segunda-feira, 28 de abril de 2014

Todos precisam da Misericórdia de Deus


Dom Orani preside missa no santuário, neste domingo, Festa da Divina Misericórdia
“O mundo hoje tem necessidade de ver aqueles que crêem em Cristo e que têm uma vida de acordo com a fé”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na missa celebrada na tarde deste domingo, 27 de abril, Festa da Misericórdia, no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.
“Na alegria de estarmos juntos, de podermos escutar com atenção a Palavra de Deus, crescermos na fé e deixarmos essa palavra iluminar a nossa vida, que a participação na Eucaristia nos ajude cada vez mais a viver ainda melhor a nossa caminhada como cristãos”, motivou o cardeal.


A missa, que contou com a presença de inúmeros peregrinos, foi concelebrada pelo reitor do santuário, padre Jan Sopicki, pelo pároco da Igreja da Divina Misericórdia, Cristovão Sopicki, e pelos sacerdotes presentes.


“Celebrar a Divina Misericórdia é uma grande graça, mas também uma interrogação: porque as pessoas não experimentam a misericórdia de Deus em suas vidas? Por que as pessoas, armadas em seus corações, guerreiam, se machucam e se matam, e não são capazes de fazer a experiência do amor e da misericórdia de Deus?”, questionou Dom Orani.

Segundo ele, o que faz a diferença na sociedade é a experiência de sentir a misericórdia de Deus derramada no coração. “É a misericórdia que nos faz irmãos uns dos outros. Somos enviados como apóstolos para anunciar que um mundo mais humano é possível. Mas isso só pode acontecer por meio daqueles que crêem em Cristo, que experimentam a misericórdia de Deus em seus corações e dão testemunho”, afirmou o arcebispo.

Dom Orani anuncia que João Paulo II é o padroeiro da Pastoral dos Esportes na arquidiocese  
No início da celebração, o cardeal destacou a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, doada pelo santuário em Aparecida do Norte, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A imagem está percorrendo a Arquidiocese do Rio em preparação para a celebração dos 300 anos que a imagem foi encontrada no Rio Paraíba do Sul (SP).
A missa foi celebrada também pela canonização do Papa João XXIII e do Papa João Paulo II, que instituiu a Festa da Misericórdia, para ser celebrada no domingo após a Páscoa, conforme foi revelado no Diário de Santa Faustina. Na Eucaristia, o cardeal fez o anúncio de que São João Paulo II é o padroeiro da Pastoral dos Esportes na arquidiocese.
“Este santuário é lugar de envio de várias peregrinações esportivas, e sobre isso temos também hoje o lançamento do site dos Caminhos de Nossa Senhora. Trabalhamos para que a paz aconteça e para que a misericórdia de Deus desarme os corações, os egoísmos e nos faça viver cada vez mais a fraternidade, nos leve a construir a paz em nossa família, bairro e cidade”, afirmou o arcebispo.
No final da celebração, que foi transmitida pela Rádio Catedral FM 106,7, padre Jan parabenizou Dom Orani pelos seus cinco anos a frente da arquidiocese. O arcebispo tomou posse no dia 19 de abril de 2009, durante a celebração da Festa da Misericórdia.

Após a Eucaristia, aconteceu a procissão com o Santíssimo Sacramento e com o quadro de Jesus Misericordioso pelas ruas do bairro. Durante a procissão também foram levados os símbolos das Olimpíadas da Paz e um banner com a imagem do novo padroeiro.
Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Fotos: Felipe Apolinário
http://arqrio.org/noticias/detalhes/1997/todos-precisam-da-misericordia-de-deus

Nenhum comentário: