quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A Missão País

SOMOS MISSIONÁRIOS UNIVERSITARIOS: FAZEMOS MISSÃO PAÍS
Missão País é um projeto católico de universitários. Tem como objectivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

O Pe. Juliano Guilherme SAC foi apontado há um ano - como director espiritual para acompanhar e viver esta belíssima Missão,- por uns  jovens estudantes da Faculdade ESTESL ( Escola Superior De Tecnologia Da Saúde De Lisboa - Universidade em Lisboa, Portugal).


Segundo esta agradabilíssima missão alinhada com a juventude de Lisboa, foi incrível pois somos instrumentos de Deus de levar a alegria às pessoas que estão distantes das cidades grandes, movimentadas e barulhentas; mas o melhor de tudo, é que a Evangelização é realizada sem precisar de dotes de fala, de conhecimentos acadêmicos; basta simplesmente a sua presença, ser totalmente ouvido para as pessoas que encontram e encontrarão connosco.


O tema da Missão País de 2016 foi: “ALEGRA-TE FOSTE ENCONTRADO!” ou seja, o objectivo da Missão País é irmos ao encontro das pessoas, conhecer pessoas e conforme abertura, consolá-los diante de seus históricos de vida; portanto, visitamos às famílias batendo em porta em porta (chamado a equipa da “porta a porta”), visitamos os lares dos idosos, vistamos as escolas, creches e outros lugares , como pessoas reunidas no Café, na Bombas de combustíveis, nos supermercados ...enfim.



O período de missão dá-se dentro de uma semana normalmente na altura de fevereiro; há momentos de dinâmicas, de orações aos missionários jovens chamados de momentos de missão interna (são as formações espirituais imediatas para partimos em missão externa, a missão propriamente dita. E ao aproximar do final da semana de Missão, é realizado um belo momento de confraternização com as pessoas, com as famílias que foram visitadas pelos jovens estudantes missionários aos longos dos dias. É simplesmente incrível a experiência! E este ano estamos a aguardar o próximo tema anual que será apresentado dentro de alguns dias. Todos nós jovens missionários estamos ansiosamente à espera! Abaixo veremos informações da estrutura geral da Nossa Missão País.
Abaixo veremos informações da estrutura geral da Nossa Missão País.



A Missão País é um projecto católico que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal, de Braga a Beja passando pelo Porto, Lisboa e Coimbra. As Missões são semanas de apostolado e de acção social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre.
Todos os anos, milhares de jovens partem em Missão para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço.



Todos os que vivem esta alegria em Cristo são chamados a missionar e contagiar corações! E, para isso, não é preciso ir para longe, para os confins do Mundo. Podemos e devemos missionar aqui no nosso país (Portugal), que tanto precisa de nós para continuar a:
“Inspirar gerações que vivam a Fé Católica em Missão”!



Este projecto nasceu duma dupla vontade dos estudantes:

1. A de entregar parte do seu tempo à missão;
2. A de ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus.
Sendo o seu local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus.

Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária - Nossa Senhora - deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, poderá não ser claro como uma semana de missão poderia satisfazer tal desejo.
No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade.


Os missionários partem em grupos de cerca de 50 da sua faculdade. A semana de missão está dividida em três partes complementares: missão externa, missão interna e missão pessoal.

Missão Externa
Os missionários dividem-se em grupos mais pequenos – comunidades – e fazem-se à estrada!
Põem-se ao serviço em diversas instituições (lares, hospitais, escolas, ATL’s, Santa Casa da Misericórdia, entre outros).
Vão também “porta-a-porta”, em pequenos grupos, visitar casas de pessoas com o intuito de evangelizar, ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia!
O culminar da semana dá-se com duas actividades abertas à população: um teatro, representado pelos missionários, e uma vigília de oração.
Missão Interna
Nesta semana, os universitários procuram viver a equação: missão = voluntariado + oração.
Assim, além do serviço aos outros, a oração é também um ponto fundamental! A espiritualidade das missões é guiada por um lema anual que tem como objectivo refletir a situação atual do mundo e do país.
Os missionários encontram-se com Jesus na missa diária. Todos os dias é lançado um tema relacionado com o lema, sobre o qual os missionários são desafiados a reflectir nas orações da manhã e da noite.
Missão Pessoal
A missão pessoal consiste na aprendizagem que cada um faz durante a semana de missões e que traz consigo para o dia-a-dia. A experiência de ser instrumento nas mãos de Deus, provoca um conjunto de pequenas transformações interiores, que devem ser apreendidas por cada um. Os momentos de oração individual e de partilha são fundamentais para cultivar a missão pessoal.
Enquanto missionários, somos chamados a viver estas três missões de forma plena. É transformador para a nossa vida fazê-lo verdadeiramente.


A Missão País inspira porque transforma a vida das pessoas, não só dos missionados como dos Missionários. Ao deixar-nos surpreender por Deus, experimentamos verdadeiras mudanças e conversões interiores.
As diferentes gerações da Missão País vivem uma experiência real de comunhão entre os diferentes carismas da Igreja. Os diferentes movimentos e espiritualidades aprendem a conhecer-se, a valorizar-se e a trabalhar juntos para o mesmo fim.
A Missão País prepara-nos para a viver a Fé de uma forma mais comprometida no dia-a-dia. Em cada semana de missão cada um vive já o que significa comprometer-se verdadeiramente a partir da Fé.
A Missão País, como projecto católico, tem a sua fonte no encontro pessoal com Deus. Os momentos de oração na capela de cada missão são o lugar onde Deus nos envia e nos recebe todos os dias.
A Missão País desafia-nos a viver em estado permanente de Missão através da entrega e serviço aos outros. Durante a semana de missões temos as condições ideais para aprender a viver o mandamento de Jesus. Sem amor ao próximo, não há Missão.
Isto é Missão País! por isso junto com os jovens universitários, realizamos aquilo que o São João Paulo II dizia: "a Igreja será Jovem quando o Jovem for Igreja".

Nenhum comentário: