quinta-feira, 14 de março de 2019

Retiro espiritual dos padres

Nos últimos dias, entre 11 a 14 de março, os palotinos da Região Mãe da Misericórdia do Rio de Janeiro, participaram do retiro anual organizado no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora/MG.


As profundas reflexões sobre a imitação de Jesus Cristo no carisma de São Vicente Pallotti foram conduzidas pelo palotino, Pe. Clesio Facco, provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria/RS. Retiro significa sair do seu lugar de convívio, deixar suas atividades para buscar uma reflexão, orar, estudar a Palavra de Deus, sintonizar com Deus, com a vocação e com o ministério, restaurar as forças e continuar o serviço ao povo na construção do Reino de Deus e através do sacramento de penitencia ter um encontro mais profundo com Deus.



Nestes dias mesmo fora de suas atividades normais, estávamos unidos com o povo das paróquias e comunidades, com seminaristas e noviços pois trouxemos na bagagem o trabalho pastoral, as experiências boas e as menos boas, e sobretudo a comunhão e a oração de cada um.



Pe. Clesio entre palestras e reflexões motivou um encontro pessoal com Deus, reforçou de forma especial a necessidade de olhar atentamente para os espaços de cuidado e fraternidade da família religiosa unida pelo mesmo carisma, seguindo a Jesus Cristo no caminho de São Vicente Pallotti, respondendo as necessidades do povo e realizando a missão da Região. A Consagração palotina feita para maior gloria a Deus deve ser vivida em colaboração com os outros.



O que feri gravemente a unidade da família é o pecado. Olhando para vida de Nosso Santo Fundador percebemos que Ele foi um homem profundamente preocupado com o pecado. A celebração penitencial, via sacra, confissão foram momentos fortes momentos que ajudaram a todos a recuperar em si a dignidade de filhos de Deus reunidos. O ambiente do seminário possibilitou um contato com a natureza e uma singela experiência de Deus.

Um comentário:

Eurico disse...

Um abraço a todos e Deus vos abençoe sempre e em toda a parte. Um abraço de Portugal! Vou ter o segundo filho por estes dias é uma menina. Orem por mim e minha família. Orarei por vós lembrando com carinho o tempo que aí passei.