sábado, 22 de setembro de 2018

Com um laço no pescoço ainda abençoava...

Beato Pe. Jose Stanek era um capelão do grupo "Kryska" durante a Insurreição de Varsóvia (foi uma luta armada durante a Segunda Guerra Mundial na qual o Armia Krajowa (Exército Clandestino Polaco) tentou libertar Varsóvia do controle da Alemanha Nazi. Teve início em 1 de agosto de 1944 como parte de uma revolta nacional e deveria durar apenas alguns dias, até que o Exército Soviético chegasse à cidade. O avanço soviético no entanto foi interrompido, mas a resistência polaca continuou por 63 dias, até sua rendição às forças alemãs em 2 de outubro). O ódio dos alemães levou-o à morte de um mártir por enforcamento. "Padre capelão Stanek, todo o povo gasto nesta execução (prisioneiros - insurgentes e civis) dava da forca com um laço no pescoço a benção... Estava se despedindo de todos os que estavam assistindo a esta tragédia com o sinal da cruz"- lembra Stanisława Żórawska.

O padre Jose (Józef) Stanek nasceu em 4 de dezembro de 1916 em Łapsze Niżne (Polônia) como filho de Józef e Agnieszka. Freqüentou o ensino médio em Wadowice. Em 1935 ingressou na Sociedade do Apostolado Católico. Dois anos depois, começou a estudar no Seminário Maior dos Padres Palotinos em Ołtarzew. Foi lá quando começou a Segunda Guerra Mundial.

Quando, junto com outros seminaristas, foi evacuado da frente, foi feito prisioneiro pelos soviéticos, dos quais ele fugiu e retornou a Ołtarzew. Em 7 de abril de 1941, foi ordenado sacerdote e em 13 de abril celebrou sua primeira Santa Missa em sua aldeia natal. Em 1941, também começou estudos na clandestina Faculdade de Sociologia da Universidade de Varsóvia, portanto, seu destino posterior estava ligado à capital da Polônia, onde trabalhou como padre e capelão hospitalar das Irmãs da Família de Maria em Varsóvia. É aqui que o começo da Insurreição de Varsóvia o encontra.

Capelão do agrupamento "Kryska"

Na segunda quinzena de agosto de 1944, ele foi enviado para servir no agrupamento do exército clandestino Polaco "Kryska". Tornando-se capelão do agrupamento, adotou o pseudônimo "Rudy" (Ruivo). Serviu outros celebrando as missas para soldados e civis, confessando e visitando pacientes em hospitais. Muitas vezes salvou os feridos, levando-os para fora da linha de combate.

"Seu rosto calmo e agradável e palavras reconfortantes davam conforto..."
Sobre a importância da presença do padre Stanek entre os soldados combatentes pode ser lido nas memórias de um dos soldados do grupo "Kryska", Wojciech Zabłocki, pseud. "Derkacz":

"Estou salvo. Estou olhando para o meu salvador. Não há dúvida - ele é um capelão que recentemente celebrou Missa para os soldados - Pe. Stanek... Com um pouco de água molhou meus lábios e me deu uma bebida. Confortos, incentiva. O capelão, no medida às suas modestas possibilidades, cuida de todos. Seu rosto calmo e agradável e palavras reconfortantes davam o conforto e nos acompanham por algumas horas ".

“Estava se despedindo de todos os que estavam assistindo a esta tragédia com o sinal da cruz”.

Nos últimos dias do Insurreição dos moradores de Varsóvia em Przyczółek Czerniakowski, ele se dedicou a salvar a vida de outros. Ele se recusou a evacuar com para outro lado do Rio Vístula, entregando seu lugar no pontão para o soldado ferido. Em 23 de setembro de 1944, o padre Stanek estava nas mãos dos nazistas, que o espancaram e o empurraram para a forca. Nos últimos momentos de sua vida ele mostrou verdadeira bravura, até o final ele permaneceu um verdadeiro sacerdote. "Padre capelão Stanek, todo o povo gasto nesta execução (prisioneiros - insurgentes e civis) dava da forca com um laço no pescoço a benção... Estava se despedindo de todos os que estavam assistindo a esta tragédia com o sinal da cruz"- lembra Stanisława Żórawska, que viveu em Czerniakow durante a Insurreição de Varsóvia.

Pe. Stanek após a tortura foi enforcado na parte de trás do armazém na rua Solec em Varsóvia. Segundo alguns relatos, ele foi enforcado em sua própria estola. O excepcional ódio dos alemães em relação ao capelão do grupo "Kryska" devia ser causado por seus conselhos aos insurgentes, de modo que eles destruíssem suas armas sob sua própria responsabilidade. Foi para protegê-los do destino daqueles que, capturados com armas, foram imediatamente fuzilados.

Mártir

Em 13 de junho de 1999, ele estava entre os 108 mártires da Segunda Guerra Mundial, beatificado pelo papa João Paulo II. Em 2004, o Beato Palotino foi estabelecido como o patrono da capela do Museu da Insurreição de Varsóvia.

Anna Piotrowska

Nenhum comentário: