segunda-feira, 10 de setembro de 2018

10 anos do Blog

Estamos na era digital. As notícias e informações chegam em quase todo o mundo, em apenas alguns segundos. Quase todas as pessoas podem acessar qualquer informação, apenas com o toque dos dedos em seus smartphones. Assim ficamos ligado o dia todo, todo o dia com diversos assuntos.
Neste meio nós quanto igreja, atendendo ao pedido de Jesus, para anunciar a boa nova do evangelho a todas as criaturas, não podemos ficar para atrás. E assim há 10 anos, foi criado o blog “Palotinos do Rio de Janeiro” para que todos pudessem ficar sabendo das notícias e acontecimentos do “mundo palotino” em especial da Região Mãe de Misericórdia.
É com muita alegria que podemos partilhar ao longo de 10 anos, muitas notícias boas, formações, conhecimentos, eventos, e divulgar cada vez mais a palavra de Deus através do Carisma de nosso Fundador São Vicente Pallotti.
Quando lemos as notícias e eventos, nos sentimos conectados, eu em minha paróquia posso saber e me alegrar com o que acontece em uma paróquia Palotina a quilômetros de distância e pensar: “estamos longe, mas somos irmãos”, é o carisma e o amor de Cristo que nos une, através da oração e da tecnologia!
Ao longo de 10 anos foram até hoje 1553 postagens, divulgando todo tipo de notícia e informação. Para quem ainda não sabe ai vai mais uma informação atualizada: A Região Mãe da Misericórdia compreende 2 Países, Brasil e Portugal. E tem hoje 1 santuário, 1 seminário, 1 postulantado e 14 paróquias. São eles:
  • Santuário da Divina Misericórdia – Vila Valqueire - Rio de Janeiro.
  • Seminário Maior Palotino – Vila Valqueire -Rio de Janeiro.
  • Postulantado Mãe do divino Amor – Guapimirim - RJ
  • Paróquia Santa Isabel – Bento Ribeiro -  Rio de Janeiro
  • Paróquia de São Roque – Vila Valqueire -  Rio de Janeiro
  • Paróquia N.S. Medianeira – Osvaldo Cruz - Rio de Janeiro
  • Paróquia N.S dos Navegantes – Bonsucesso -  Rio de Janeiro
  • Paróquia N. S de Fátima – Pendotiba-  Niterói – RJ
  • Paróquia São Sebastião  -Itaipu-  Niterói – RJ
  • Paróquia N.S de Fátima – Itaipuaçu – Maricár - RJ
  • Paróquia do Imaculado Coração de Maria – Cachoeira de Macacu – RJ
  • Paróquia São Benedito – Itaperuna – RJ
  • Paróquia N. S. do Rosário de Fátima – Itaperuna – RJ
  • Paróquia N. S. da Glória – Manaus – AM
  • Paróquia Santo Angelo – Novo Airão – AM.
  • Paróquia Santíssimo Nome de Jesus – Odivelas – Portugal
  • Paróquia Nossa Senhora das Febres – Febres – Portugal.

Nestes 10 anos divulgamos notícias de todas essas igrejas, e apresentamos para você uma retrospectiva de fatos mais marcantes ao longo desta década.
2008 – O blog teve seu primeiro post, e foi sobre o tradicional festival Palotino da Canção. Neste ano ainda demos destaques para as notícias sobre os 25 anos da chegada dos padres palotinos na Paróquia de São Sebastião de Itaipu, o falecimento do padre Jan Janik, os 40 anos da paróquia de São Benedito em Itaperuna.
2009 – As notícias de destaque deste ano foram a comemoração dos 50 anos de ordenação sacerdotal do pe. José Maslanka, a elevação da Paróquia da Divina Misericórdia como Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia, e a visita do Cardeal Polonês Stanislaw Dziwisz.
 2010 – Neste ano lembramos a visita do papa Bento XVI à Portugal;  a ordenação sacerdotal do Pe. Juliano; os 25 anos da igreja da Praia de Mira em Portugal; e a eleição do novo superior Geral Pe. Jacob Nampudakam.
2011- foi o ano com recorde de notícias em nosso blog! Lembramos a assembleia nacional da UAC; a ordenação sacerdotal do pe. Adenilson; os 40 anos da Juventude Palotina do Brasil com a participação dos jovens palotinos de nossa região; a ordenação episcopal de Dom Julio da província de São Paulo; a comemoração dos 50 anos da paróquia de N.S de Fátima em Pendotiba, Niterói e ainda os 50 anos de ordenação sacerdotal do querido Pe. Ceslaw.
2012 – Celebramos os 10 anos da Região Mãe da Misericórdia; noticiamos a abertura do ano jubilar dos 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti juntamente com a visita das relíquias pelas paróquias da Região; ainda cobrimos o 1º congresso da Divina Misericórdia no Santuário; e celebramos os 25 anos de sacerdócio dos padres Lucas, Casimiro e Renato.
2013- O ano do jubileu dos 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti; noticiamos a eleição do Santo Papa Francisco; cobrimos a peregrinação dos símbolos da JMJ RIO pelas paróquias da Região, bem como o Bote Fé, a semana missionária e a participação dos jovens na JMJ do Rio; comemoramos os 40 anos da chegada dos padres palotinos poloneses no Brasil, e os 10 anos da UAC de itaipu; e o empenho apostólico dos primeiros membros da UAC de Portugal.
2014 – Neste ano comemoramos os 30 anos da presença dos padres palotinos na paróquia de São Sebastião de Itaipu; celebramos os 25 anos de ordenação sacerdotal dos padres Jorge e João Pedro, e ainda a ordenação sacerdotal do padre Saulo.
2015 – comemoramos os 180 anos da UAC; celebramos os 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Marcos, e vimos mais um padre ser ordenado – Pe. Denis.
2016 – tivemos mais um padre palotino ordenado bispo – Dom Edgar da província de Santa Maria; celebramos os 40 anos de ordenação sacerdotal do padre João Sopicki; lamentamos o falecimento do padre Tadeu Korbecki; noticiamos a participação de alguns dos nossos jovens na JMJ Cracóvia; e cobrimos a Beatificação da Elizabeta Sanna.
2017 – nos entristecemos com o falecimento dos padres José Maslanka e João Baraniecki mas nos alegramos com a ordenação sacerdotal do padre Rafael Moura.
2018 – até o dia de hoje noticiamos com muita alegria a festa dos 30 anos da paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas Portugal.
Como podem ver, a nossa Região teve e tem muitos acontecimentos importantes.
Sempre estamos buscando divulgar e informar a todos sobre os diversos eventos que acontecem. Anualmente as paróquias palotinas se organizam para celebrar o Oitavário da Epifania, retiro de carnaval, semana da Família, o festival Palotino, festas dos padroeiros, exposição de presépios, Natal, semana Santa, além de congressos e assembleias, missões, eventos da UAC da Juventude Palotina, mensagens do Superior Geral, notícias dos palotinos de todo o mundo. Sempre procuramos publicar todos esses acontecimentos, e também diversos testemunhos aqui no blog.
Mas nada disso seria possível sem a colaboração dos padres, e leigos, que se empenham para organizar todos os eventos, e compartilhar conosco textos e fotos para que possamos publicar.
“A Internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade”  - Papa Francisco.
Dentro deste pensamento, agradecemos a todos colaboradores, e pedimos que cada vez mais possamos divulgar a mensagem da boa nova do evangelho por meio do nosso blog, levando mais conhecimento e descoberta do mundo Palotino, atraindo assim mais operários para a messe do Senhor. Não deixe de mandar as notícias e eventos de sua paróquia para nós, será uma alegria compartilhar aqui!
Deus em Tudo e Sempre!
Camille Santos

Nenhum comentário: