terça-feira, 17 de junho de 2014

Apóstolos Hoje - Maio 2014

Maria, a Estrela da Nova Evangelização


O Papa Francisco“EvangeliiGaudium” começa chamando para partilhar a "alegria do Evangelho" e, fundamentalmente, a alegria de conhecer Jesus Cristo. Conclui a exortação com o lugar de Maria como A Estrela da nova Evangelização e como a Mãe da Igreja que evangeliza. Como Vicente Pallotti, o Papa vê Maria centrada no espírito e compreensão da Nova Evangelização. Como membros da União do Apostolado Católico, nós reconhecemos o mesmo chamado que nos deu o nosso Deus, o Amor Infinito, no carisma doado ao nosso Fundador.
      Na época de São Vicente Pallotti, os desafios no campo da fé correspondiam aos nossos desafios. Embora não se falasse de uma sociedade global ou de uma época tecnológica, a falta generalizada de fé tem sido um fato tanto na vida interna da Igreja como em relação a sociedade. Foi muito além dos limites do Vaticano e de Roma. Então, como nós mesmos, Pallotti teve que lidar com os problemas que existiam diante dele. A inspiração que Deus deu a ele continha a necessidade de responder às necessidades dos tempos: pessoas e situações reais. Semelhante ao período do chamado de Pallotti, o mundo real ao nosso redor está gritando por um testemunho da presença de Jesus, nosso Senhor e Salvador, que não só caminha entre nós, mas que caminha conosco em nossas vidas. A tarefa não é diferente em 2014 do que era para o Fundador em 1800.

      - Dar nova vida à fé.

      - Iniciar uma nova faísca à caridade.

      - Lançar um novo estímulo pela unidade em Jesus Cristo.

      Vicente imagina que tudo isso acontecerá com a presença de Maria na Igreja, o Corpo de Cristo e, portanto, em nossos corações como membros desse Corpo. E aquela Maria, que é a Mãe de Jesus e que "age como uma mãe" para nós segundo a imagem de seu Filho. E a própria Maria do EvangeliiGaudium (nº 287), que é a mulher de fé, caminha na fé. E aquela que caminha conosco, luta conosco, e infundeincessantemente a presença do amor de Deus (cf. EG não. 286).
      Com este desafio diante de nós para proclamar Jesus ao mundo, Maria continua ser a luz que nos guia ao Espírito Santo neste itinerário de fé em direção ao serviço e a fecundidade (GE 287).



      Vicente nos apresenta a mesma luz no ícone de Maria de Nazaré como o lugar da preparação de Jesus para sua missão, onde Maria e José colocam uma base sólida para adquirir o "verdadeiro valor das coisas" [Cf. OOCC VII, p. 112}.Vivamos com Jesus de Nazaré, na humildade e na obediência ao Pai Celeste nesta experiência da Sagrada Família - em submissão à Virgem Mãe e São José, seu pai adotivo [OOCC XIII, p. 129]. Procuremos nos relacionar com outros apóstolos como membros de uma mesma família Palotina - uma família que está em uma missão apostólica.



      Com a realidade de uma sociedade global que perdeu o sentido de Deus, Maria, Rainha dos Apóstolos nos convida novamente para receber o Espírito Santo como no dia de Pentecostes e Pallotti nos convida a permanecer com Ele e com o espírito no mesmo Cenáculo de Jerusalém - um lugar de poder divino - onde estamos agora.

      "Onde quer que eu me encontre, entendo figurar-me e procurarei renovar muitas vezes esse sentimento de estar eu e todas as criaturas no Cenáculo de Jerusalém, onde os apóstolos estavam com Maria SSa., assim eu também me figurarei com a mais que enamoradíssima  Mãe Maria, e com o mais que diletíssimo EsposoJesus, os  quais tenho por certo que, como meus particularíssimos advogados farão descer sobre mim, e os outros a abundância do Espírito Santo "[OOCC X, p. 86}.
      Então, Maria, Estrela da Nova Evangelização nos orienta como famíliaPalotina para o seguinte:



         Dizer "Sim" eem uma atmosfera de Cenáculo proclamar Jesus ao mundo.

         Encontrar-nos presente no Cenáculo de hoje para receber o poder do Espírito

         Unir-nos com Maria na crucificação dentro da sociedade de hoje para a salvação do mundo.



      Finalmente, em nossa breve reflexão, estamos juntos com o Papa Francisco e nosso Fundador para assumir a inspiração de Pallotti - com a ajuda de Maria, Rainha dos Apóstolos –para cooperar com todos para a maior glória de Deus e em cada trabalho como uma trombeta evangélica chamando todos, convidando todos, despertando o zelo e caridade em todos [...], de modo que, na proporção das diversas necessidades da mesma Igreja de Jesus Cristo em todos os tempos presente e futuro com maior zelo de forma eficaz, e constantemente cooperar [...] a todas as iniciativas evangélicas do Apostolado Católico [OOCC I, p. 4-5]. 

Sr. Carmel Therese Favazzo, CSAC
Roma, Itália.

Perguntas para reflexão pessoal e comunitária:



Ø  Quais são as semelhanças entre esta reflexão na imagem de Vicente Pallotti, de Maria como apóstolos e aquela doPapa Francisco como estrela da nova evangelização?

Ø  Como essas imagens nos ajudam a renovar a nossa vocação de sermos apóstolos chamados pela Igreja para a Nova Evangelização?

Ø  Como podemos conectar como Vicente vê Maria como Rainha dos Apóstolos e como a vê Papa Francisco, Maria, Estrela da Nova Evangelização? O que podemos fazer de nossa parte para "dar nova vida à fé, acender uma nova faísca à caridade e lançar um novo estímulo para a unidade em Jesus Cristo" a fim de que Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos?
Oração (cf. EvangeliiGaudium, 288)



Maria, Rainha dos Apóstolos e Estrela da Nova Evangelização,

ajuda-nos a brilhar no testemunho de comunhão,

do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor para com os pobres,

paraque a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra

e nenhuma periferia fique sem sua luz.



Mãe do Evangelho vivo; fonte de alegria para os pequenos, Rogai por nós.

Amém. Aleluia.

Nenhum comentário: