terça-feira, 20 de agosto de 2013

Um Projeto Comum para toda a União para este ano

Queridos Irmãos e Irmãs da União

Com o coração cheio de gratidão bendizemos a Deus e agradecemos pelas graças do Ano Jubilar da canonização do nosso Fundador São Vicente Pallotti.

O lema do Ano Jubilar – Fazei resplandecer a santidade de Deus - tocou as cordas profundas do nosso coração e inspirou-nos a um maior esforço para seguir mais profundamente o caminho da santidade de Vicente.
Desejosos de aprofundar posteriormente este espírito do Jubileu para toda a Família Palotina, o Conselho de Coordenação Geral, na sua reunião anual de Maio, refletiu sobre a nossa missão comum e decidiu convidar todos os CCN, CCL, grupos, membros individuais e colaboradores da União para comprometer-se em um projeto comum para o próximo ano, a partir de hoje.

Vicente Pallotti, quando descreveu a sua experiência de fundação de 9 de Janeiro de 1835, elencou o terceiro objetivo da União em termos da estabelecer “uma instituição de caridade universal no exercício de todas as obras espirituais e corporais de misericórdia, a fim de que no modo possível... [o Senhor seja] conhecido no homem, já que [Ele é] caridade infinita” (OOCC X, p. 199). Tendo isso em mente, a tarefa comum escolhida pelo CCG é a segunda dessas obras de misericórdia espirituais, isto é “instruir aqueles que têm menos conhecimento”. Além disso, foi decidido que esta deverá ser vivida, com particular atenção à família no contexto da Nova Evangelização. Como sabemos, existem grandes desafios no campo da vida familiar em nossos tempos: como reforçar a vida das famílias ou dos membros da família que "falta conhecimento" e uma experiência de vivência convincente da fé cristã? Como acompanhar e ajudar a reforçar as famílias para viver o seu testemunho cristão mais profundamente e autenticamente no mundo de hoje? A nossa pergunta primária para toda a União é como podemos nós, como União do Apostolado Católico em todos os níveis, oferecer o nosso Carisma de forma mais eficaz e concretamente ao serviço das famílias durante este ano?

O lema que escolhemos para acompanhar este projeto é “Conhecer e tornar Deus conhecido”.

- É um projeto espiritual – “Conhecer Deus” – comprometer-nos plenamente para chegar a conhecer Deus mais profundamente -enquanto aqueles que desejam evangelizar, devem ser sempre e por primeiro, continuamente em busca de serem evangelizados;

- É um projeto apostólico – “tornar Deus conhecido”- instruir aqueles cujo conhecimento de Deus ainda não atingiu as profundezas de seu ser. Se trata de comprometer-se no trabalho de evangelização, transmitindo aos outros a nossa pessoal experiência de vida e o nosso conhecimento de Deus, seja aos membros da nossa família, seja aos nossos amigos, aos nossos vizinhos, aos nossos colegas de trabalho... Posso eu pensar em uma ou mais pessoas com as quais poderei partilhar algo do meu “conhecimento” de Deus e do meu relacionamento com Ele? Que iniciativa apostólica podemos nós, como CCN, CCL, grupos, membros e colaboradores da União, organizar durante este ano para evangelizar efetivamente as famílias, para poder chegar a uma profunda experiência de vida e ao conhecimento do amor de Cristo e de viver um testemunho cristão mais profundo e autêntico? Como podemos apoiar as famílias na União de um modo contínuo em seu caminho de crescimento e transformação mais profunda no amor de Cristo na vida diária?
Como ajuda para a vossa reflexão e discernimento, esta carta é também acompanhada por dois relatórios que foram feitos no II Congresso Geral da União em 2010, sobre a teoria (Roswitha e Alois Wittmann) e práticas (Monika Urbano) em relação a União e a vida familiar.

Esta proposta é um meio pelo qual o CCG está procurando implementar mais plenamente e eficazmente um de seus papéis fundamentais – aquele de comprometer-se no discernimento espiritual dos sinais dos tempos e das necessidades da Igreja (cf. STG 78) para contribuir a inspirar e coordenar a vida de toda a União no esforço de dar uma resposta adequada a estes sinais e necessidades. Não quer substituir ou competir de algum modo com todo o bom trabalho já assumido em outros setores apostólicos, mas sim, individualizar uma particular área de prioridade neste momento e dar uma direção comum concreta a toda União. Foi principalmente pensado para encorajar a organização de um número de eventos una tantum ou de breve duração durante um ano, para tornar este campo da pastoral familiar uma prioridade duradoura no curso da nossa programação e ação apostólica. O Conselho de Coordenação Geral se reunirá novamente em Maio de 2014 e discernirá outras prioridades comuns para a União, enquanto todos nós continuamos procurando responder as necessidades da Igreja e do mundo de uma forma coordenada, caminhando em direção ao futuro.

Cada um de nós participa da missão e apostolado de Jesus, o Apóstolo do Pai; também nós somos ungidos, também nós somos enviados “para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18). Procuremos nos comprometer em todos os níveis da União e acolher este chamado; vamos “conhecer Deus” e fazer tudo o que pudermos, em particular no setor da família, para "torná-Lo conhecido", no decorrer deste ano.

Pe. Jeremiah Murphy SAC Presidente

Irmã Adelheid Scheloske, SAC, Vice-Presidente

Pe. Rory Hanly, SAC Secretário Geral
 

Nenhum comentário: