quinta-feira, 7 de maio de 2015

Crisma em Cachoeiras de Macacu

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muitos frutos”. As palavras do Evangelho de São João (15, 1-8), nortearam as palavras que o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, proferiu aos crismados e a assembleia presente na noite deste sábado (02) na Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu. Recebido pelo Pároco, Pe. Lucas Kaczmarek, o Prelado conduziu a celebração exaltando a importância do testemunho de fé que cada um deve viver.


- Hoje é dia de colher frutos nesta paróquia. Mas para isso é necessário estarmos unidos ao tronco principal desta videira, que é Cristo e a sua Igreja. Sozinhos, somos como ramos soltos, cujo fim é secar, cair estéril, e não dar fruto algum. A unção crismal deve penetrar completamente em nossas vidas. É agora que tudo começa para vocês. Como membros ativos de uma comunidade de fé, vocês são chamados a fazer uma experiência nova de se encontrar com Jesus e, a partir daí, produzir muitos frutos, mas que esses permaneçam – afirmou Dom Edney.


Em 2014 não houve celebração do Crisma na Paróquia, portanto foi grande o número de pessoas para receber o Sacramento. Ao todo, foram 60 crismandos, entre adolescentes e idosos. Para Dom Edney, o grupo agora deixou de ser fruto, para ser semeador da palavra de Cristo. - Nós todos somos semeadores: lançamos a semente e seguimos o caminho, pois quem vai germiná-la é o próprio Deus. As vezes nem sabemos a extensão da eficácia de um apostolado feito com amor, pois vai muito além de nós mesmos – explica.



O Bispo aproveitou a oportunidade de estar em Cachoeiras de Macacu para saudar Pe. Lucas, pároco local desde fevereiro. Ele citou ainda o fortalecimento das vocações no município, após a ordenação sacerdotal do Pe. Rodrigo Fonseca, que nasceu e foi criado na comunidade católica cachoeirense.


- Pe. Lucas me contou que a ordenação do Pe. Rodrigo deixou muitas marcas bonitas na comunidade. Aqui temos outros vocacionados e, diante disso, vários jovens que estão redescobrindo a beleza da fé, se engajando nas atividades da paróquia. Eles são os frutos da ordenação do Pe. Rodrigo, assim como o seminarista Denis, futuro diácono, também está frutificando aqui com o seu trabalho pastoral – enfatizou, destacando, inclusive, que Ordenação Diaconal do Seminarista Denis acontecerá no próximo dia 16.
A confirmação do Batismo, segundo o Bispo, também marca uma nova etapa na vida do católico. Mas Dom Edney deixou um aviso especial aos crismados: ser cristão é viver a vida na Igreja, mas também é não desaminar diante dos desafios da vida.


- Não se iluda achando que, pelo fato de pertencermos a uma comunidade de fé, seremos isentos de problemas. Algumas pessoas imaginam que estão imunes as dificuldades da vida pelo trabalho que exercem em suas paróquias, mas quem vende isso como verdade, mente! Pois “no mundo, terei muitas tribulações”, como disse Jesus. Mas Ele também disse “tende confiança, pois eu venci o mundo”. Jesus não nos isenta, mas nos dá força, coragem e confiança para levarmos a nossa cruz até o fim. Isso é ser cristão – finalizou.
Texto e fotos: Fernanda Ayres

Nenhum comentário: