sexta-feira, 20 de março de 2015

Via Sacra Viva em Cachoeiras de Macacu


Uma procissão para lembrar os últimos momentos da vida de Cristo ganhou uma nova conotação na Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu. Agora, ela se chama “Via Sacra Viva”, com direito a encenação nas ruas, percorrendo diversos bairros do primeiro distrito do município.
Na sexta-feira (13), a “Via Sacra Viva” esteve no bairro da Boa Vista, importante balneário turístico de Cachoeiras, que teve um grande aumento populacional nos últimos anos. A atividade foi iniciada na Capela de São Jorge, onde foi apresentado o primeiro ato, com a condenação de Jesus à morte na cruz. Em seguida, os atores foram seguindo a procissão, que durou mais de uma hora, passando por diversas ruas do bairro, e sendo reverenciada pelos moradores.
Conforme os atos eram encenados, vários curiosos paravam para assistir o que acontecia. Após acompanhar todo cortejo carregando a cruz e recebendo chibatadas, Jesus foi crucificado e seu corpo colocado no sepulcro – encerrando a procissão. A encenação foi organizada pelos Encontros de Adolescentes e de Jovens da paróquia (EAC e EJC) e contou com o apoio de membros de outras pastorais e movimentos. A próxima “Via Sacra Viva” será no dia 20 de março, às 19h, no bairro Tuim.
Fernanda Aires

Nenhum comentário: