sexta-feira, 8 de novembro de 2013

IV Assembleia da Região Mãe da Misericórdia

Na casa de formação Mãe do Divino Amor em Guapimirim –RJ, dos dias 4 à 8 de novembro aconteceu a IV Assembleia da Região Mãe da Misericórdia Sociedade do Apostolado Católico, com o tema: “O carisma da vida religiosa a serviço da Nova Evangelização”.
Assembleia foi aberta pelo Reitor Regional Pe. Jorge Chmielecki e contou com a presença de 26 membros de consagração perpetua da SAC que trabalham no estado Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e em Portugal.  Participou também da Assembleia o vice-provincial da Província Anunciação do Senhor, da Polônia, Pe. Leslaw Gwarek.


Objetivo da Assembleia Regional é examinar a vida da Região e o andamento das atividades apostólicas, programar novos objetivos, decidir as questões mais importantes da Região, especialmente as que dizem respeito a novas iniciativas no apostolado e a novas formas de administração ou que comportam, para Região, obrigações a longo prazo; baixa Estatutos e Decretos para a Região.


Iniciando a Assembleia todos participaram de um dia de renovação espiritual que foi dirigido pelo Pe. Leslaw. Com a reflexão baseada no Evangelho segundo são João capítulos 14 – 17, que mostram as últimas palavras que Jesus dirigiu para seus discípulos antes de última Ceia. Jesus mostra para seus discípulos que necessitam permanecer na vinha para dar fruto. Permanece em Jesus quem guarda a Palavra de Deus e pratica mandamento novo – mandamento do amor. A Reflexão foi aprofundada cada dia durante a oração individual e adoração ao Santíssimo Sacramento.


O Reitor Regional, Pe. Jorge apresentou o relatório sobre a situação atual da Região. No momento atual a Região Mãe da Misericórdia conta com a presença de 34 sacerdotes; um consagrado perpétuo, que no dia 16 de novembro recebera ordenação diaconal; três seminaristas professos; seis noviços (3 no ano canônico e 3 no primeiro ano de filosofia; três postulantes; num total de 48 membros que trabalham em 18 paroquias no estado Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e em Portugal. Quando a Região Mãe da Misericórdia foi fundada há 11 anos, a média de idade dos seus membros era uma das mais baixas. Hoje, esta realidade mudou bastante. A grande maioria ou já passou ou se aproxima da idade de 50 anos.


O Administrador da Região, Pe. Josiel Azevedo, apresentou o relatório da situação económica da Região. O Relatório da comunidade local de Portugal foi apresentado pelo Pe. Artur Karbowy e Pe. Stanislau Krajewski apresentou a situação da comunidade no Amazonas. Para a Assembleia chegou o  bispo diocesano de Petrópolis, D. Gregório Paixão, que apresentou para os membros da Assembleia uma reflexão feita com base no Livro de Jonas, sobre a resposta dada à Deus por cada vocacionado.




Pe. Leslaw fez palestra sobre o tema principal da IV Assembleia da Região Mãe da Misericórdia Sociedade do Apostolado Católico “O carisma da vida religiosa a serviço da Nova Evangelização”. As palavras de São Vicente Pallotti e Lei da Sociedade do Apostolado Católico mostram para nós o carisma que devemos usar na Nova Evangelização.


Durante a Assembleia foram apresentadas e votadas as propostas de mudança do Estatuto da Região Mãe da Misericórdia. Assembleia terminou com a santa Missa presidida pelo Reitor Regional Pe. Jorge Chmielecki.
Pe. Artur

Nenhum comentário: