sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

IX Exposição Palotina de Presépios 2014


Já são 95 Presépios expostos para meditação e visitação. A Exposição vai até o dia 01 de janeiro de 2015 e está dividida em três espaços: a sala de entrada, o Claustro com jardim e na sala da sacristia nova.




A Paróquia São Benedito em Itaperuna-RJ/Brasil pelo nono ano consecutivo proporciona a todos os visitantes a contemplação do Nascimento do Menino Jesus! E para a abertura contou com a presença de Dom Roberto Gomes Guimarães.



São peças belíssimas: esculpidas em madeira, confeccionadas em terracota, de materiais da natureza, em telas, em tecidos, palhas, frutinhas secas. A maioria artesanal. De artistas brasileiros profissionais e anônimos. 



Alguns são provenientes do México, Chile, EUA, Polônia, Uruguai, Santiago de Compostela (Espanha), Terra Santa, Alemanha, Armênia, África, Paraguai e de vários lugares do Brasil. Os de terracota e de artesanato com material da natureza ou de tecido são provenientes de artesãos de Minas Gerais e de Niterói/RJ.




Além desses, há os de artesanatos confeccionados pelos paroquianos. Cada um mais singelo, criativo e bonito!!! As crianças e adolescentes não deixaram de participar dessa homenagem ao Menino Deus e esporam seus presépios!




Há os esculpidos manualmente a canivete e os de argila. Cada qual com sua história acompanhada da história do artesão e de como foram adquiridos.Para aqueles que têm um olhar mais refinado, sensível, não deixam passar os detalhes belos e criativos, como o esculpido em madeira de Belém levada a Santiago de Compostela.




A Exposição encanta a todos e segue agraciando os corações dos visitantes com a bela e excelsa representação da Natividade do Senhor. E as crianças são catequizadas ali, diante de cada Presépio juntamente com seus pais e avós de forma lúdica, cultural e natural embaladas pelo sentimento Divino.





Essa é a forma concreta de fazer chegar a todos que o Aniversariante é Aquele que desceu do Céu para Fazer-se Um com cada um de nós! E de transformar os corações na manjedoura que acolhe Deus entre nós!
Mercedes Barbosa

Nenhum comentário: