segunda-feira, 6 de agosto de 2018

30º Encontro de Jovens com Cristo – EJC –Paróquia São Sebastião de Itaipu

Nos dias 04 e 05 de agosto de 2018 aconteceu na Paróquia de São Sebastiao de Itaipu o 30º encontro de Jovens com Cristo.
O EJC é um encontro tradicional em muitas igrejas, e sempre está formando muitos jovens para ter o momento especial e uma experiência mais intima com Deus.
Eu escrevo este artigo, não só pelo motivo do encontro, que graças a Deus chegou a sua 30º edição. Mas como um testemunho pessoal.

Em 2003, 15 anos atrás, eu então com 17 anos fazia o 15º EJC da paróquia de São Sebastião de Itaipu. Estava já engajada na igreja, já havia participado do EAC, do retiro de carnaval, já havia sido crismada e servia na missa no ministério de música. Era um momento de busca, aprendizado e muita alegria. Nos anos seguintes cheguei a trabalhar em muitos encontros, faria outros como o Cursilho, participaria do ISEP JOVEM, e retiros. Mas com o tempo me afastei do EJC, porque estava engajada em outras pastorais, além ainda da faculdade, do trabalho, etc, etc. Mas estava ativa na igreja. Só não trabalhava mais no EJC. Achei que meu ciclo nesse movimento havia terminado.
Mas para surpresa minha, e sabendo que Deus tem o seu tempo, recebi o convite através do amigo Bruno Pacheco para trabalhar na Banda. Na hora que vi a mensagem dele, até dei uma gargalhada. Pensei comigo, estou tanto tempo na igreja, já havia me “aposentado” do EJC, e agora com 32 anos “velha” trabalhar de novo num EJC... sério?


A Banda precisava de ajuda, e mesmo ainda com um pé atrás eu aceitei “ir ajudar”.
Na primeira reunião, me senti um peixe fora da água e pensando... a eu já não tenho mais paciência para isso, já passei por isso... já amadureci, já “encontrei Jesus”.  Cheguei até ouvir pessoas mais velhas a falar “ É Camille, você já não tem mais idade para isso, já passou sua época, já passou dessa fase.” E até concordei, e até pensei em voltar atrás e falar que não ia mais trabalhar... Mas deixei Deus me guiar e continuei.
Chegou então o fim de semana. Estava animada, mas ao mesmo tempo com um sentimento nostálgico e meio “o que tô fazendo aqui”.
Ao decorrer do encontro, fui vendo que realmente, eu já não tinha mais 18 anos, (rindo) mas eu não sou tão velha quanto eu (e outros) podia pensar.
Assistindo as palestras, vi a seriedade dos jovens, do empenho deles, do amor e da alegria que estava transbordando para transmitir aos novos que chegavam. Um comprometimento, e uma espiritualidade. Eu estava observando cada momento, me deleitando com cada sorriso.
Escutava, observava, cantava, pulava, brincava, e louvava a Deus junto com aqueles meninos e meninas 10- 15 anos mais novos, e Deus foi me deixando a vontade e me mostrando que para estar perto Dele, para evangelizar, não tem idade. Não tem rótulos, não tem fase, não tem hora!
Este EJC foi para mim uma mensagem que eu ainda sou jovem sim, posso não ter mais 18 anos, mas estarei sempre e sempre aprendendo, e que nunca podemos parar de evangelizar os outros. Sempre é hora para mostrar a outros jovens que vale a pena ser de Deus. Sempre somos jovens e precisamos sempre ser jovens com alegria e responsabilidade para anunciar Deus nesse mundo.
Nosso mundo hoje, louco, cada vez mais estão tirando Deus de tudo. Cada vez mais egoísta. O ser humano só é completo, a vida só tem sentido em Deus! Vemos tantas coisas na tv, nas redes sociais, tanta maldade, uma busca desesperada para preencher o vazio que SÓ DEUS pode preencher! E eu estava desanimada, achando que o mundo não tinha, mas solução, mas este EJC veio para mim como uma grande Luz. E deixo aqui para vocês que estão lendo esta mensagem que sim, o mundo está louco, mas não está perdido! Sejamos essa Luz para o mundo. Incentivemos os mais jovens a buscar o sentido da vida em Jesus Cristo. Encontremos Jesus. E para isso não há idade, não há “fase”.
Eu achava que estava nadando sozinha contra essa corrente do mundo, mas depois desse fim de semana maravilhoso, vi que posso me apoiar, posso ser suportada por outros jovens como eu, a continuar nadando contra essa corrente!!! Não somos santos, buscamos ser melhor a cada dia, caímos sim, mas não desistimos de levantar.

Termino agradecendo a Deus por ter me chamado e me mostrado que não posso desanimar, que o tempo Dele não é o que eu quero ou o que os outros acham que deve ser para mim, ele me queria ali junto com aqueles jovens e eu fui e não me arrependo e foi bom demais!!! (Estou 10 anos mais nova rsrsrsrs J )
Agradeço aos jovens que me apoiaram, que me convidaram. Pude ver Jesus refletido nas faces deles, e espero ter refletido Jesus também para eles.
Sou feliz por ter crescido nesta família Palotina, por ter aprendido com cada padre palotino o amor humilde, a ser família. Foi dia do padre e rezei por cada um dos padres que passaram na minha vida.   E espero com todo amor que muitos outros jovens possam chegar a completar 15 anos num EJC, 30 anos, 40 anos.. com alegria, com amor!


“ Sou Reflexo do Teu amor, e espelho da Tua beleza Senhor! Nem as limitações, nem as minhas imperfeições me impedirão de contemplar a tua face em mim...”
Deus em tudo e sempre – Amém. 
Camille do Espírito Santo Santos

Nenhum comentário: