quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Retiro Espiritual e Ato de Compromisso Apostólico

No dia 03 de novembro de 2013, a UAC da Paróquia de São Sebastião de Itaipu, Niterói, promoveu o retiro espiritual de preparação para a renovação do  Compromisso Apostólico e novas agregações dos membros da UAC.  O retiro também contou com a participação dos membros da UAC da Paróquia de N.S de Fátima de Pendotiba  em Niterói e com paroquianos simpatizantes do carisma palotino.
O Retiro começou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a meditação do terço da Misericórdia.
Depois todos se dirigiram ao salão paroquial para o inicio das palestras de meditações. Pe. Casimiro Pac SAC, pároco em Itaipu deu as boas vindas juntamente com Vera Regina, coordenadora da UAC em Itaipu.
A primeira Palestra sobre “A visão de cooperação do Santo Pallotti, nas palavras do Papa Francisco para a Igreja de hoje” foi ministrada pelo convidado pe. Leslaw Gwarek SAC,  que é vice –provincial na província de N.S. da Anunciação na Polônia, e traduzida simultaneamente pelo Pe. Jorge Chmielecki SAC, superior da Região Mãe da Misericórdia.  Em seguida Pe. Juliano SAC, vigário paroquial em Itaipu, falou sobre o Apostolado de Pallotti para a igreja hoje.
Após um breve lanche o Pe. João Sopicki, reitor do Santuário da Divina Misericórdia em Vila Valqueire, Rio de Janeiro, fez a palestra “Do cenáculo para missão”.
Terminada a tarde e as palestras, todos participaram da Eucaristia, que foi presidida pelo Pe. Leslaw e concelebrada pelos padres Casimiro, Juliano, Jorge, e João.
Após a Homilia aconteceu a admissão de 8 novos membros da UAC de Itaipu: 1- SANDRA LITICIA BORCHERT SODRÉ; 2- FRANCISCA MARIA DE AZEVEDO; 3- RENATO DE BRITO VIEIRA; 4- ANGELA MEIRA VIEIRA; 5- HERACLIDES FARIAS DE MELO; 6 – RITA DE CASSIA C. DA FONSECA BARRETO; 7- MARCIO BARRETO; 8- RENATO CARDOSO. E em seguida a renovação do compromisso apostólico dos 22 membros já empenhados: JOAQUIM ACCIOLY DA SILVA, JULIANA MONTESSO RAMOS,  RUTE SILVA DE ANDRADE, VERA REGINA TAVARES  SANTOS,  ;  EMÍLIA BITTENCOURT SOARES; MARIA ISABEL CRUZ, TERESA MELO RIBEIRO,  DIONAURA CAMARGO DE ACCIOLY, JANOT CHRISTIAN DA SILVA GOMES, ADILSON DIAS DA SILVA, IEDA MARIA LOPES DA SILVA, TANIA GRAÇAS MENDONÇA LOPES, VALTER PEREIRA LOPES, MARIA CRISTINA E SILVA MONTEIRO DE BARROS, CAMILLE DOS ESPÍRITO SANTO SANTOS, NEUZA CLARA MENDES MONTESSO, ANA PAULA VIEIRA DA ROSA,   VERA LUCIA VIEIRA DA ROSA, ANA MARIA MORAES ROBERG, ALCINA CORDEIRO DE ASSIS, ELIETE RODRIGUES, DIÁCONO MARCOS SANCHES LEMOS.

Terminada a cerimônia de admissão e renovação, prosseguiu a santa missa. Ao final da missa,  junto com a comunidade, todos comemoraram com um delicioso bolo.

Nenhum comentário: