domingo, 8 de setembro de 2013

Belém, Julho de 2013, nº 81

Sesquicentenário da IGREJA de são pedro – londres
No início do ano de 2011, o reitor e pároco Pe. Carmelo Di Giovanni enviou uma carta ao Presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, convidando-o para visitar a nossa Igreja em Londres (São Pedro). Nenhum de nós esperava que a sua resposta negativa fosse abrir as festividades deste evento tão importante para nossa comunidade paroquial. O Presidente Napolitano, explicando o motivo da sua ausência, enviou votos e congratulações por esse memorável aniversário dos cento e cinquenta anos da Igreja italiana de São Petro, cuja celebração foi iniciada no dia 16 de abril, de 2013.
Desde a sua fundação, a Igreja italiana de São Pedro era um lugar importante, bem como um marco para a comunidade de imigrantes italianos em Londres. Historicamente, a primeira Igreja Palotina foi construída nos anos de 1852-1863, graças ao compromisso dos colaboradores de São Vicente Pallotti: Pe. Rafael Melia e Pe. José Faà di Bruno. O projeto dos nossos confrades era grande. A pedido do Papa Pio IX e com a sua bênção, a ideia primordial para construir uma Igreja para a comunidade de imigrantes italianos também foi estendida para os fiéis de outras nações. O próprio Papa contribuiu para a nomeação e a dedicação da Igreja em honra ao Apóstolo Pedro.
Desde o início de suas atividades até os dias atuais, a Igreja italiana de São Pedro é considerada um lugar importante não só para os imigrantes italianos que residem em Londres, mas também em toda a Grã-Bretanha. As sucessivas gerações dos palotinos que aí trabalharam, procuraram adaptar-se aos novos desafios, às dinâmicas e mudanças sociais acontecidas ao longo dos tempos. Graças aos esforços de muitas pessoas, a nossa Igreja permanece como um lugar de muita atividade apostólica. Como paróquia, com o nosso trabalho, abraçamos três gerações de imigrantes italianos que vivem em Londres: a geração mais velha do pós-guerra de 1950; seus filhos e suas famílias que nasceram na Inglaterra e com dupla nacionaldiade, sendo que muitas delas têm pouco conhecimento da língua italiana; e em terceiro lugar, a mais recente geração daqueles que hoje vivem em Londres “para ganhar o seu pão” ou para a realização de diversos projetos e contratos. Em resposta ao projeto primordial do Papa Pio IX, estamos abertos também para acolher entre nós pessoas de outras nacionalidades.
A nossa pastoral destina-se às necessidades dos imigrantes italianos, que a cada hora do dia ou da noite vêm até nós pedindo ajuda ou suporte. Outro trabalho importante para nós são as visitas aos presos e aos doentes nos hospitais e lares. Essa atividade é feita com base na iniciativa do Pe. Carmelo, projeto São Pedro, que visa a identificar e auxíliar os jovens viciados em todo tipo de drogas. No prédio adjacente à Igreja, há quatro ambientes que servem como local de recreação, reuniões para pessoas de todas as faixas etárias (Clube Social). Há também a sede de várias associações, locais de reunião e formação para crianças de até seis anos de idade; para jovens de 7 a 17 anos (clube de jovens). Durante o ano, uma vez por semana, é realizado um programa de catequese para as crianças da primeira comunhão e confirmação para a juventude. É uma proposta que atrai participantes de toda Londres. Em dois anos, o grupo composto por crianças e jovens (cerca de 500 pessoas) participou dos Jogos Olímpicos, organizado por nós. Um dos grupos da nossa paróquia, que é muito dinâmico, é o grupo de jovens, que se divide em cinco Comunidades.
Para todos nós e também para a sociedade britânica, o Jubileu de cento e cinquenta anos da consagração da Igreja de São Pedro é um importante evento que acontece na cidade de Londres. De acordo com uma decisão feita pelo Pe. Carmelo, em conjunto com a Comissão do Jubileu da nossa Igreja, as celebrações acontecerão durante um ano: de 16 de abril de 2013 à Páscoa de 2014. Até agora, durante várias celebrações, participaram vários representantes da Igreja, como o Núncio Apostólico na Grã-Bretanha, Dom Antonio Mennini, Dom Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster (Nossa Diocese), Pe. Antonio Lotti, Provincial da Província Italiana dos Palotinos. Tivemos, ainda, a honra da presença de vários cardeais e Bispos da Itália e Grã-Bretanha; Pe. Zenon Hanas – vice-provincial da Província polonesa de Cristo Rei, outros sacerdotes e irmãos, autoridades civis, representantes da Rainha Elizabeth II, membros do Governo e do Parlamento Britânico e autoridades locais. Acolhemos com entusiasmo nossos paroquianos e muitos representantes dos britânicos e de imigrantes que vivem em Londres.
Ao escrever essas linhas, partilho um pouco da nossa alegria por receber tantas pessoas que nos ajudam e que demonstram quão viva está essa nossa comunidade, empenhada no serviço do Reino e da salvação das almas.

Pe. Riccardo Wrobel, SAC

Igreja de São Pedro – Londres

Nenhum comentário: