especialmente na animação catequética e de fé de muitos povoados.
Deus tem abençoado a missão palotina, em terras peruanas, agraciando-a com um vocacionado, que já iniciou sua formação no postulado palotino, no Brasil. A missão está se desenvolvendo e crescendo, os missionários são conscientes que muito já foi feito, porém há muito mais para se fazer. Desta maneira, a gratidão é o sentimento que preenche o coração dos missionários por tantas pessoas que rezam e apóiam essa missão.
Pela intercessão de nosso fundador, São Vicente Pallotti, Deus abençoe a todos.

            Pe. Manoel Santana Vieira SAC,
            Peru.

Perguntas para reflexão pessoal e comunitária:
Quão forte é a nossa corresponsabilidade e compromisso prático para o sustento de projetos missionários no exterior?
De que forma estamos envolvidos em apoiar esses projetos com recursos financeiros e/ou pela oração? Existe algo mais a que somos chamados a realizar?

Como podemos viver e promover o sentido da corresponsabilidade missionária em nossa Família Palotina e na Igreja como um todo?

Nenhum comentário: