sexta-feira, 19 de setembro de 2014

DOMINGO MISSIONÁRIO PALOTINO 5 DE OUTUBRO DE 2014


DOM HENRIQUE VIETER, APÓSTOLO FUNDADOR DA IGREJA CATÓLICA EM CAMARÕES

Por ocasião da celebração do centenário da morte do primeiro bispo palotino de Camarões, D. Henrique Vieter (1853-1914), falecimento acontecido a 7 de novembro de 1914 em Yaoundé, Camarões.
O nosso Domingo Missionário neste ano, dia 5 de outubro de 2014, é dedicado a esta importantíssima figura missionária. O Bispo Vieter foi importante para o nascimento e o desenvolvimento da Igreja em Camarões, e mesmo para o enraizamento de nosso carisma palotino em território alemão, na Polônia e em outras regiões do mundo, e do nascimento do ramo missionário das Irmãs Palotinas. Recordamos com muito afeto este nosso coirmão, arauto da evangelização de Camarões, rezando pela continuidade das suas obras apostólicas e sustentando-as em Camarões e em toda a família palotina. Que seu processo de beatificação já encaminhado em Camarões possa ter um êxito positivo.

1.      BREVE BIOGRAFIA
Gerardo Henrique (Gerard Heinrich) Vieter nasceu a 13 de fevereiro de 1853 em Cappenberg, na diocese de Münster, Alemanha, e foi batizado a 16 de fevereiro do mesmo ano. Recebeu a primeira comunhão a 25 de abril de 1866, e alguns meses depois, a crisma. Carpinteiro de formação, o jovem Vieter sempre sentiu o desejo de ser sacerdote. Deus escutou e realizou seu desejo encaminhando-o à comunidade dos Palotinos de Roma, onde foi acolhido pelo Reitor Geral, Pe. Faá di Bruno. Fez os estudos filosóficos em Masio, Itália, e a teologia na Gregoriana, de Roma, sendo premiado com uma medalha em Dogmática. A 8 de maio de 1887 foi ordenado sacerdote. Depois de um breve e bem realizado apostolado em Masio, como reitor da casa de formação, e em Caxias do Sul, Brasil, como capelão dos imigrantes italianos, foi nomeado Prefeito Apostólico em Camarões, em 22 de julho de 1890. Esta Prefeitura Apostólica foi criada a 18 de março de 1890 e confiada aos Palotinos. A 20 de dezembro de 1904 a Prefeitura foi transformada em Vicariato Apostólico e Pe. Henrique Vieter foi nomeado Vigário Apostólico, recebendo a dignidade episcopal na Catedral de S. Jorge, em Limburgo, a 22 de janeiro de 1905. Depois de um intenso trabalho apostólico em sua missão, faleceu em Yaoundé, a 7 de novembro de 1914, com a idade de 61 anos.

2.      OBRA MISSIONÁRIA EM CAMARÕES
O seu programa missionário não é só de evidenciar o “princípio de implantação”, ou “Plantatio Ecclesiae”, isto é, criar infraestruturas eclesiásticas (igrejas, escolas, comunidades), mas também aprofundar o “princípio de evangelização”, isto é, alcançar a conversão interior dos neófitos.

Os sacramentos e as associações religiosas (Bikoan) são utilizados por D. Vieter e seus companheiros como instrumentos para alcançar esta meta. Seis anos depois do início da evangelização de Camarões, o Papa Leão XIII, numa audiência no Vaticano, disse então: “Oh, aquele Prefeito de Camarões quero propriamente vê-lo muito bem” (‘Oh, quel Prefetto di Camerun devo vederlo propriamente bene”). Efetivamente as experiências que este westfaliano tinha adquirido em Masio e em Caxias do Sul, ajudaram-no a formar os Camerunenses para que se tornassem bons cidadãos e cristãos confiáveis. Eis porque utilizou a escola como método, por excelência, para a evangelização. Diversas escolas primárias e escolas profissionais são fundadas em todo o território missionário confiado aos Palotinos. O ponto alto deste programa educativo é a fundação da Escola Catequética de Einsiedeln, no sudoeste de Camarões, em1907, onde são formados brilhantes catequistas, uma genuína força trabalhadora e competente para ajudar os missionários. Os Camerunenses também deviam ser promovidos à dignidade sacerdotal, mas a Providência divina tinha decidido de maneira diversa. D. Vieter realizou este programa num momento muito difícil, porque muitos dos seus coirmãos morriam de forma inesperada pela malária ou febre negra. Naquela época, ir para a missão significava viver exatamente um lento martírio. Esta personalidade excepcional e única não aceitava qualquer idéia de seus Superiores da Alemanha ou de Roma, quando se tratava do interesse de Camarões. Duas decisões históricas assinalam a vida e a obra desse homem modesto, simples, piedoso e incansável em Camarões.

Primeiro: no início da evangelização, a 8 de dezembro de 1890, confia a sua missão e Camarões à materna proteção da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos. Em segundo lugar: a partir de 26-28 de setembro de 1906, organiza em Douala o primeiro Sínodo da Igreja de Camarões. Estes acontecimentos permitiram o desenvolvimento de uma Igreja florescente até a sua morte. Segundo as estatísticas feitas em 31 de dezembro de 1913, alguns meses antes de sua morte, acontecida a 7 de novembro de 1914, a Igreja de Camarões contava já:
·         37.597 cristãos batizados
·         15 estações missionárias
·         70 missionários Palotinos (34 sacerdotes e 36 Irmãos)
·         29 Irmãs Missionárias Palotinas
·         22 escolas elementares principais e 182 escolas elementares secundárias.
·         19.468 alunos, dos quais 17.650 rapazes e 1.818 moças.
·         259 rapazes aprendizes nos centros de formação profissional
·         79 mestres (insegnanti) autóctones.

Karl Ebermaier, governador alemão de 1912 a 1916, em Camarões, qualificou D. Vieter como “Bom Pastor do seu rebanho, Superior amado e adorado”. É possível comparar este fiel filho da Igreja Católica e fundador de um povo cristão em terra africana com S. Bonifácio (672-754), pai da nação alemã, ou a Santa Joana D’Arc (1412-1431), heroína e mãe da nação francesa. D. H. Vieter viveu segundo este versículo do Salmo 69: “O zelo de tua casa me devora” (Sl 69,10). É por isto que ele escolheu como lema de sua ordenação episcopal: “Ego servus tuus” = Eu sou teu servo), porque queria ser um humilde servidor da Palavra de Deus entre as pessoas. D. Vieter realizou em Camarões uma obra reconhecida como “excepcional” pelo Dr. Wilhelm Heirich Solf, Secretario de Estado da administração imperial das colônias, em Berlim.


O seu túmulo encontra-se em Mvolyé, um bairro de Yaoundé (a capital política de Camarões), onde D. Vieter fundou em fevereiro de 1901, entre os seus camerunenses, a primeira missão católica da região de Yaoundé. Sobre este túmulo poder ler a seguinte inscrição: “Os Palotinos, nossos pais na fé”.

3.      SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA PALOTINA E A CONTINUIDADE DA OBRA DE CAMARÕES
Mesmo sendo considerado apóstolo fundador da Igreja Católica em Camarões e pai fundador da fé neste país, D. Henrique Vieter contribuiu também para o desenvolvimento histórico da família palotina. Com efeito, graças ao empenho missionário de D. Vieter e de seus companheiros, os Palotinos puderam estabelecer-se na Alemanha, abrindo casas para formar novos missionários palotinos para evangelizar Camarões; na Austrália; e em várias nações da América Latina. O carisma palotino se estenderá também a outros países europeus vizinhos, como a Polônia, a Suíça e a Áustria. Tendo experimentado também a necessidade da educação e da formação das jovens camerunesas, em 1892, D. Vieter chama as Irmãs Palotinas para colaborar com ele em Camarões. Por isso, o ramo missionário das Irmãs Palotinas nascerá em Limburgo, na Alemanha, e com o tempo tornar-se-á uma congregação autônoma, realizando a visão missionária do Fundador Vicente Pallotti. Depois da interrupção, devida à primeira guerra mundial, em 1916, os Palotinos da Província Alemã de Limburgo, retornaram a Camarões em 1964, para continuar a obra começada por D. Vieter e seus companheiros.

Depois da celebração do centenário da Igreja Católica em Camarões, em 1990, abriram a sua primeira casa de formação chamando-a “Maison Henri Vieter” (Casa Henrique Vieter), em homenagem ao apóstolo fundador da Igreja em Camarões. Com a bênção divina das vocações locais, o primeiro sacerdote camerunense é ordenado em 1994. Depois do retorno dos palotinos, em 1993, na missão de Mvolyé, em Yaoundé, missão fundada por D. Vieter em 1901, nasceram o coro Henri Vieter e o Foyer Henri Vieter, em Mvolyé. O bom crescimento numérico dos Palotinos em Camarões os conduzirá a abrir também uma missão na Nigéria, onde o primeiro sacerdote será ordenado em 2010. 

Hoje os dois países formam a Região da Santíssima Trindade, com mais de 130 membros, entre Irmãos de consagração perpétua, de consagração temporária e candidatos do período introdutório, com o primeiro bispo palotino camerunense, D. Bruno Ateba Edo, nomeado a 5 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, como bispo da diocese de Maroua Mokolo.
Pelo convite de D. Jan Ozga, bispo da diocese de Doumé Abong-Mbang, as Irmãs Missionárias Palotinas da Província Polonesa retornaram a Camarões em 1998. São hoje umas 15 e iniciaram também a formação das jovens camerunesas, com a abertura de uma casa de formação. As Irmãs Palotinas empenham-se, sobretudo, no apostolado sócio-caritativo (educação, saúde, promoção humana, ‘adoção do coração’ para os meninos) em três dioceses de Camarões. A família palotina está hoje presente em Camarões e Nigéria. Os nossos coirmãos da Região da Santíssima Trindade, de Camarões/Nigéria, estão presentes em oito dioceses de Camarões e em duas da Nigéria. Fora do território de sua Região, trabalham ou estudam na Alemanha, na França, na Itália, nos Estados Unidos e na África do Sul. Seu empenho apostólico é visível nas paróquias, na formação dos jovens, na educação, no acolhimento e na gestão de um centro espiritual em colaboração com as Irmãs Palotinas. Com muita coragem e zelo, continuam a estupenda obra missionária iniciada por D. Vieter e seus companheiros. Hoje, em Camarões, há muitas instituições que levam o nome deste apóstolo e arauto da evangelização do país, como a Casa de formação dos seminaristas palotinos “Maison Vieter”, em Nkolbisson, Yaoundé, o complexo escolar palotino “Dom Vieter”, em construção em Yaoundé, o coro “Coral Henri Vieter”, da Basílica Maria, Rainha dos Apóstolos, de Yaoundé e diversas outras estruturas e associações que levam o seu nome.

As ofertas livres recebidas em todo o mundo palotino, durante este Domingo Missionário Palotino de 2014, servirão para ajudar a família palotina a continuar a obra missionária de D. Vieter em Camarões, sobretudo, para terminar a construção do complexo escolar Vieter em Yaoundé, e também para custear o processo de beatificação já iniciado em Camarões.

4.      PROPOSTA DE ANIMAÇÃO LITÚRGICA DO DOMINGO
MISSIONÁRIO PALOTINO DE 2014
Com a celebração do Domingo Missionário Palotino, queremos também propor-vos um modo de celebração. Antes de tudo, convidamos para o domingo, 5 de outubro de 2014, a todas as comunidades e obras palotinas a recordar na oração e nas celebrações eucarísticas, D. Henrique Vieter, primeiro bispo palotino e fundador da Igreja Católica Camerunense. Os textos litúrgicos serão aqueles do 27º Domingo do tempo comum “A”. Fazemos aqui uma sugestão para recordar D. Henrique Vieter nas homilias aos fieis presentes, tendo em conta as leituras da liturgia dominical, falar brevemente o que nosso coirmão fez para o crescimento do Reino de Deus em Camarões. Propomos-vos as orações dos fieis adaptadas à celebração do nosso Domingo Missionário Palotino de 2014.
ORAÇÃO DOS FIÉIS
Senhor, Jesus Cristo, tu nos chamas hoje a ser o teu novo povo que produz frutos para o reino de Deus. Pedimoste que dês a cada um de nós a mesma coragem e zelo que deste a Dom Vieter para tornarnos hoje bons servos na tua vinha:

 Cristo Jesus, Apóstolo do Pai, escuta a nossa prece

1.      Pela Igreja, pelo Papa, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que tem o encargo de animar as pessoas, para que encontrem em Deus a força e a coragem de realizar sua missão, rezemos.

2.      Por toda a família palotina, cuja missão é reavivar a fé e reacender a caridade, pedindo a graça de ser sempre mais audazes e profetas, em responder ao apelo da Nova Evangelização, possamos tornarnos verdadeiros discípulos missionários de Cristo, anunciando a Boa Nova e escutando o grito dos mais necessitados, rezemos.

3.       
     Pelos jovens, para que, conservando a coragem de dar e servir com alegria e colocando em prática a tua Palavra, façam renascer a esperança onde vivem, e produzam bons frutos que permaneçam para a vida eterna, rezemos.

4.      Senhor, rendemoste graças por Dom Vieter, que, Com desapego e coragem, ultrapassou as fronteiras para semear o carisma palotino no Brasil e, sobretudo, em Camarões, para que toda a nossa família palotina possa continuar a sua obra, rezemos.

5.      Pelos nossos irmãos e irmãs falecidos, sobretudo, por todos os missionários palotinos e palotinas que viveram a plenitude da fé, no serviço aos outros, Deus os acolha na sua misericórdia, rezemos.

6.      Por todos nós, para que, abrindonos à voz do Espírito, acolhamos a sua Palavra em cada momento e em cada escolha da nossa vida, e tenhamos sempre o desejo de construir uma sociedade fundada sobre a rocha do amor, da justiça e da fraternidade, rezemos.

Deus, nosso Pai, chamastenos a trabalhar na tua vinha, como fizeste a Dom Henrique Vieter, ajudanos hoje a sermos autênticos discípulos missionários, anunciadores com alegria, zelo e entusiasmo da tua Palavra no nosso mundo de hoje. Por Cristo nosso
Senhor.

Desejamos a todos uma boa celebração do Domingo Missionário Palotino, no próximo 5 de outubro.

Pe. Jean Bertrand Etoundi, SAC
Secretário Geral para as Missões

Nenhum comentário: