quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pastoral da Criança em Cachoeiras de Macacu

Novos membros, meses de reestruturação, dezenas de reuniões e encontros de capacitação. Essa é a atual rotina da Pastoral da Criança da Matriz Paroquial Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu. O novo grupo foi apresentado à comunidade no domingo (19/06), durante a Santa Missa das 10h, e receberam a bênção do Vigário Episcopal Sede e Pároco local, Pe. Lucas Kaczmarek. O envio para a missão acontecerá no mês que vem, com a bênção do Vigário Paroquial, Pe. Denis Alves.
- Muitas pessoas já ajudaram muito neste trabalho...uns continuam, outros vão nos ajudar em outro setor da igreja, alguns chegaram, porém o mais importante é não parar, pois existem várias famílias que aguardam por essa ajuda, cuidado e viva demonstração de amor ao próximo – enaltece Pe. Lucas.
Uma vez por mês, sempre as sextas-feiras, o atual grupo da pastoral, coordenado por Dona Penha de Souza Rocha, se reúne para o curso de capacitação. Quem acompanha esse processo é a Coordenadora da Pastoral da Criança da Diocese de Nova Friburgo (setor 160), Veridiana de Araújo.
- Hoje temos três líderes, atendemos 34 famílias de três comunidades da paróquia, que recebem assistência contínua do nosso grupo. A tendência é que esse número aumente nos próximos meses, após o término da capacitação – diz Célia Tavares, que participa do curso para, posteriormente, se tornar membro da equipe.
A atuação principal da Pastoral da Criança é acompanhar a gestação das grávidas, o nascimento da criança e seu desenvolvimento até os seis anos. Mas a missão não se resume somente a isto: é preciso disponibilidade e muito amor para visitar as famílias.
Texto e foto: Fernanda Aires

Nenhum comentário: