sábado, 24 de janeiro de 2009

Dia de São Vicente Pallotti em Roma

Estar em Roma é a oportunidade que temos de viver mais perto de nosso fundador. Não é somente uma questão física, pois moro no mesmo prédio onde ele viveu, onde ele trabalhou, onde ele, no dia 22 de janeiro de 1850, terminava sua vida e entrava naquela mais profunda intimidade com Deus, seu único amor e único bem. Sim, não é somente uma questão física, é também uma oportunidade de verdadeira riqueza espiritual: daqui, deste centro, cremos que se emana a toda família palotina, as graças renovadoras e carismáticas de nossa própria identidade. Uma vez o nosso padre geral disse que este lugar sustenta muitas casas palotinas, muitas pessoas palotinas ...

Dia 22 de janeiro foi belo ver que isto é realidade. Cremos nesta realidade espiritual que não conhece a distância. Éramos centenas de pessoas reunidos em torno ao altar do Santo, para agradecer ao bom Deus o dom de sua vida e o dom de seu carisma, herança nossa. Como não acreditar que os padres palotinos, as irmãs palotinas, as missionárias palotinas, as irmãs e os padres de Schoenstatt, os leigos e leigas empenhados e tantos e tantos devotos, de diversas partes do mundo não eram como que canais da graça de Deus para que o carisma de Pallotti fosse reavivado em cada lugar, em cada realidade onde trabalhamos? Sim, eramos aqui, centenas, mas não eramos apenas nós ... conosco, em nossa lembrança, estava todo o mundo palotino.

Pe. Zenon Hanas SAC, vice-geral dos padres e irmãos palotinos foi quem celebrou a Santa Missa festiva. Em sua homilia, questionou-nos, mais uma vez, com aquela mesma autoridade que acreditamos que nosso fundador havia: "Que coisa você pode e deve fazer, hoje, para reavivar a fé, confirmar a esperança, reascender a caridade em você mesmo e nos teus irmãos?" Um silencio, longo e profundo ... uma resposta que nós deveríamos dar, ali, já naquela hora, a Pallotti e ao nosso Bom Deus.

Como família reunida, uma resposta já foi dada. Um simples sinal realizado naquela Santa Missa, um gesto simbólico, se tornou profético para todos nós: foi entregue aos representantes das realidades palotinas, Pe. Zenon Hanas (vice-geral dos Padres e Irmãos Palotinos), Ir. Serena Cambiaghi (madre geral das Irmãs Palotinas), Ir. Stella Holisz (madre geral das Irmãs Missionárias Palotinas) e Sr. Corrado Montaldo (membro da comunidade leiga Quinta Dimensão e vice-presidente do Conselho de Coordenação Nacional Italiano da União) uma cópia do Estatuto Geral da UAC, aprovado definitivamente pelo Pontifício Conselho para os leigos, no último dia 28 de outubro.
Naquele gesto, a família palotina retoma com força nova o compromisso de tornar visível, verdadeira realidade, aquela que foi a inspiração primeira de São Vicente Pallotti, uma comunidade que, unida pela regra do amor evangélico, existe para avivar a fé e a sustentar a caridade.
Pe. Daniel

Nenhum comentário: