sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Festa em Itaperuna

Na festa litúrgica da Família, domingo - 28 de dezembro passado, não poderia ser data mais especial para o encerramento das festividades dos 40 anos de nossa Paróquia!

Mesmo com as águas da enchente ainda nas ruas da cidade e nos bairro Niterói, impedindo parte dos paroquianos de chegarem à Matriz São Benedito, foi realizada com júbilos a Santa Missa exaltando a Sagrada Família, modelo excelso de vida comunitária e missionária para todos e, a bênção do Sino que será colocado na torre de nossa Matriz.Dom Roberto veio especialmente para essa bênção - inspirado pelo Divino, nos apresenta a importância, o significado missionário do sino. Sino que representa a voz do Pastor que chama que conclama os fiéis a virem até a Casa de Deus para a oração, para a partilha do Pão, para a vivência em família com a presença de Jesus em meio.



Sino que com suas badaladas lembra, anuncia a todos – até aos não fiéis – que Jesus Cristo os chama, os espera sempre, ali na Sua Casa. Sino que vem lembrar, que também nós somos os missionários de Deus no campo do trabalho, na vida social, na família e na Igreja.

Nessa celebração encontravam-se presentes os caríssimos Mosenhor Lamar, Pe. João Baraniecki e nosso pároco Pe. Estevão Lewandowski concelebrando juntos. Ali, naquele Altar, estavam os principais sacerdotes da história dessa Paróquia: Dom Roberto, 1º pároco com quem a vida pastoral aqui iniciou; Monsenhor Lamar que ao chegar, implantou a Nova Liturgia, combateu as injustiças, buscou os jovens enchendo os corações deles com as luzes de Deus e revolucionou; Pe. João Baraniecki Sac, 1º palotino, que mesmo com forte sotaque estrangeiro, impregnou a Paróquia com o carisma palotino, intensificando o trabalho pastoral e missionário, levou os fiéis a zelarem pela Casa de Deus.

Em seguida, um gostoso almoço com churrasco foi oferecido aos fiéis e celebrantes para o lançamento do livro: “Espiritualidade e Edificação – 40 anos de história”, que registra a história da Paróquia São Benedito. Um presente que Pe. Estevão deixa a esta abençoada comunidade para que a nossa história não seja esquecida e possa ser recontada de geração em geração, a fé que nos mantém unidos.

Cristiano Jose da Silva

Nenhum comentário: