quinta-feira, 19 de março de 2015

Mãe Peregrina em Odivelas


A paróquia de Odivelas no dia 15 de março recebeu  a imagem da Mãe Peregrina, Rainha da Nova Envangelização da Europa.
A paróquia de Odivelas fez ligação neste movimento da Mãe Peregrina na qual existem 13 missionarios, dai a Mãe vir visitar-nos e estar connosco na celebração eucarística que decorreu as 12h na matriz. Missionarios da Mãe Peregrina e grupo de jovens marianos, Legião de Maria, casais de Nossa Senhora e Famílias de Nazaré uniram-se em receber e estar em oração orientando o momento de oração para toda a comunidade. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. João Francisco.


Acolhemos entre nós a visita da Mãe Peregrina, Rainha da Nova Envangelização da Europa. Esta imagem coroada  em setembro de 2012 vem do santuário original de Schoenstatt, fazendo um caminho por vários países da Europa. Já em 2010 ela nos visitou e nessa altura coroámos muitas imagens que habitualmente visitam as nossas famílias. A coroa é símbolo do nosso amor e da nossa entrega, da nossa gratidão e da nossa confiança, perante situações concretas em que nos vemos necessitados da ajuda de Nossa Senhora, nossa Mãe. Neste tempo confiamos-lhe o desafio da Nova Evangelização. Com Maria, queremos viver a alegria do Evangelho, que nos impulsiona à renovação da nossa vida e das nossas comunidades.



Nossa Senhora visita-nos com a mensagem da aliança de amor, a partir do seu santuário, Ela fortalece a nossa  fé no Deus da aliança e ajuda-nos a viver essa fé na nossa vida quotidiana. Nossa Senhora visita-nos no tempo da quaresma e traz-nos um convite à conversão missionaria de cada pessoa e cada comunidade. No espirito da exortação "Alegria do Evangelho", a visita da imagem peregrina é uma oportunidade para a conversão. “Ao pé da cruz, na hora suprema da nova criação, Cristo conduz-nos a Maria; conduz-nos a ela, porque não quer que caminhemos sem uma Mãe; e, nesta imagem materna, o povo lê todos os mistérios do evangelho". Começamos com a celebração eucarística em que Carla Farelo membro de Schoenstatt passou a Mãe a o Pe. João Francisco para iniciar a celebração.


Os jovens marianos fizeram guarda de honra a Mãe peregrina marcando a sua entrada ate ao altar. A Legião de Maria, casais de Nossa Senhora e missionarios junto com o Pe. João Francisco entramos em procissão. Foi um momento eucarístico com grande bênçãos. A seguir a celebração os grupos continuaram em oração com a comunidade. Cada grupo foi oferecendo as suas orações e pedidos. Tivemos um momento em que cada pessoa que esteve presente foi ao encontro da Mãe entregando o capital de graças (agradecem, oferecem e fazem o pedido). De seguida tivemos a recitação do terço em que cada grupo rezou o mistério do rosário e o 5 mistério rezamos todos em comunidade.



Depois tivemos a despedida da Mãe ter  passado por a paroquia de Odivelas alguns missionários  com alguns elementos fomos depois ao santuário de Schoenstatt de lisboa a entregar a Mãe para passar para outra paroquia. Chegamos ao santuário tínhamos algumas irmãs a nossa espera. Entramos no santuário cantando fizemos a oração da despedida. E de seguida a paróquia de Odivelas fez a passagem da Mãe para a paróquia de S. Pedro do Cartaxo. “A Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt procura um lugar de repouso. A partir do seu santuário, ela quer colaborar para que no coração da Europa a própria europa encontre novamente o caminho para cristo”. Tudo indica que a igreja futura, que os seculos futuros, sejam marcadamente marianos.

Feliz daquele que é chamado por deus para cooperar neste trabalho! Feliz daquele que é chamado a participar com Deus nesta missão mariana! Se somos chamados, podemos considerarmo-nos felizes e podemos estar seguros de que a Nossa Senhora se mostrara agradecida em todas as situações - mensagem Pe. Jose Kentenick fundador do Movimento Schoenstatt. Ela é grande missionaria - Ela fara milagres, nada sem ti, querida Mãe, nada sem nós.
Fátima Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Evitem os erros ortográficos, será lido por muitos internautas.
Deus, Cristo, Jesus devem ser palavras escritas com a primeira letra maiúscula. Afinal se os Cristãos são os primeiros a "desrespeitarem" estes nomes santos que podemos esperar dos outros?
Fica o meu contributo como Cristão.