quarta-feira, 27 de março de 2019

Viver a Alegria do Encontro com o próximo


DIÁRIO MISSIONÁRIO DE BORDO

Data: 22/03/19 a 24/03/19

Local: Região Algarve, Portugal

Missão: Viver a Alegria do Encontro com o próximo

«No penúltimo final de semana do mês de março de 2019, juntei uma pequena mala e ingressei junto aos 20 jovens missionários do Movimento ao Serviço da Vida (M.S.V.) que iam em direcção a uma terra de Missão chamada ALCOUTIM: um tranquilo e pequeno Concelho na Serra Algarvia que há anos, é agraciado por Deus em receber sinais Visíveis de Sua Graça: através da alegria marcada no rosto de cada um desses jovens missionários; ALEGRIA que facilmente foi transmitida aos queridos moradores deste simpático e incrível Lugar!





Os missionários preparavam a vida espiritual com as orações das noites e das manhãs, com a oração da Via Sacra, e depois, partiam em Missão: Assim que encontravam pessoas, os jovens ouviam as pessoas e estas, alegraram-se mutuamente; partilharam seus desafios diários com os missionários, e estes, auxiliavam nos trabalhos do dia-a-dia dos moradores daquela região. Ademais, rezavam juntos às pessoas, pelas casas, pelas ruas, pelos Lares e, por fim, convidavam para o final do dia, a participarem da Celebração da Eucaristia na Igrejinha da Cidade.






Agradeço a Deus Por suscitar no coração de cada um desses meus AMIGOS MISSIONÁRIOS de Lisboa por fazer suscitar, no coração de cada ALCOUTENEJO, a Luz, a Esperança, o Amor e a Paz: virtudes que cada ser humano precisa para viver!!! Essa malta jovem querida é verdadeiramente preciosa para alegria desta Vila Portuguesa! E eu, em grande, alegro-me com tudo isso!!!! Deus em tudo e sempre!»
Pe Juliano Guilherme SAC

terça-feira, 26 de março de 2019

Adoção Espiritual


No Dia da Santidade da Vida, 25 de março, na paróquia de São Benedito em Itaperuna/RJ, mais uma vez aconteceu a Adoção Espiritual, orando pelas crianças que ainda não nasceram e cujas vidas estão em risco.
A iniciativa de organizar a Adoção Espiritual na paroquia do veio do Pe. Estevão, pároco e superior palotino da Mãe da Misericórdia. Já alguns anos no dia da solenidade da Anunciação do Senhor, o grupo de fiéis assume a obrigação de orar diariamente (uma dezena do terço e oração especial pela criança e seus pais) juntamente com a prática pessoal de atos de misericórdia e jejum oferecendo a comunhão nesta intenção. O compromisso dura nove meses, então o seu final acontecerá no dia de Natal. Rezam pela criança que precisa de uma oração e seu nome é conhecido apenas por Deus. Rezam pelas crianças que não nasceram e estão em risco de aborto e para aquelas que podem não nascer como resultado de doença ou complicações.

Durante a Missa, 63 pessoas se comprometeram com a Adoção Espiritual. Cada uma delas recebeu um cartão de identificação pessoal confirmando o compromisso e contendo uma oração para a criança ainda não nascida e seu pais. Durante a celebração Pe. Artur lembrou que Adoção Espiritual de uma criança concebida é uma livre escolha motivada apenas pela fé, verdade e amor. A Adoção Espiritual é o fruto das aparições em Fátima, como resposta ao chamado de Nossa Senhora à oração do Rosário, penitência e satisfação pelos pecados que o seu Coração Imaculado mais ferem.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Falece a Irmã Hanna Marzena Stępińska


Comunicamos, com pesar, que a Irmã Hanna Marzena Stępińska da congregação das Irmãs dos Anjos, faleceu neste domingo, 24 de março. Ir. Hanna Marzena é a irmã mais nova do Pe. José Stępiński SAC, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Itaperuna.
O velório acontecerá no dia 27 de março na Casa Mãe da congregação das Irmãs dos Anjos em Konstancin na Polônia.  
Irmã Hanna Marzena foi missionária e trabalhou por muitos anos entre os mais pobres em Ruanda. Nos últimos anos lutava contra um câncer.
Os Padres palotinos da Região Mãe da Misericórdia oferecem suas orações e manifestam sua solidariedade ao Pe. José e toda a família da Irmã Hanna Marzena. que Deus a acolha agora na alegria da vida plena do Seu Reino. 

sexta-feira, 22 de março de 2019

10 anos da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu


10 anos, parece que foi ontem…. Assim Dom Alano Maria Pena, arcebispo emérito da arquidiocese de Niterói começou a Santa Missa em ação de graças pelo décimo aniversário da criação da paróquia Nossa Senhora de Fatima em Itaipuaçu.


A Solene celebração aconteceu no dia 21 de março de 2019 na igreja matriz. Junto com arcebispo, a missa foi celebrada pelos padres palotinos que trabalharam na paróquia. Estavam presentes os padres que já serviram na paróquia: o primeiro pároco Pe. Jacinto Wojcik, Pe. Daniel Rocchetti e Pe. Artur Karbowy. Obvio que não faltaram os responsáveis atualmente pelo cuidado da paróquia: Pe. Francisco Marques, atual pároco, e Pe. Ceslau Zajac. O Fiéis de toda paróquia, representantes dos movimentos, pastorais e capelas participaram também da celebração.



A primeira Missa neste lugar foi celebrada em 13 de maio de 1967, depois começou a ser construída a capela, ampliada já com os cuidados dos palotinos. Por muito tempo toda região de Itaipuaçu pertencia da paróquia de São Sebastiao em Itaipu. Com decisão de Dom Alano no dia 21 de março de 2009 foi criada a nova paróquia de Nossa Senhora de Fatima. Dom Alano mencionou que é um privilégio poder invocar o nome de Nossa Senhora de Fátima em uma comunidade viva e atuante.


 A Virgem de Fátima veio mostrar-nos o caminho da salvação, que é o seu próprio Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor! Este caminho, cheio de alegrias e consolações, é por vezes marcado por angústias, sofrimentos, incompreensões, pelo mistério da Cruz de Cristo. Mas, em todos os momentos difíceis de nossas vidas, Nossa Senhora nos protege sob seu manto. Somos felizes podendo ter a Nossa Senhora como nossa padroeira.


Agradecemos a Deus pelos 10 anos da paróquia e rogamos que venham ainda muitos anos cheios de prosperidade e frutos de salvação. Pedimos que Nosso Senhor acolha no seu Reino todos que fiéis que se esforçaram para construir a comunidade paroquial em Itaipuaçu e abençoe aqueles que estão trabalhando nesta paróquia.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Retiro espiritual dos padres

Nos últimos dias, entre 11 a 14 de março, os palotinos da Região Mãe da Misericórdia do Rio de Janeiro, participaram do retiro anual organizado no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora/MG.


As profundas reflexões sobre a imitação de Jesus Cristo no carisma de São Vicente Pallotti foram conduzidas pelo palotino, Pe. Clesio Facco, provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria/RS. Retiro significa sair do seu lugar de convívio, deixar suas atividades para buscar uma reflexão, orar, estudar a Palavra de Deus, sintonizar com Deus, com a vocação e com o ministério, restaurar as forças e continuar o serviço ao povo na construção do Reino de Deus e através do sacramento de penitencia ter um encontro mais profundo com Deus.



Nestes dias mesmo fora de suas atividades normais, estávamos unidos com o povo das paróquias e comunidades, com seminaristas e noviços pois trouxemos na bagagem o trabalho pastoral, as experiências boas e as menos boas, e sobretudo a comunhão e a oração de cada um.



Pe. Clesio entre palestras e reflexões motivou um encontro pessoal com Deus, reforçou de forma especial a necessidade de olhar atentamente para os espaços de cuidado e fraternidade da família religiosa unida pelo mesmo carisma, seguindo a Jesus Cristo no caminho de São Vicente Pallotti, respondendo as necessidades do povo e realizando a missão da Região. A Consagração palotina feita para maior gloria a Deus deve ser vivida em colaboração com os outros.



O que feri gravemente a unidade da família é o pecado. Olhando para vida de Nosso Santo Fundador percebemos que Ele foi um homem profundamente preocupado com o pecado. A celebração penitencial, via sacra, confissão foram momentos fortes momentos que ajudaram a todos a recuperar em si a dignidade de filhos de Deus reunidos. O ambiente do seminário possibilitou um contato com a natureza e uma singela experiência de Deus.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Retiro Anual dos padres


Entre os dias 11 a 15 de março os Padres palotinos da Região Mãe da Misericórdia encontram -se no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora - MG em retiro anual. O pregador do retiro é o Pe. Clesio Facco SAC, Provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria – RS. Durante o retiro vamos aprofundar os “33 pontos da imitação de Jesus Cristo de São Vicente Pallotti”.

Silêncio, oração, reflexão e um novo olhar sobre a pessoa de Jesus. Esse clima vai ser vivido pelos padres durante esse tempo. Esse é um momento de espiritualidade em que nós padres, nos reunimos para rezar, de forma muito íntima com Deus. Durante a nossa caminhada anual, sentimos necessidade de estarmos juntos para conversar, rezar, procurando entrar mais profundo na imitação de Jesus Cristo, seguindo o nosso fundador São Vicente Pallotti.

Pedimos a todos que nos acompanhem em suas orações.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Retiro Espiritual de Carnaval em Itaperuna-RJ


Retiro Espiritual de Carnaval em Itaperuna-RJ aconteceu nos dias 02 a 06 de março, nas dependências do antigo seminário em Eugenópolis-MG, com a participação de 75 pessoas.





Foram dias de muita orações, Santa Missa todos os dias, Adoração ao Santíssimo, palestras, Via-sacra, gincanas e uma festa brega no encerramento do retiro.





O retiro é realizado pelas 3 paróquias palotinas de Itaperuna; São Benedito, Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santa Rita de Cássia.







O Nosso tema do retiro foi; “Se creres, verás a glória de Deus”. Jo 11,40