segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Peregrinação a pé

Na terça-feira, dia 3 de setembro, saiu da Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus, em Odivelas, a XXIIª Peregrinação a Pé a Fátima.



Com o tema: “Levanta-te e anda”, cerca de 100 peregrinos percorreram 150 km para chegar ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima. Foram cinco dias de oração, penitência e cansaço oferecidos a Deus e Nossa Senhora.



A Peregrinação foi orientada espiritualmente pelo Pe. Artur Karbowy SAC acompanhado pelo Pe. Jerzy Jastrzebski que chegou especialmente da Polónia para participar da peregrinação.



Em cada dia refletimos nas palavras de Jesus que ordenou ao paralítico “Levanta-te e anda” e vem servir, assim como fez Nossa Senhora, que saiu de Nazaré para a região montanhosa para servir a sua prima Isabel. Serviço, que precisamos de prestar a Deus e às pessoas, principalmente às que se encontram mais próximas de nós.




Numa noite, durante a oração no quartel dos Bombeiros de Pernes, oferecemos a Maria cinco rosas que simbolizam as pessoas importantes para cada peregrino: todos aqueles que por vários motivos não puderam vir na peregrinação e nos pediram oração; pelos nossos familiares que ficaram em casa; por toda a juventude da nossa paróquia; pelos doentes; pelos bombeiros de Portugal que com grande dedicação servem a todos, correndo perigo de vida, e que nos últimos dias têm estado em grande sofrimento.




A Peregrinação foi organizada pelo Grupo de Jovens Marianos da Paróquia de Odivelas e participaram nela jovens de todas as idades. Foi bonito ver famílias de duas, três gerações, peregrinando juntos.




Durante o caminho esteve muito calor, mas todo esse sofrimento foi oferecido pelas intenções particulares dos peregrinos e pela conversão dos pecadores, assim como Nossa Senhora pediu aos pastorinhos, em Fátima. No sábado chegamos ao Santuário, em Fátima.




Durante esse dia respondendo ao apelo do Papa Francisco, rezámos pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro.






Com alegria, ajoelhamo-nos em frente da Capelinha das Aparições, agradecendo a Nossa Mãe pelo dom da feliz peregrinação.

Pe. Artur

Nenhum comentário: