segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cerco de Jericó em Itaipu


União do Apostolado Católico – Grupo Mártires Palotinos

I Cerco de Jericó – Jo 4,10
De 13 a 19 de Outubro.

A paróquia de São Sebastião em Itaipu dará início ao Cerco de Jericó nesta segunda- feira, às 16:00h, sob as bênçãos de São Vicente Pallotti e nossa Senhora Aparecida. Todos estão convidados para rezar junto conosco. Será todos os dias de há as 22h.
O QUE É UM CERCO DE JERICÓ?

QUEM PARTICIPA DO CERCO DE JERICÓ?
Qualquer pessoa pode participar. O Cerco é aberto a todas as pessoas, para que rezam nas suas intenções e na intenção da comunidade. Uma das belezas do cerco é justamente toda a comunidade rezar dia e noite, por sete dias nas mesmas intenções. A uma só voz, num só clamor, em concordância um com o outro... O sacerdote, a comunidade, nossas famílias, em grupo ou individualmente...
O Cerco de Jericó não é uma propriedade da Renovação Carismática Católica, Focolares, Vicentinos, Caminho Neo-catecumenal, Teologia da Libertação, Tradicionalistas... É uma herança de toda a Igreja. Fica livre para cada grupo exercer sua espiritualidade em seu momento de adoração, sempre lembrando que toda forma de espiritualidade agrada a Deus, porque Ele é o autor da Espiritualidade.

COMO FUNCIONA UM CERCO DE JERICÓ?
Ficará definido questões práticas. Geralmente funciona da seguinte forma:
- O Santíssimo Sacramento é exposto ao final de uma missa própria e assim permanecerá por sete dias e sete noites sendo adorado no altar da igreja. Para que seja viável tal adoração a comunidade é dividida em equipes, geralmente por hora, que permanecerão em adoração rezando por intenções particulares e pelas intenções da comunidade.
- No início de cada hora pode-se rezar uma mesma oração referente às intenções da comunidade. E no restante da hora fica a critério de cada grupo, guardando a Espiritualidade e lembrando que Jesus encontrar-se-á exposto.
- As equipes revezarão por hora, haverá um grupo de ao menos 2 pessoas por hora responsáveis pelo horário, mas fica livre para outras pessoas permanecerem ali em adoração.
- Durante a noite, geralmente, existe um único grupo que permanece toda a madrugada em adoração, esse grupo é um pouco maior, de umas 8 pessoas para que possam revesar durante toda a noite em vigília.
- Nos horários das missas o santíssimo pode ser velado ou recolhido ao sacrário, sendo exposto logo ao final da missa.
- Mobilizam-se pessoas da comunidade e das pastorais. Para os momentos de vigília, na nossa realidade, podemos procurar ajuda e contar com as pessoas das Comunidades de Vida de nossa Paróquia – Santos Anjos e Amor Infinito - , os Grupos de Oração, a Juventude e o Grupo da UAC, e para o dia podemos fazer uma planilha com todos os horários e as pessoas interessadas colocam seus nomes no horário que ela pode adorar ao Senhor, deixando nome e telefone.
- Caso não seja possível fazermos vigília todas as noites, em ao menos uma seja feita, de preferência de sexta para sábado.
- E no encerramento do Cerco faz-se uma solene celebração Eucarística onde o sacerdote dá sete voltas com o Santíssimo Sacramento ao redor da Igreja, lembrando as sete voltas em volta de Jericó, pode-se fazer do lado de fora da Igreja e o povo pode acompanha-lo em procissão...
- Pode-se também colocar uma cesta de intenções que no final do Cerco serão queimadas, montar uma pequena “muralha” com as principais intenções da comunidade...

Nenhum comentário: