segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Corrente de oração


Correspondendo o que nos foi proposto na corrente de oração nas casas de formação palotina em ocasião ao ano da vida consagrada, meditamos sobre o ponto 18 dos 33 pontos fundamentais da regra palotina.
O ponto 18 nos diz: “Nosso Senhor Jesus Cristo, ao se perder, foi encontra­do por Maria santíssima e São José, no templo, no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os, isto é, escutava aque­les doutores e lhes fazia perguntas, como se fosse um ignorante, quando ele é a sabedoria infinita. Assim, por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo e para nossa e alheia maior santificação, devemos gostar muito de receber instrução e de pôr empenho em buscá-la. E, mesmo, devemos ser ávidos por revelar aos ou­tros a nossa ignorância. É por essa via de humildade que Deus nos dará grande e salutar inteligência”.

Primeiramente, fazendo reflexão deste artigo à luz do evangelho, meditamos a expressão de Jesus quando prescreve o maior mandamento: “Ouve, ó Israel...” (Dt 6, 4).  Destaca-se o valor da escuta. Assim como Jesus, ao perder-se no Templo de Jerusalém, indagava e ouvia os doutores, assim nós também devemos estar atentos em ouvir o que Deus tem a nos falar. Escutar exige atenção e tempo, para assim, ruminar o que nos é dito para colocar em prática, caso contrário, não há nenhuma valia.  

A maior fonte de revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo é a Sagrada Escritura. Para termos empenho em instruir-nos, é necessária a meditação da Palavra de Deus. Assim como encontramos no documento, Perscrutai, no nº 66: “Todo carisma de vida consagrada tem raízes no Evangelho”.  Nosso Santo Fundador, Vicente Pallotti, já exortava-nos: A nossa Regra Fundamental é a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Contudo, conhecer a História da Salvação e estudá-la é fundamental na vida de todo cristão, principalmente aos consagrados.
A Igreja está sedenta de pessoas empenhadas em levar o nome de Jesus aos que mais necessitam.  Pessoas empenhadas, que tiveram uma experiência pessoal com Cristo. Todavia, para ter esse encontro pessoal, precisa conhecer e deixar-se conhecer por Ele. Já dizia São João Paulo II: “No seio da vida consagrada há necessidade de um renovado amor pelo empenho cultural, de dedicação ao estudo”.

Assim como Jesus, Pallotti admirava muito as atitudes de Nossa Senhora. Maria é um sinal de inspiração à uma vida devota para todo consagrado. “Seguindo o exemplo de Maria, a escuta da palavra deve tornar-se respiração de vida a cada instante da existência” (Bento XVI).
Por conseguinte, é mister o desejo para se formar. Buscar, incessantemente, tornar-se um ser humano segundo os desígnios de Deus. Pois, “toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (II Tm 3, 16-17)
Noviço Marco Antonio Gomes

Nenhum comentário: