sexta-feira, 20 de abril de 2018

30 anos de carisma palotino em Portugal


A comunidade palotina de Portugal comemorou no início desta semana 30 anos de carisma palotino da Região Mãe da Misericórdia; A data 17 de Abril de 1988, refere-se quando os primeiros confrades da altura, "Delegatura Mãe da Misericórdia" chegaram em Lisboa as 11:45h como relata o primeiro reitor da Comunidade Local portuguesa, Pe André Gładysz SAC.



Aproveitando a Visita do Secretário-Geral Pe Ernesto Varela SAC, foi celebrado a Eucaristia com a presença dos confrades que se encontram em Portugal; presença do Vigário Episcopal da Vigararia Loures-Odivelas que transmitiu uma enriquecedora mensagem de fraternidade aos palotinos; estavam também juntos e, os leigos da UAC. Foram momentos nostálgicos desta 3 décadas passadas perpassando por 6 períodos, que levaram o nomes dos 6 priores: são eles: PERÍODO HOMANUS ( + pe Luis Homa SAC); PERÍODO JANICKIANUS (+ Pe. Joaozinho Janik SAC); PERÍODO SOPICKIANUS (Pe. João Sopicki SAC); PERÍODO RODRIGUIANUS (Pe. José Rodrigues Filho SAC); PERÍODO PIETRINUS (Pe. João Francisco Pietrus SAC); e o PERÍODO ZAVORSKIANUS (Pe. José Antonio (Zeca) Zavorski SAC.



Cada período é visto como uma contribuição carismática de cada confrade juntos aos seus coadjutores que passaram ao longo da linha deste tempo; os palotinos ofereceram tudo para o surgimento e o desenvolvimento de novas comunidades (núcleos) que ganharam uma espiritualidade em sua vida eclesial como também favoreceram ao crescimento e ao reavivando da Fé e a renovação da esperança do povo português com o carisma da vida palotina.


Foi um momento em grande do qual todos que desejaram estar presentes puderam testemunhar tal data solene.

Nenhum comentário: