domingo, 22 de setembro de 2013

Simpósio sobre “40 anos dos missionários palotinos"

A devoção da Divina Misericórdia não se estenderia tão intensamente e não se desenvolveria o trabalho dos leigos na Igreja se não fossem os missionários palotinos. Isso é uma das muitas reflexões inspiradoras que surgiram durante o Simpósio missionário sobre os 40 anos de trabalho dos missionários palotinos polacos no Ruanda e no Brasil.
O Simpósio aconteceu nos dias de 20 a 22 de setembro, no Centro de Animação Missionária Palotino, em Konstancin, na Polônia. Começou com a celebração missionária preparada pelos seminaristas do Seminário Maior Palotino em Oltarzew. No sábado foi feita uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do trabalho missionário no Ruanda e no Brasil.
Entre os palestrantes esteve o Pe. Tadeu Korbecki SAC que, no Rio de Janeiro, com as próprias mãos, começou a construir a igreja da Divina Misericórdia. O Pe. Tadeu Wojda SAC, Subsecretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, lembrou sobre a necessidade de uma profunda espiritualidade dos missionários. A Santa Missa em ação de graças pelos missionários palotinos, foi presidida por Dom Alojzy Orszulik SAC, a homilia foi feita pelo Pe. Adam Golec, vice geral da Sociedade do Apostolado Católico e Secretario Geral para as Missões SAC. Durante o Simpósio foi lembrado que os missionários palotinos no Brasil trabalham em vários paróquias e propagam a devoção à Misericórdia Divina, trabalhando no Santuário no Rio de Janeiro e editando a revista “Raios da Divina Misericórdia” no Brasil e “Mensageiro da Misericórdia Divina” em Portugal.
Organizam festivais da canção palotina e trabalho vocacional e de formação de leigos.
No Ruanda, os missionários palotinos criaram a editora “Pallotti Presse”, onde em língua kinyarwanda imprimem livros, a Bíblia, o Diário da Irma Faustina.

Nenhum comentário: