sexta-feira, 25 de abril de 2014

Beato João Paulo II e a comunidade Palotina


A Igreja vive a iminente Canonização de nosso querido e saudoso Papa João Paulo II. É sempre uma alegria fazer memória desse homem que testemunhou em nosso século um cristianismo de uma beleza sem fim. Ele, nosso João de Deus, nosso João Paulo II abriu os olhos da humanidade para aquela real entrega que um verdadeiro cristão deve fazer por amor a Deus e pelo próximo, revelando-nos sempre o amor misericordioso desvelado em Jesus Cristo.
João Paulo II sempre teve um carinho muito especial por São Vicente Pallotti e pelos membros da comunidade fundada por Pallotti. Em seu livro Dom e Mistério, escrito por ocasião do 50º aniversario de sua ordenação sacerdotal, o beato lembra com carinho seus primeiros anos como estudante em Roma, quando foi recebido inicialmente na Casa Geral dos Palotinos. É com muito carinho que ele demonstra em suas palavras a respeito desses anos: “gozamos da hospitalidade dos padres palotinos” (Dom e Mistério). João Paulo II deixa, assim, bastante claro como foi importante seu contato com os filhos de São Vicente Pallotti, pois que Wadowice, sua terra natal, é também o berço dos padres palotinos poloneses, e inúmeras vezes ele pode conviver com os palotinos na Polônia.
No dia 22 de junho de 1986, Papa João Paulo II fez uma visita cordial aos palotinos, naquela mesma casa onde vivera anos antes. Quando estava na Igreja de São Salvador in Onda, local onde repousa os restos mortais de nosso santo fundador, o então papa lembra que foi naquele local que o receberam por ocasião de seus estudos em Roma, ele disse: “Ainda hoje recordo, não sem emoção e gratidão, aquele dia no longínquo 1946 quando, jovem sacerdote, cheguei a Roma para aperfeiçoar os meus estudos...e fui acolhido nesta comunidade” (Horizontes Palotinos p. 169). Seu contato com a família palotina era desde sua infância, em Wadowice, se estendeu pelo período em que foi bispo na Polônia e depois como Papa.
Sempre que se dirigiu para se lembrar de São Vicente Pallotti, o papa beato João Paulo II nunca deixou de usar suas palavras profundas a respeito da pessoa de nosso Santo Fundador: “No coração sacerdotal de Vicente Pallotti ressoavam as pulsações do coração de Jesus, Bom Pastor, que procura a ovelha tresmalhada” (Horizontes Palotinos p. 170).
Ao dirigir-se aos membros da União do Apostolado Católico exorta a cada um dos membros da União a contribuir de modo concreto para a realização do desejo do fundador... (Horizontes Palotinos p. 40).
A relação dos filhos de São Vicente Pallotti com o papa João Paulo II vai além da admiração: estão unidos por um carinho por tudo aquilo que Pallotti sonhou, e que o papa acabou estimulando através da comunidade palotina.
Encerramos com as palavras que o próprio beato usou no dia 22 de junho, ao encerrar uma Celebração Eucarística: “Continuai a multiplicar o vosso empenho a fim de que aquilo que de maneira profética foi anunciada por Vicente Pallotti e com autoridade foi confirmado pelo Concílio Vaticano II, se torne uma feliz realidade, e todos os cristãos sejam autênticos apóstolos de Cristo na Igreja e no mundo! Amém! (Audiência à Sociedade do Apostolado Católico, 17/11/1983- L’Ossevatore Romano. Ed portuguesa, 04/12/1983, p.8 - Horizontes palotinos, p. 172).
Rafael Moura de Oliveira SAC 

Nenhum comentário: