segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Fechamento da Porta Santa no Santuário da Divina Misericórdia / RJ

A Porta Santa do Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia (Rio de Janeiro) foi aberta no dia 13 de dezembro de 2015. Nestes 11 meses, passaram por aqui, pelo menos 9500 peregrinos, 70 caravanas!  Mas o este ano Santo Extraordinário chegou ao fim. A programação da cerimônia do fechamento da Porta Santa foi realizada durante uma semana. Uma excelente iniciativa dos jovens da nossa paróquia.
Iniciamos com palestras que se estenderam por toda a semana: A Moral Católica, Família, Aborto, Drogas, Teologia do Corpo, Ideologia de Gênero e A Misericórdia de Deus. Palestrantes de outras paróquias, testemunhos de conversão, enriqueceram estes dias.
Já no domingo, tivemos uma programação, mais extensa, mas riquíssima!  Iniciamos na Hora da Misericórdia, rezando o Terço diante de Jesus Sacramentado. Em seguida, Pe. Jan Sopicki, palestrou sobre “A misericórdia de Deus”; Lembrou-nos das parábolas da Misericórdia, do Falou-nos, também, de outra imagem de misericórdia: a imagem do samaritano que carregou o doente nas costas arranjou-lhe abrigo e pagou por seus cuidados. “Aquele que era desprezado por todos foi o único capaz de ser misericordioso com o próximo. Precisamos refletir, sempre, sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus e que a ressurreição é um ato divino, é a vitória final de Jesus.” Refletiu também sobre algumas passagens do Diário de Santa Maria Faustina Kowalska. Encerrou a palestra com dois questionamentos: qual o seu propósito de misericórdia? Que obra de misericórdia você quer realizar?  Por fim, repetiu o rito de passagem pela Porta Santa, com os fiéis que estavam presentes na Igreja.
Em seguida, outro momento de formação, mas através da música com o grupo musical: “Frutos de Medjugorje”. Momento de louvor, cura interior, testemunho, pregação!


A Santa Missa celebrada por pelo Cardeal Dom Orani, pelo Vigário Episcopal Pe. Nivaldo Junior, e sacerdotes palotinos. Ao final da Santa Missa, iniciou-se o rito do fechamento da Porta Santa, com cânticos, e orações.

Solenemente, numa simplicidade e num silêncio quase que absoluto, a Porta foi fechada, e  assim, o “Ano Santo” no nosso Santuário,  se encerrou...  Solenemente, numa simplicidade e num silêncio quase que absoluto, a Porta foi fechada. Olhos marejados, sim, alguns com certeza. Mas principalmente não podemos deixar de pensar que a Porta foi aberta, a oportunidade da conversão, da reconciliação com Deus também.

Filas intermináveis no confessionário deixaram a certeza que as palavras de Jesus não foram em vão: Escreve: Antes de vir como justo Juiz, abro de par em par as portas da Minha misericórdia. Quem não quiser passar pela porta da misericórdia, terá que passar pela porta da Minha justiça... Diário 1146
Fotos:  Marcos Vinícius Barradas PASCOM do Santuário da Divina Misericórdia

Marita Conrado Veiga   MDM

Nenhum comentário: