segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Oitavário da Epifania

Entre os dias 06/01 e 13/01, que se seguiram após a Solenidade da Epifania do Senhor, celebramos o Oitavário da Epifania na Paróquia de São Roque, em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro. Promovido pela União do Apostolado Católico.



Durante esses oito dias foram celebradas a Santa Missa em língua e ritos diferentes. 
Na abertura do Oitavário, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Assis.


Na segunda-feira a Santa Missa foi celebrada em Italiano, pelo Padre Daniel Rocchetti, SAC, reitor do Seminário Maior Palotino. Na Terça-feira, em Polonês, a Santa Missa foi celebrada pelo Padre Marcos Karny, SAC.



Na quarta-feira muitos fiéis tiveram a oportunidade de conhecer a Missa no Rito Latino Extraordinário, presidida pelo Pe. Paulo César Vita Junior. Na quinta-feira a Santa Missa foi então celebrada pelo Pe. Ilário Augusto Mazzarolo, NDS, em Hebraico.


Na sexta-feira, com a presença de Dom Roberto Lopes, celebramos a Santa Missa em Português. No sábado, a Divina Liturgia foi celebrada no Rito Bizantino, pelo Monsenhor George Khouri, da Igreja Oriental Melquita-Católica.



Durante todos os dias tivemos a recitação do terço Mariano antes das Celebrações. E ao final de cada Missa a oração aos Santos Reis Magos e a veneração ao Menino Jesus, cada dia por uma intenção em especial.



Com grande participação da comunidade local e das paróquias vizinhas, também pudemos contar com a presença das Irmãs e dos Irmãos Palotinos, completando a União do Apostolado Católico em todas as suas vertentes, juntamente com os Membros Individuais que tanto trabalharam para a realização desses dias em que celebramos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo e vivemos a beleza da unidade, dentro da universalidade da Igreja Católica.



A exemplo e herança do nosso fundador, São Vicente Pallotti, a organização do Oitavário da Epifania vem nos mostrar que não importa se seja em Rito Latino Ordinário ou Extraordinário, em línguas diferentes ou nativas, ou seja os Ritos Orientais, a nossa Igreja continua sendo a mesma. É a mesma Santa Missa e o mesmo Santo Sacrifício de Cristo, que nos envia a ser luz a todos os povos e levando todos a conhecer Seu Santo Nome, para a Infinita Glória de Deus.



O Oitavário da Epifania se encerrou no Domingo do Batismo do Senhor, com a Santa Missa celebrada pelo superior dos Palotinos do Rio de Janeiro, Padre Estevão Lewandowski. 

Nenhum comentário: