segunda-feira, 6 de junho de 2016

Imagem peregrina em Cachoeiras de Macacu

“Mãe admirável, ó mãe peregrina! A sua visita aquece e ilumina”. O trecho da conhecida canção é suficiente para resumir a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida pela Matriz Paroquial Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, nesta quinta-feira (02/06).
Nos olhos de cada paroquiano era possível ver a devoção por aquela pequena réplica que, com sua simplicidade, acalenta os corações com sua grande representatividade. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi recepcionada pelos paroquianos na Capela Nossa Senhora da Glória, na localidade de Boca do Mato, por volta das 16h. Apesar do horário, pois muitos só saem do trabalho às 17h, vários devotos foram ao local para a acompanhar a peregrinação até o Centro da cidade.
- Temos que aproveitar este momento especial para fazer as nossas preces a nossa Mãe, pois ela sempre escuta seus filhos e, com carinho intercede por todos nós. Peçamos então para que ela cuide especialmente das nossas crianças, das nossas famílias e dos nossos idosos, comentou o Vigário Episcopal Sede e Pároco de Cachoeiras, Pe. Lucas Kaczmarek SAC.
Em carreata, mais de 10 carros acompanharam o trajeto da imagem peregrina pela RJ 116 até o Hospital Municipal Celso Martins. Pe. Lucas também visitou a sala de trauma, onde estão os pacientes mais graves, e fez uma oração não só pelos doentes, mas também pelos seus familiares. Dando prosseguimento ao roteiro, o carro que conduzia a Padroeira do Brasil passou pelo Centro da cidade. O “buzinaço” promovido pelos paroquianos chamou a atenção de quem estava pelas ruas e também nos comércios. Nossa Senhora Aparecida ainda foi levada ao Parque Veneza, que tem a santa como padroeira, e sempre a festeja com uma Santa Missa campal no mês de outubro.
Antes de chegar a Matriz, a réplica passou pela Prefeitura de Cachoeiras de Macacu. Mesmo com o expediente já encerrado, a chegada da imagem era aguardada pelo Prefeito, Cica Machado, secretários e um grupo de funcionários do governo municipal.
- Pedimos a Nossa Senhora Aparecida uma bênção especial para o nosso município, pelos nossos governantes, para que esta prefeitura seja um lugar de paz e de justiça, pois centenas de pessoas passam por esses corredores todos os dias, várias decisões são tomadas aqui, e Cachoeiras precisa muito da paz e do amor de Cristo, disse Pe. Lucas durante a oração.
Mesmo sendo um dia de semana, dezenas de pessoas aguardavam Nossa Senhora Aparecida na Igreja. Somente por volta das 18h30 a imagem peregrina chegou a Matriz, sendo recepcionada pelo Vigário Paroquial, Pe. Denis Alves SAC, onde houve a adoração ao Santíssimo Sacramento.
- Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças... Maria nos ama tanto que se faz presente de várias formas para estar junto de nós, seus filhos – destacou o sacerdote.
Antes da celebração, o grupo da Legião de Maria fez a oração do Santo Terço, juntamente com os paroquianos presentes. Já durante a homilia, Pe. Denis reafirmou que Maria é uma poderosa intercessora na defesa de seus filhos, e que devemos sempre confiar nela.
- Hoje a nossa mãe veio ao nosso encontro, está aqui em nossa paróquia, e muitos de nós temos vários pedidos. Faça a sua oração, de coração aberto, e peça a intercessão de Nossa Senhora. Pode ser que ela não conceda a graça que você quer, mas com certeza, te atenderá com o que você precisa, comentou.
Após a Santa Missa, os presentes puderam acompanhar uma emocionante coroação, preparada pela Catequese. A encenação, que já havia acontecido no domingo 29 de maio, encerrando o mês de Maria, foi modificada para coroar Nossa Senhora Aparecida. As crianças estavam caracterizadas como várias santas e, no final, distribuíram medalhas e fitinhas de Nossa Senhora Aparecida. Na manhã desta sexta-feira (03), vários fiéis também estiveram na Matriz, aproveitando os últimos instantes com a imagem peregrina. Aberta desde às 8h, muitos paroquianos que não puderam ir à igreja na quinta-feira aproveitaram para fazer suas orações a Mãe Aparecida.
Texto e fotos: Fernanda Aires

Nenhum comentário: