terça-feira, 13 de setembro de 2011

Retiro da comunidade local da UAC em Manaus

Neste ano já é quinto retiro realizado pelo comunidade local da União do Apostolado Católico em Manaus.O  Retiro realizou-se nos dias  9 a 11 de setembro na casa de retiro das Irmãs Salesianas.
O Tema deste ano: Oração em São Vicente Pallotti,  foi conduzido pela Irmã Gilda Teresinha Santo (palotina). Participaram 22 pessoas das seguintes comunidades palotinas de Manaus: Paróquia NS da Glória, Paróquia Rainha dos Apóstolos, Paróquia NS de Fátima, Área Missionária Ponta Negra. Iniciamos nosso retiro depois da acolhida com a Santa Missa presidida pelo Pe. Stanislaw Krajewski SAC da Paróquia NS da Glória.
A Primeira reflexão introdutória – o sinal da cruz segundo sentimentos do nosso Fundador. O Sinal da cruz é uma pedagogia da oração, a qual são Vicente recomenda para toda União. Para nós nada é possível, para Deus, tudo. Nosso fundador recomenda fazer três vezes o sinal da cruz durante dia. Sinal da cruz é uma arma poderosa contra demônio. São Vicente Pallotti – o homem feito de oração. Níveis de oração: primeiro passo – oração vocal (orações decoradas); segundo passo – reflexão/meditação (leitura orante); terceiro passo - contemplação (oração contemplativa). 
O segundo dia começou com a oração da manhã preparada pela comunidade gloriana. Depois do café da manhã aconteceu a primeira motivação conduzida pela irmã Gilda – Características particulares da oração de São Vicente Pallotti. Pallotti dormia pouco, porque tudo é para Deus. Rezar a vida. A sede de Deus esta em nós (Ps 26 e Ps 72). Oração é o verdadeiro apostolado. Após o almoço foi a celebração do sacramento de reconciliação. Depois da preparação e  motivação a este sacramento,  Pe. Jair Giulliani SAC e Pe. Stanislaw ouviram as confissões dos participantes. O dia da penitencia encerou-se com a Santa Missa.
No domingo após a oração e o café da manhã, a Irmã Gilda apresentou a reflexão – Dia de Pallotti vivido na oração. Às 11 horas começou a Missa de enceramento do retiro presidida por D. Luiz Soares Vieira – arcebispo de Manaus e concelebrada pelo Pe. Stanislaw i Pe. Jair. Durante a Santa Missa 9 membros da União do Apostolado Católico renovaram o ato de empenho apostólico na UAC.  Terminamos com abraço e avaliação agradecendo a Deus pela Irmã Gilda, que foi um verdadeiro  instrumento de Deus.
Pe. Stanislaw Krajewski SAC

Nenhum comentário: