terça-feira, 23 de setembro de 2014

Noticiário UAC - agosto


Queridos irmãos e irmãs da União,
Temos o prazer de apresentar neste boletim uma iniciativa pastoral que se chama "Uma Luz na noite", em Ostia, Roma, preparada pela Irmã Sheena Madathiparambil CSAC, junto a outras notícias que vem da União.

1. UMA LUZ NA NOITE - Evangelização em Ostia, Roma:
Quando cheguei a Ostia, em 2012, foi organizado pelo Vicariato uma semana de missão para os jovens. Eu tive a oportunidade de participar e foi muito importante e enriquecedora.
Na verdade, foi decidido em conjunto com os animadores para continuar a cada mês, "uma luz no meio da noite". Era uma maneira de conhecer os jovens e famílias e convidá-los para a nossa Igreja de Santa Teresinha para estar diante de Jesus. Esta iniciativa foi bem recebida por minha comunidade como um chamado do Senhor e uma bênção, por isso, abrimos as portas do coração e da Igreja a Cristo para que os nossos irmãos e irmãs pudessem entrar. O Papa Francisco está nos empurrando tanto para que tomemos cada vez mais consciência da nova evangelização e este convite é uma oportunidade aberta a todos para encontrar Cristo, para fazer emergir a sede que todo mundo tem de conhecer a Verdade dentro de si mesmo, para colocar no coração de Cristo os nossos desejos, nossas dores e nossas esperanças. O encontro com Cristo geralmente não deixa ninguém indiferente, há sempre uma faísca que se acende e se abre a um novo caminho.
Tudo inicia com o encontro dos animadores: reunimo-nos em nossa comunidade de Santa Teresinha, comemos uma pizza juntos, partilhamos nossas experiências, dividimos os compromissos e, antes da vigília, vamos à igreja para vivermos juntos um momento de oração entre nós.
Em seguida, o sacerdote dá o mandato aos quatro grupos: um da evangelização, outro das músicas, um da acolhida e outro da oração. O grupo da evangelização sai e vai lá onde se encontram os jovens e dirigem-lhe o convite, e quem aceita vem acompanhado, em frente à Igreja. Ali, os jovens são acolhidos por outro grupo que entrega um pedacinho de papel a cada um, onde cada um escreve o que o coração lhe sugere. Cada pessoa é acompanhada até Jesus na Eucaristia com uma luz na mão, para um tempo de oração pessoal. Deixa o bilhete diante do Senhor, e toma outro com uma frase da Palavra de Deus. Na Igreja há sempre a presença de sacerdotes que se dedicam às confissões.
Nessa experiência, descobrimos que se aproximaram os jovens ou famílias que há muito tempo não entravam na igreja e durante anos não se confessavam. Eis a graça de Deus está pronta para agir quando lhe damos possibilidades.
Quem quer deixa o seu endereço de e-mail para receber a convocação da reunião seguinte. Todos os meios são bons para se comunicar e espalhar o amor de Cristo, e nós, como Palotinos e Palotinas, devemos interpretar os sinais dos tempos, trabalhando com todos aqueles que pretendem trabalhar, a fim de conhecer a Cristo e o Reino de Deus.
Na minha experiência, percebi que um jovem para realizar-se deve nascer e crescer na racionalidade e liberdade, para ser capaz de viver no amor. Às vezes, um jovem passa por crises por um amigo que veio a faltar, ou por pequenas falhas, ou por falta de decisão e dificuldade em aceitar-se como é. Os jovens têm dificuldade em aceitar o sacrifício e a renúncia. Acima de tudo, tem muito medo em fazer escolhas definitivas para o futuro de sua vida. Para ouvi-los e compreendê-los melhor é preciso muita paciência, mas acima de tudo muito amor. Os jovens amam e sentem necessidade de serem compreendidos e amados. Para compreendê-los melhor é importante conhecer e ter contato com suas famílias. É preciso muita coragem para fazer tudo com amor, como fez o nosso querido Padre Vicente Pallotti, e sempre, fazer tudo para a glória de Deus.
Tive a graça de participar do curso Palotino e ele me confirmou na minha escolha de vida e de amor ao Fundador e a espiritualidade que nos deixou como presente.
Encontramo-nos, minha comunidade e os confrades Palotinos nesta missão quase involuntariamente e com escarça informação, mas o amor ao nosso carisma nos fez abrir-nos e convenceu-nos a buscá-la e torná-la nossa.

2.  Notícias da UAC na Austrália
O presidente do CCN, Cheryl Sullivan, deseja partilhar dois eventos: o primeiro,
1. a morte de dois membros de longa data na União, e, portanto, uma oportunidade um pouco triste,
2. o início de um caminho, uma noite em que vinte e uma pessoas se inscreveram para iniciar a formação na União, a fim de assumir um compromisso.
Então, como muitas vezes acontece na vida, temos fins e início que se encaixam.
Pat Heywood morreu no dia 16 de julho de 2014. Muitos de vocês podem lembrá-la nos dois Congressos Geral da UAC, na Polônia e em Roma. Pat passou mais de 50 anos de sua vida, seguindo a visão de São Vicente - como professora/educadora, colaboradora na sua paróquia, amiga de muitos. Quando a UAC foi estabelecida formalmente, acompanhada pela promulgação do Estatuto Geral, Pat aceitou o papel de funcionária executiva, criou a Conferência Anual de Walter Silvester e desenvolveu o Fundo São Vicente Pallotti para as Bolsas de Estudo, que oferece bolsas de estudo para leigos, capacitando-os para completar sua formação, participar de conferências, realizar um trabalho específico, tudo com o objetivo de melhorar os resultados apostólicos das pessoas com quem trabalha. Pat trabalhou em cada uma dessas funções com competência e diligência, sempre procurando novas maneiras de tornar viva a vida e o carisma de São Vicente na diocese.
A segunda vida que gostaria de refletir é de Betty Spence. Betty morreu 26 de maio de 2014, mais uma mulher que seguiu o carisma de São Vicente para a maioria de seus mais de 90 anos de vida. Ela era uma esposa e uma mãe, e amiga de muitos. Betty e seu marido Jim (que o precedeu) trabalhou por muitos anos no Colégio Pallotti Millgrove e continuaram a viver no local, ajudando e participando da vida e obra do colégio. Viveu o apostolado em sua vizinhança, indo constantemente a todos aqueles que tiveram contato com ela; de fato, era raro visitar a casa de Betty sem encontrar outros lá e tinha uma incrível capacidade de ouvir. Uma das palavras de Betty mencionadas em seu livro da Missa: "A minha casa é pequena - não é uma mansão de um milionário - Mas há espaço para o amor - e há espaço para os amigos - É tudo o que me interessa". O não ver Betty na Eucaristia dominical no Colégio Pallotti é uma pergunta tocante de sua vida fiel e cheia de amor. Por isso, duas mulheres que viveram suas vidas de forma tão diferente, e de forma plena, cada uma segundo a sua vocação específica, no espírito de São Vicente. Quando São Vicente recomendou a nunca desistir no trabalho apostólico, porque se fizesse isso, trabalharia por obrigação, em vez de amor, creio que tinha em mente pessoas como Pat e Betty. Ambas as mulheres certamente viveram suas vidas no apostolado, trabalhando por amor. 
Mudando de assunto, domingo, 17 de agosto, um grupo de mais de trinta pessoas se reuniram na paróquia de Santo Christopher Syndal, uma paróquia Palotina por muitos anos com paroquianos plenos do espírito de São Vicente, para um evento intitulado "Venha e veja a UAC. "Lorraine, a colaboradora da formação da UAC, incentivou-nos a manter esta noite para convidar pessoas que tinham um conhecimento prévio de Vicente para ouvir mais, e oferecer-lhes uma oportunidade de participar da formação com a intenção de considerar a possibilidade de assumir o compromisso de tornar-se membro formal da União. Os convites foram enviados para as pessoas em geral em outras paróquias administradas pela Sociedade e durante a noite mais de trinta pessoas se reuniram. Os eventos noturnos moldaram o carisma de São Vicente e o papel fundamental da UAC em sua visão, fornecendo também uma visão geral do processo de formação e concluindo com uma refeição compartilhada. Mais de vinte pessoas manifestaram seu desejo de participar no processo formativo - portanto, é um novo momento emocionante para nós, na Austrália, e oramos para que, com esta formação muitos outros irão descobrir sua vocação específica e, por sua vez, continuarão a tornarem-se "o amor de Deus para todos aqueles que encontrão”. Continuemos a rezar em conjunto e com o outro.

3. ENCONTRO ANUAL DA UAC NA COSTA DO MARFIM
O encontro anual da União foi realizado 06 a 9 de junho, durante o fim de semana de Pentecostes, no Centro de Exercícios Espirituais Betânia, perto da Paróquia Palotina Salvador Misericordioso em Yopougon, Abidjan. Participaram cerca de 25 membros da União, membros dos conselhos locais de Yamoussoukro, Grand Bereby e Yopougon, que se reuniram para rezar e refletir sobre a vida da União, dias que foram marcados por sessões de oração e de formação.
Foram três apresentações durante este encontro. O primeiro, realizado por P. Franck Allatin SAC, delineou as bases para um fecundo apostolado: união e configuração a Cristo, uma forte convicção e visão, o conhecimento do contexto cultural em que se exercita o apostolado e a busca e desenvolvimento das competências. Sem perder tempo iniciou-se ainda a reflexão e o debate sobre este tema laborioso. O segundo foi dado pelo P. Gerard Kamegeri SAC, que apresentou os diferentes aspectos da espiritualidade palotina com ênfase no tema da sequela Christi. O terceiro foi animado pelo padre Zenon Bazan SAC, que falou da crise nas várias fases de maturidade humana. Após as sessões, os participantes falaram da vida da União em geral. Cada comunidade local apresentou um relatório sobre seus projetos, desafios e atividades. Alguns conselhos locais crescem bem com a inclusão de novos membros, enquanto que a de Yamoussoukro está perdendo a motivação. Depois destes relatórios, o CCN apresentou o seu relatório anual e financeiro, que foi aprovado pela Assembleia. O relatório apresentou as dificuldades de todos os membros do CCN para encontrar-se devido às distâncias de seus locais de residência e os custos resultantes destas reuniões.
Uma das principais vantagens deste encontro anual é a escolha de um tema comum para toda a União na Costa do Marfim. Após a troca de ideias, o tema escolhido para este ano é: "Família, lugar de evangelização e santificação". Cabe a cada CCL organizar atividades e sessões formativas voltadas para a família. Então, na próxima reunião anual, iremos avaliar o que será feito em cada entidade. Foram apresentados durante o encontro anual os três novos membros, que fizeram o seu Ato de Compromisso Apostólico em janeiro, Sr. Alexis Kolga, Sr. Maurice Kentega e Sr. Elie Zongo, todos de Grand Bereby. O CCL Grande Bereby em seguida, recebeu o incentivo de toda a assembleia, uma vez que se mantém fiel ao seu compromisso, mesmo que exerce seu apostolado em condições extremamente difíceis.
No final dos três dias de oração e reflexão, os participantes foram incentivados pelo presidente do CCN, Christine Boussou, a manter vivo o carisma palotino, tendo em conta a realidade do nosso país. A sessão anual do próximo ano será realizada em Yamoussoukro, durante o mesmo período.

Nenhum comentário: