sábado, 26 de novembro de 2016

OS JOVENS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DA VIDA!

Olá! Sou Pe. Juliano Guilherme SAC e estou a completar 10 meses como director espiritual dos jovens da cidade de Lisboa (capital portuguesa) bem empenhados a fazer acontecer missão através de um nobre movimento ao serviço à Vida.

Movimento Serviço à Vida (M.S.V.)

Miguel Meneses, Jovem universitário e missionário da Missão País cá em Portugal ( e do qual faz parte também  do MOVIMENTO SERVIÇO À VIDA), - convidou  ao Pe. Juliano Guilherme, SAC  há quase um ano, para conhecer o grupo missionário do Movimento Serviço à Vida; e, começou também a agarrar está linda causa missionária; acompanhando os jovens missionários do M.S.V.  através de uma direcção espiritual mensal.

A estrutura formativa dos jovens em missão

A estrutura de formação dos novos missionários é realizada através de um calendário anual donde quinzenalmente em cada mês é intercalado com um momento espiritual, com orações e textos direcionados a manter a disponibilidade, a perseverança e o propósito de estar ao serviço da vida daqueles mais necessitados em nossas periferias sociais e principalmente existenciais; e o outro momento é o de conferências de temas da actualidade que alinham os jovens missionários a estarem bem afincos com a realidade do mundo presente; há momentos de actividade práctica como dinâmicas ao ar livre, ou seja, que são realizadas fora da sala das reuniões, a fim dos missionários obterem dos contextos, uma percepção da realidade, e poder perceber os grandes desafios que contém em nossas sociedades; pois Deus sempre emite sinais de esperança no meio das grandes agitações do dia-a-dia (as reuniões de encontros, normalmente dão-se na grande cidade, capital: Lisboa, Portugal).
Missão mensal na Região do Algarve, Sul de Portugal.
E em cada final de mês os jovens ingressam na parte propriamente missionária: vão à Alcoutim (será citado detalhes a seguir o texto); viajam durante 4 horas até a esta cidade da qual pertence a região do Algarve, este-sul do país e que faz  fronteira com o território da Espanha. Tal cidade, é cuidadosamente bem acompanhada pelos membros da MSV há anos, devido a uma pesquisa que revelava a ter um alto nível elevado de pessoas que atentam contra a própria vida; eis porque é uma cidade tão especial aos olhos dos jovens missionários do Movimento Serviço à Vida! E no final do Ano pastoral, é realizado um retiro espiritual com os membros da MSV local, alimentando a espiritualidade missionária com reflexões e momentos de silêncio e depois partilhas, terminando com a celebração da Eucaristia do qual encerra o retiro e, ao mesmo tempo, são enviados para a próxima missão que se segue.

Proposta missionária

Por fim, a proposta missionária que há no calendário final do ano pastoral europeu é o projecto verão que se realiza no meado do mês de junho a julho. Deste ano pastoral, com a graça de Deus, há uma possível realização missionária fora de Portugal: o objectivo é ir em missão ao Amazonas, Brasil. Mais uma grande realidade desafiadora que farão crescer o espírito missionário de nossos jovens para o serviço à Vida! Rezemos por eles, que querem abraçar com insistência a causa do Evangelho, para que eles tenham sempre a providência da Luz divina a serem Luz e Sal (sabor) da terra!

O cronograma histórico do MOVIMENTO SERVIÇO À VIDA (MSV)
  • ·         O MSV nasceu em 1991, quando um grupo de seis rapazes e raparigas, que faziam voluntariado no Bairro da Fonte da Prata, na Moita (Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, Portugal); decidiram lançar-se numa iniciativa que, procurando ir ao encontro de situações extremas de pobreza humana e espiritual, passaria pela entrega das férias de verão ao serviço dos mais necessitados nas favelas de Barreiras, no Nordeste do Brasil.
  • ·         Em 1996, este trabalho voluntário nas férias de verão estendeu-se também à cidade de Montes Claros, no Estado de Minas Gerais, junto de uma comunidade de Irmãs Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
  • ·         A pedido do pároco de ALCOUTIM, surgiu o primeiro projeto em Portugal, que pretendia ir ao encontro e acompanhar as pessoas que vivem situações de grande isolamento nos "montes" do Concelho de Alcoutim. Depois de uma experiência de 1 mês no verão de 1997, passou a haver um grupo de voluntários que, até aos dias de hoje, se desloca mensalmente a Alcoutim, durante um fim-de-semana, para estar ao serviço da população local, em especial das pessoas com idade mais avançada.
  • ·         Em 1998 tivemos pela primeira vez um projecto de voluntariado de longa duração (1 ano), em Barreiras, que possibilitou a implementação de alguns projetos de raiz, como os "Cata-Vento IV e V" (Centros de Dia para crianças de favelas) e o "Dignivida" (centro de prevenção e apoio a doentes infetados com SIDA).
  • ·         Neste período, com o crescimento do seu grupo de voluntários, o MSV estendeu a sua actividade a novos projectos: o trabalho com jovens carenciados do Pragal (Almada), em parceria com a comunidade jesuíta local; o apoio a um lar de crianças em perigo no Gradil (Mafra); e o acompanhamento regular de idosos que vivem sós nos prédios da Baixa de Lisboa.
  • ·         Paralelamente, entre os membros mais antigos do MSV surgiram os Grupos de Vida, pequenas comunidades de oração que se reúnem quinzenalmente para rezar e debater questões da sua fé.
  • ·         Em 2003, surgiu o primeiro desafio para um projeto profissional. A Câmara Municipal de Lisboa pediu ao MSV que criasse uma equipa de rua para o acompanhamento das pessoas sem-abrigo e pedintes da Baixa de Lisboa. Assim nasceu o Projeto Sentidos, que trabalha em articulação com as restantes instituições da cidade de Lisboa e tem assumido um papel ativo na delineação das políticas locais para esta população beneficiária.
  • ·         Em 2005, a presença de voluntários de longa duração em Montes Claros possibilitou a criação do Projeto Aquarela, em parceria com as Irmãs Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Santa Rafaela. O Aquarela acolhe diariamente 80 crianças de 4 bairros carenciados.
  • ·         Confrontado com a realidade de muitas crianças vítimas de maus-tratos e com a escassez de estruturas adequadas para dar uma resposta positiva a estas situações, o MSV decidiu avançar com o Projeto Casa das Cores, um Centro de Acolhimento Temporário para crianças em perigo iminente. A Câmara Municipal de Lisboa cedeu um edifício na Bela Vista, em Lisboa, que foi depois reabilitado graças a uma parceria com a Swatch – o projeto Swatch Mundo Perfeito, que envolveu o apoio de várias entidades. Depois de celebrado o acordo de cooperação com a Segurança Social, a Casa das Cores abriu as suas portas às primeiras crianças em maio de 2009.

  • Com 20 anos de vida celebrados em 2011, o Movimento ao Serviço da Vida é hoje:

  • ·         um movimento de católicos que querem viver a sua fé e o serviço à vida no dia-a-dia, dando testemunho no lugar onde cada um vive;
  • ·         uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), que nos seus atuais projetos está ao serviço das crianças e jovens em perigo, das pessoas sem abrigo e das pessoas com idade mais avançada;
  • ·         uma associação, que promove a dignidade da vida, em toda e qualquer circunstância e sem exceção alguma, com os devidos órgãos estatutários (Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal).

Nenhum comentário: