quinta-feira, 14 de abril de 2016

Apóstolos Hoje Abril de 2016

Viver a Misericórdia de Deus com Toda a Criação

O tema desta reflexão está muito no meu coração e ligado com as minhas raízes culturais. Eu cresci em contato direto com a natureza e com os frutos da terra me alimentei. Sempre admirei a sua diversidade e beleza. Recordo-me de que, quando pela primeira vez vi o oceano Atlântico, não pude manter a emoção, e disse: Deus te fez! Semelhante experiência aconteceu-me, quando me encontrei como missionário no interior do maior “santuário da biodiversidade” do planeta: A Amazônia!
Hoje vivo na belíssima cidade de Roma, carregada de vida, de história, de belezas, culturas, turistas e peregrinos, mas ao mesmo tempo caótica e poluída que recebe milhares de irmãos imigrantes e refugiados. Fugidos das guerras provocadas muitas vezes por interesses econômicos e pela exploração humana. Estamos também espantados pela ameaça do terrorismo que assume dimensões sempre mais drásticas em todo o mundo.
Dentro deste panorama somos chamados, como família palotina na Igreja, a viver a misericórdia de Deus e cuidar de todo o criado. Tema que ocupa o centro das reflexões do Papa Francisco e é também motivo de preocupação para a ONU, para as organizações não governativas, para cientistas, teólogos, igrejas, famílias e indivíduos. Trata-se da justa preocupação pela nossa casa comum.
A mensagem bíblica sobre a criação é fundamentalmente positiva. A criação é o primeiro ato de amor de Deus. Tudo brota desta fonte do ser e da vida que é Deus mesmo, como o seio de uma mãe. Sete vezes é dito que o que Deus fez é bom e bonito: “Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) e o primeiro canto ao amor misericordioso do Senhor nasce da contemplação da obra da Criação: “Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia” (Sl 117,1).
Deus criou o homem e a mulher e com eles entrelaçou o diálogo da amizade. Nas mãos deles colocou toda a criação para que a protegessem e a cultivassem. E uma das coisas mais belas, alegres e libertadoras, que nos deu para fazer, é contemplar a obra da criação e a nossa pessoa no interior da mesma. Sentir-nos “criaturas”, objeto do interesse amoroso e providente do Criador que nos coloca em lugar certo frente a Deus, em verdadeira humildade alegre, cheia de gratidão e capaz de assumir as responsabilidades que Ele nos entrega com o dom da vida.
A vocação humana será, pois, compreendida em termos de cultivação e conservação de uma realidade preciosa e amada por Deus. De outra parte, “«guardar» significa proteger, cuidar, preservar, velar”. Neste sentido, cada comunidade pode certamente “tomar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas tem também o dever de a proteger e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras” (Laudato Sì (LS) n.67).
É este, portanto, um âmbito privilegiado para o exercício de uma senhoria misericordiosa sobre o criado por parte de nós e de toda a humanidade; para uma administração expressa em práticas de cuidado; para tornar concreto aquele bonito anúncio pela terra e pela própria humanidade que está no coração do Evangelho.
Como imagem e semelhança de Deus, somos chamados a ser a manifestação da glória de Deus no mundo e os interlocutores de Deus sobre a terra diante da criação. Somente nós podemos assumir na consciência uma atitude de respeito pela natureza. Somente em nós pode emergir uma consciência ecológica integral e misericordiosa.
Pela primeira vez, nos encontramos diante de uma crise ecológica de dimensão planetária causada principalmente pela ação humana. Além disso, estamos convencidos de que quanto aos recursos naturais essenciais para a vida e a dignidade humana, pesa “uma hipoteca social universal” (Cf. João Paulo II, Sollicitudo Rei Socialis n. 42), já que a terra é essencialmente uma herança comum cujos frutos devem estar em benefício de todos. A terra contém recursos que são limitados, mas que são suficientes para toda a humanidade.
A tutela do ambiente é um desafio para todas nós que somos chamados a escutar o grito da terra e dos pobres desesperados. A técnica e os progressos científicos podem contribuir muito para a humanização do mundo, mas podem também ser instrumentos de destruição e de morte. Se ao progresso técnico não corresponde um progresso de formação ética e de crescimento integral do homem, acaba de ser progresso e torna-se uma ameaça para o homem e para o mundo. A ecologia integral requer uma coneção do progresso técnico e científico com a ética. Quando o homem se aproxima da questão ambiental, deve afirmar o primado da ética sobre a técnica, e disto nasce a necessidade de salvaguardar sempre a dignidade humana.
O consumismo e o esbanjamento de recursos, que deixam na miséria grande parte da população humana, opõem-se a qualquer opção ética ecologicamente integral correta. A eliminação da miséria é um dos primeiros passos que o homem pode fazer para resolver os problemas ecológicos. Para que isto possa acontecer, se requere uma “conversão ecológica” dos indivíduos e dos povos, especialmente daqueles que têm grande abundância de riqueza.
A destruição do ambiente e os problemas ecológicos sofrem em grande parte de uma ofuscação da consciência ética do homem. Por isso, alguns elementos desta crise ecológica revelam o seu caráter moral.
Assim, a crise ecológica nos dá a ocasião de uma crítica radical de como nós estamos organizando a produção dos bens e a convivência humana. Além disso, nos indica um novo paradigma na relação entre a natureza e os seres humanos. É necessário apontar a um novo modo de viver e de pensar, não se limitando a conceber a natureza somente como um recurso a explorar. Quanto a isso, é necessário que haja uma conversão ecológica mediante a qual o ser humano cesse de se compreender como indivíduo separado, a fim de ser visto como parte de um conjunto, capaz de inter-relações naturais e sociais. Tal compreensão de si leva a uma conversão ética e espiritual que gera o comportamento e a atitude de respeito, auto-limitação,
justa medida e solidariedade para com a natureza e os seres humanos.
Daqui vem a consciência de que as soluções devem ser geradas e desenvolvidas, no íntimo de nós mesmos, já que o modo melhor de respeitar a natureza é aquele de promover uma “ecologia humana integral” aberta à transcendência. O respeito pelo homem e pela natureza tem uma reciprocidade complementar. A primeira ecologia a defender é a “ecologia humana”. Se a “ecologia humana” vai bem, toda a criação será também beneficiada. De fato, a crise ecológica nasce quase sempre dos nossos desertos espirituais e sociais.
A ecologia integral e misericordiosa exige uma mudança efetiva de mentalidade que nos impele a adotar novos estilos de vida. Tais estilos de vida devem ser inspirados pela sobriedade, pela temperança e pela auto-disciplina pessoal e social. É necessário sair da lógica de simples consumo e promover formas de produção que respeitem a ordem da criação e que satisfaçam às necessidades de todos. Uma atitude semelhante favorece uma consciência renovada da inter-dependência que liga juntos todos os habitantes da terra. Esta nos convida a ser agentes de mudança das causas estruturais que geram tal comportamento. Nesta direção, a formação da consciência e de uma espiritualidade integral tem um papel fundamental.
Somos chamados a renunciar a um estilo de vida agressivo e a adotar, ao contrário, a gentileza, o cuidado das relações e o valor da dignidade do outro. A ecologia humana integral não revela somente a relação entre o homem e o ambiente, mas também a relação do homem consigo mesmo e com o Criador. Os deveres para com o ambiente derivam daqueles para com a pessoa, considerada em si e em relação com os outros.
Tudo isto requer também uma resposta no nível da espiritualidade, inspirada pela convicção de que a criação é um dom que Deus colocou nas mãos responsáveis do homem, para o seu uso, reconhecimento, gratidão e amoroso cuidado. A natureza apresenta-se aos olhos do homem como uma marca de Deus, como um lugar em que se revela a sua potência criadora, providente e redentora. Para que isto seja possível , devemos ajudar-nos a achar novamente a sua conexão com Deus e a missão que lhe foi dada de ser “custode e pastor” de si mesmo, dos outros e de toda a criação. A nova criação em Cristo e a criação contínua revela que nada do que existe neste mundo é indiferente ao desígnio criador e redentor de Deus.
Certamente, como família inspirada em S. Vicente Pallotti, que põe o fundamento de nossa vocação comum, no sermos criados à imagem e semelhança de Deus, somos convidados a pôr em ação um novo estilo de vida e novas prospectivas missionárias e cantar a misericórdia de Deus com todas as criaturas.
Do nosso fundador São Vicente Pallotti:
« Ó, meu Deus, a fé me recorda que Vós sois bondade infinita e como tal sois infinitamente difusivo, e com amor infinito deste toda a eternidade havias misericordiosamente decretado a obra inefavel da criação de todo o universo para propagar, nas vossas criaturas, todo Vós mesmo eterno, infinito, imenso, incompreensível. [...] Ó, meu Deus, a fé nos recorda que realizastes o amoroso designo da criação, e que, antes de criar o homem, criou o céu, a terra, e no céu os Anjos, e na terra todo o visível: os Anjos que são espíritos bem-aventurados para assistir os homens nas suas necessidades da alma e do corpo, pondo toda a criação a serviço do humano, a fim de que provisto todo o necessário para a sua vida presente e, para usá-las tanto quanto fosse necessário, para chegar ao último e único bem-aventurado fim» (OOCC XIII, pp. 30-31).
« O homem foi criado, como nos ensina a sagrada fé, à imagem e semelhança de Deus. Deus é caridade por essência, portanto, o homem, segundo a essência da sua criação é uma viva imagem da caridade divina: Deus, sendo caridade por essência, nas suas ações externas, é sempre solicitado em vantagem do homem e o foi desde quando mandou o seu Unigênito para redimir o gênero humano, com sua morte de cruz. Assim, o homem deve, dentro de suas possibilidaes, imitar Deus amando, com a eficácia de suas obras, o seu próximo que comprende a cada um na sua condição, ambiente, nação etc. Capaz de conhecer Deus, o homem, segundo a essência da sua criação, não pode viver sem o preceito da caridade» (OOCC IV, pp. 172-3).

Para reflexão pessoal e comunitária:
« L’ambiente è un bene collettivo, patrimonio di tutta l’umanità e responsabilità di tutti. Chi ne possiede una parte è solo per amministrarla a beneficio di tutti. Se non lo facciamo, ci carichiamo sulla coscienza il peso di negare l’esistenza degli altri. Per questo i Vescovi della Nuova Zelanda si sono chiesti che cosa significa il comandamento “non uccidere” quando «un venti per cento della popolazione mondiale consuma risorse in misura tale da rubare alle nazioni povere e alle future generazioni ciò di cui hanno bisogno per sopravvivere » (LS n. 95).
       Consideramos que todas as coisas criadas por Deus são boas e que nós as temos como seu dom e que somos chamados a partilhá-las e usá-las para o bem de todos?
       De que forma e em que medida estamos vivendo as consequências disso em nosso dia-a-dia, como indivíduos, famílias e comunidades?
       Que passos práticos nos dispomos a assumir como indivíduos, famílias, comunidades, CCN e CCL, para ajudarmos a construir uma sociedade capaz de cuidar de toda a criação?
Pe. Gilberto Orsolin SAC,
Roma

Nenhum comentário: