quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Encontro dos Superiores Maiores SAC da América do Sul


De 06 a 09 de agosto de 2012, os Superiores Maiores da América do Sul reuniram-se em Guapimirim, Rio de Janeiro, na bela casa de postulantado da Região Palotina Mãe da Misericórdia (RJ).
Estiveram presentes: o membro do Conselho Geral Pe. Gilberto Orsolin, os Superiores Maiores: Pe. Jorge Chmielecki (RJ), Pe. Alejandro Fontana (UR), Pe. Rubén Fuhr (AR), Pe. Lino Baggio (SM) e Pe. José Elias Fadul (SP) e o Delegado Provincial da Irlanda na Argentina Pe. Thomas O'Donnell (IR.AR). O Delegado Provincial da Província de Cristo Rei, na Colômbia e Venezuela (WA.CV), Pe. Mariusz Mąka, não pode participar por razões relacionadas ao voo.
Os principais temas e tópicos foram: a partilha da vida em cada uma dessas entidades; as conclusões do encontro dos formadores em Curitiba no mês passado; questões a serem abordadas no Congresso Consultivo dos Superiores Maiores na Irlanda em Outubro; atualização as informações sobre a causa dos Mártires Palotinos argentinos; uma breve avaliação do noviciado internacional pelo Pe. Guilherme Whitmée de Cornélio Procópio; promoção vocacional para a vida consagrada Palotina; passos em direção à unificação da formação na América do Sul; o futuro do ISEP e outras oportunidades de formação que estão surgindo; eventos que estão marcando o ano do jubileu do quinquagésimo aniversário da canonização de São Vicente Pallotti.
Na noite de 8 de agosto o participantes visitaram Cachoeiras de Macacu e celebraram a Santa Missa na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição,em uma comunidade servida por duas décadas por nossos sacerdotes.
O próxima reunião anual foi confirmada nos dias 1-3 setembro de 2013, na Colômbia, Medellín.

Nenhum comentário: