quarta-feira, 1 de agosto de 2018

IX CURSO DE FORMAÇÃO E VIVÊNCIA CRISTÃ PALOTINA (1ª etapa)


Aconteceu entre os dias 8 a 18 de julho, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria/RS, a primeira etapa da IX Edição do Curso de Formação e Vicência Cristã Palotina – ISEP. Contando com o número de cerca quarenta participantes dos seguintes países sul-americanos: Brasil, Argentina e Uruguai, o curso se desenvolveu de forma brilhante, atingindo os seus objetivos.



No primeiro dia tivemos a presença da irmã Helena Pimenta CSAC, que com dinâmicas de integração entre os grupos, ajudou-nos a abrir e conhecer. No decorrer dos dias foram trabalhados vários temas palotinos apresentados por diversos padres; citamos alguns temas e seus propositores: o Pe. Jadir Zaro SAC apresentou acerca da vida e da obra de São Vicente Pallotti; o Pe. Alexsandro Miola SAC abordou acerca do carisma palotino; já o Pe. Juliano Dutra SAC inseriu-nos acerca da literatura palotina isto é, o que Pallotti escreveu e o que temos escrito sobre o fundador; o querido Pe. Ângelo Lôndero SAC falou-nos sobre a União do Apostolado Católico e o Pe. Fabián Silveira SAC trabalhou sobre a Espiritualidade Palotina e ainda conduziu um dia de retiro de silêncio com a oportunidade de confessar-se ou buscar direcionamentos espirituais.



No decorrer do ISEP, os isepistas (assim são chamados aqueles que frequentam o curso) tiveram a oportunidade de participar do XI Congresso Latino-Americano de Educação Palotina na cidade de Vale Vêneto/RS, lugar onde os padres e irmãos palotinos iniciaram seus trabalhos apostólicos no Brasil. Durante o congresso aconteceu uma palestra com o Professor Rodinei Balbinot sobre Currículo e Aprendizagens Essenciais: uma leitura com chave bíblica.


E logo após os cerca de 300 participantes debateram em pequenos grupos o como traçar uma educação dentro do carisma de São Vicente Pallotti. A noite tivemos uma vigília embasada no ano laical, refletindo a importância de todos os leigos serem chamamos a ser Sal da terra e Luz do mundo como Educadores Palotinos.


Durante todos os dias do curso foi experimentada grande alegria e o desejo dos isepitas de seguirem Jesus Cristo, o Apostolo do Eterno Pai, em união com a espiritualidade de São Vicente Pallotti. O ISEP não forma apenas na teoria, mas na vivencia entre os participantes em um clima de fraternidade: parabéns a toda a equipe de organização do ISEP pelas formações bem preparadas e pela agradável acolhida.
Bruno Bauer SAC  

Um comentário:

Unknown disse...

Estou em estado de graça. Agradeço à Deus pela oportunidade de ter vivência esses Momentos de Crescimento Espiritual. Espero que o Divino Espírito Santo me dê Sabedoria para ser uma multiplicadora.Parabéns! Para todos NÓS.