domingo, 1 de dezembro de 2013

Dedicação da Igreja S. José Operário

Hoje, dia 1 de Dezembro de 2013, celebrou-se a Dedicação da Igreja S. José Operário, na Arroja, Odivelas, que foi presidida pelo Exmo. Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. .
A cerimónia teve início pelas 10h, no átrio da igreja, que se encontrava com a porta fechada, despida e sem fiéis. Após uma breve introdução o Sr. Eng.º Nuno André da empresa construtora, entregou as chaves ao Sr. Patriarca que por sua vez entregou-as ao Pároco de Odivelas, Padre Jan Pietrus, SAC, passando este a abrir a porta da igreja.



A cerimónia decorreu conforme o Ritual da Dedicação da Igreja do Pontifical Romano. A igreja ficou completamente lotada contando com a presença da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, a Sra. Diretora da Escola Manuel Coco (escola primária que nos acolhe à 2 anos para efeitos de catequese) e de alguns fiéis de idade mais avançada que pensavam já não ser possível assistir a esta celebração.




Momentos como os vividos hoje tornam-se especiais para as jovens gerações, pois é o colmatar de um espírito de serviço, comunhão, humildade e acima de tudo muito amor, que vem desde há muitos anos nesta Comunidade. Poder ver e partilhar este dia com aqueles que deram início a este sonho, faz com que os jovens sintam o peso da responsabilidade que se faz sentir em cada lágrima e sorriso.


Foi uma grande felicidade e um estado de graça assistir a uma celebração que é um sonho tornado realidade após 24 anos de persistência.


Para além de uma missa completamente diferente do que estamos habituados, é muito comovente ver entrar os livros, toalhas, velas, flores, hóstias, galhetas, após as respectivas, bençãos, unções, incensões, e a igreja ficar mais bonita e decorada conforme estamos habituados e de acordo com um ritual. Sentimos que assistimos a momentos únicos, um dia histórico para esta Comunidade e para nossa Paróquia de Odivelas.




Que a Igreja, pedras vivas que somos todos nós, com esta nova casa de Deus e a presença do Senhor na nossa Comunidade, nos faça crescer na fé e permanecer no Seu amor.

S. José, rogai por nós!

Ana Maria Neto

16 comentários:

Anônimo disse...

Tenho pena que não mencionem o grande timoneiro deste projecto. O Homem que não estando desde o início marcou de forma indelével o nascimento desta "Casa de Deus" - O Pe. Jan Pietrus. A ele se deve a ideia de adequar o projeto à realidade atual e tudo o resto que agora está à vista de todos! Sou de outra paróquia, estive presente e digo-vos que nem todos têm o privilégio de ter à frente dos rebanhos pastores com esta dedicação e presença constantes!
Ao Senhor Padre Jan Pietrus deixo um abraço de irmão. DECOLORES!

José Garção disse...

Grande Paróquia!
Grande Pároco!
Grande Comunidade!
A Comunidade só existe enquadrada neste contexto, fora do contexto religioso as comunidades são ONG's... Assim diz o Papa Francisco!
Viva Odivelas!

Anônimo disse...

Por estar ao serviço noutro local da nossa paróquia, não pude estar presente neste momento tão importante da comunidade de São José Operário. Sei que foi um momento comovente para uma comunidade que há 24 anos esperava por um local mais digno para a celebração eucarística.
No entanto não posso deixar de dizer que o mais importante já existia nos corações das pessoas, o Amor a Deus nosso Pai, foi o que os moveu até este dia, ano após ano.
Quanto aos comentários anteriores, especialmente ao primeiro gostaria de responder, que quem não conhece o interior da paróquia de facto não pode tecer grandes comentários. Temos umm pároco que aparece muito bem na "fotografia", mas quanto ao trabalho ele foi feito pela comunidade local. É necessário agradecer, mas sim a Deus pels preseverança, bondade e caridade que habita no coração dos paroquianos de Odivelas. Construir o templo em pedra é o mais fácil, mas construí-lo espiritualmente é muito dificil, e para tal basta comparar o número de fieis que vão à eucaristia ao Instituto de Odivelas com os que estão na Igreja Matriz. E o exemploda catequese, as crianças frequentam a catequese na paróquia por uma questão de horários, mas depois vão missa às paróquias vizinhas.
Por isso continuemos a rezar para que Deus Pai ilumine os corações dos nossos sacerdotes e a comunidade de Odivelas, para que ela nunca desista desta busca constante do Senhor.
São José, Tu que trabalhaste no silêncio e no recato rogai por nós...

Anônimo disse...

Realmente já há igreja na Arroja. Já não era sem tempo, para acolher a IGREJA que sempre existiu. Foi graças a luta e perseverança de muitos habitantes deste Núcleo, que se foi conseguindo dinheiro para se chegar aqui, mas falta ainda muito para pagar e aquele a quem muitos dão vivas, virou-se e disse para eles o arranjarem e que se desenrascassem, realmente é de pastor. Embora, não tenha lá estado, também já soube que o senhor agradeceu muito ao conselho económico paroquial, o que é de estranhar, pois nunca fizeram nada por esta comunidade da Arroja.
Também fiquei abismado com tantas mentiras, que tive de ler acerca da dedicação da igreja, no artigo saído na Voz da Verdade, realmente o pastor no dia em que realmente se reconciliar passará dias a prestar contas, e já agora aproveite antes que o Senhor venha no juízo final.
Quanto aos comentários anteriores, só posso dizer, que com tantos elogios ao pe. JAN PIETRUS, o querido irmão pode levá-lo daqui para fora de graça, nós ainda pagamos,
agradecemos e de todas as cores.

Anônimo disse...

O comentário anterior não é de todo real, nem tão pouco espelha a verdade! Construir o templo é o mais fácil? então porque esperaram 24 anos? outros párocos já o podiam ter feito...devemos agradecer a Deus por esta construção de pedra que é o espelho da Igreja viva que lá habita!
Não é verdade que o Sr. Padre Jan Pietrus tenha dito que agora a comunidade teria que pagar sozinha o restante valor! e sabe porquê? porque existe um plano para toda a paróquia colaborar em verdadeira Unidade. Quanto ao Conselho Económico, podemos dizer que se hoje o terreno se encontra em nome da Igreja foi o conselho Económico que junto da CMO movimentou as suas influências para que tal acontecesse...afinal em 24 anos o terrenos nunca foi registado em nome da Paróquia. Todas as licenças foram tratadas por esse conselho, que não podia ter feito muito antes, uma vez que não existia. Só foi possivel construir no tempo em que se fez graças a todas as acções do dito conselho. Na verdade o que foi dito no VOZ DA VERDADE está correto. Infelizmente este comentário parece ter sido escrito por alguém que não sabe o que se passa na sua paróquia, nem que movimentos e trabalho se faz!
É natural que queiram pagar para ele se ir embora...acabaram-se as chupetas de que muitos que, agora reclamam, chupavam a igreja! Infelizmente com papas, bolos, obás e falsos louvores, se enganaram os tolos durante muitos anos! O saco não era azul, mas tinha muitos buracos! pena que se foi fechando! ah e apesar de ser muito mau, quando se for embora não vai levar uma choruda conta bancária como outros!

José Garção disse...

Irmão/Irmã
Não sou da paróquia, mas conheço relativamente bem a vida paroquial, afinal frequento as missas, sempre que aí me desloco, mas estou em contato direto com o Sr. Pe. Jan Pietrus que sempre vai apelando para a generosidade daqueles, que sendo seus amigos podem contribuir, ainda que não habitemos no território paroquial. Desde sempre a Ig. do Instituto esteve cheia! Desde os anos idos de 1985 que me lembra de um Instituto a abarrotar! A situação piorou há uns 7 anos em que os fieis iam à Santa Missa e expressavam claramente o seu aborrecimento com o que à data se passava na Matriz (porque o Instituto também é paróquia).
Lembro que à data nem acesso se tinha ao Instituto, fato que hoje pertence ao passado!
Fico admirado, como algumas almas atormentadas conseguem denegrir uma obra tão bela e aquilo que deveria ser motivo de união, parece ser motivo de inveja! O vosso pároco não aparece bem na "fotografia" ele é o espelho da sua honestidade, do seu verdadeiro espirito Cristão. Cumpre-se o ditado "Niguém é profeta na sua terra".
Gostaria de o/a informar que a Igreja do Lumiar estava a abarrotar de fieis de Odivelas que hoje já vou encontrando pelas Eucarístias de Odivelas! O vosso pároco tomou a decisão de construir um Templo num momento em que o País atravessa uma profunda crise, depois de há poucos meses ter aberto uma obra social que serve mais de 100 refeições por dia aos mais carênciados, assim como fornece banhos e roupa aos que pouco ou nada têm! Louvado seja Deus por esta coragem!
Louvado seja Deus por este pastor estar nesta paróquia, neste tempo em que a caridade e o amor ao próximo são Urgentes!
Quando diz que o pároco nada fez, parece-me que não deve saber que foi ele que tudo fez para que rapidamente se pudesse iniciar a obra! desde reuniões na CMO, até terminar indo a Fátima para comprar tudo o que era necessário para a Dedicação! Foi de total abertura para que todos pudessem convergir no mesmo sentido, e é isso que se espera de um pastor! Termino dizendo que apesar de não poder estar na Feirinha que vão realizar no próximo fim de semana, mais uma vez farei chegar o meu donativo.
S. José Operário continuai a proteger os trabalhadores da Messe do Senhor!

Anônimo disse...

De facto, nem o próprio Deus agradou, ou continua, a agradar a todos. Existem bons paroquianos e maus paroquianos, existem bons sacerdotes e maus sacerdotes. Tudo isso é verdade...
Mas por mais que aqui cada um "defenda" o que acha correcto, o Senhor não se deixará enganar. E ELE, SÓ ELE fará o julgamento final, com sacos azuis, amarelos, brancos, verdes ou outras cores, com igrejas cheias ou igrejas vazias, com Conselho Económico ou sem Conselho Económico, com Cantinas Sociais ou sem Cantinas Sociais...

Pois no final acontecerá apenas e só:
Julgamento e vitória final (14,14-20) - 11Depois, vi um trono magnífico e branco e alguém sentado nele. Os céus e a terra fugiram da sua presença e desapareceram definitivamente.
12*Vi também todos os mortos, grandes e pequenos. Estavam diante do trono; e foram abertos uns livros. Foi aberto também um outro livro, que é o livro da Vida. Os mortos foram julgados segundo aquilo que estava escrito nos livros, segundo as suas obras.
13O mar devolveu os mortos que nele havia, a Morte e o Abismo entregaram também os seus mortos, e cada um foi julgado segundo as suas obras.
14*Então, a Morte e o Abismo foram lançados no lago de fogo. Este lago de fogo é a segunda morte. 15E todos os que não foram encontrados escritos no livro da Vida foram lançados no lago de fogo."

Que cada um esteja preparado, pois não sabemos nem o dia nem a hora...

Anônimo disse...

O porquê de 24 anos à espera? De forma sucinta explico:
- Primeiro sonhou-se com uma obra megalómana. Os anos 90 levaram-nos a isso.
- Depois porque núcleo "emprestou" uns bons milhares de euros aos padres da paróquia, para que eles, nos anos 90, pudessem ter uma casa. Casa essa, vendida posteriormente, mas sem o devido retorno do dinheiro.
- Por fim, porque há meia dúzia de anos, foram mais uns milhares (muitos) para a aquele centro que esteve tantos anos fechados. O centro abriu, a tempo das eleições, e graças a Deus hoje ajuda muitas pessoas. Houvessem eleições todos os anos, e as coisas seriam bem diferentes. Para melhores, digo.
Resta somar todos esses milhares de euros "emprestados". Estaremos de acordo que contudo a obra já estaria paga, mobilada e com anexos para arrumos.

Se o terreno não estava registado, porque é que a 25/11/2007, a actual presidente da CMO, Susana Amador, lançou naquele mesmo terreno, a primeira pedra da Igreja de São José Operário?

A dita pedra: (Link de imagem)
http://bit.ly/1e7QPHv

Por fim, ao conselho económico, votos de um bom trabalho. Se fizerem com que as "dividas internas" sejam pagas, todos ficarão felizes. Todos, excepto os devedores. "César" diz que pagar dividas é coisa de criança. Jesus, nas suas parábolas, tece o pior para os devedores.

São José, rogai por nós! E que a nobreza do seu núcleo, devidamente reconhecida durante a celebração da Dedicação, mantenha firme os alicerces da fé.

Anônimo disse...

Fui ver o Link, e de facto la´está
a pedra com a data de 25/11/2007.

Anônimo disse...

A ingratidão continua. Pergunto: que tal perguntar às pessoas certas, neste caso aos antecessores do actual párico, pelo dinheiro empregado pela Arroja? Por que razão insistem em imputar culpas em quem não as tem? E porque fecham os olhos às faltas e omissões de quem nada fez por resolver o problema da Igreja da Arroja? Este Pároco, de uma assentada, corrigindo erros de gestão, consegue fazer abrir um centro que estava levantado mas ao qual faltava tudo o resto para começar a funcionar, e construir uma Igreja há tanto ansiada. E este pároco é que é mau? Convenhamos que há má vontade ou perda de juízo. Quais interesses existirão por detrás? Quem ficou a perder com este Pároco? Por quê? Por quanto? Se se começar a tirar a água do poço, talvez os paroquianos venham a saber que algo estava podre por esses lados. Há esqueletos escondidos no armário. A mentira e a contra-informação não dura para sempre. E o Senhor Patriarca sabe muito bem o que passou e o que passa em Odivelas. Daí o seu apoio incondicional ao actual Pároco? Ou será que querem insinuar que também ele é fonte de erro e de mal? Não vão por aí...

Anônimo disse...

De facto, com comentários destes, pergunto-lhe se se acha digno de por um pé dentro da Igreja. Para a proxima que entrar na igreja, olhe bem para o sacrário. Olhe com atenção. Pergunto-Lhe se está a agir bem. A resposta não tardará.

João Ribeiro disse...

Não sei quem se esconde por detrás de tanto anonimato. Mas "gosto" do tom de ameaça do penúltimo "Não vão por aí..."
Onde é que eu já ouvi isto???
Engraçado que esta frase me é muito familiar e já a ouvi relativamente a todos os anteriores párocos, desde o saudoso Pe. Joãozinho, passando pelo Pe. João, até pelo "incompetente" Pe. José. Penso que ainda a irei ouvir relativamente ao actual pároco.
Quando a D. Manuel Clemente, homem de muita sabedoria e inteligência, e com um grande dom de discernimento saberá, se e quando essa hora chegar, separar o trigo do joio.

Anônimo disse...

O último comentário é dirigido directamente a quem disse "Quanto aos comentários anteriores, só posso dizer, que com tantos elogios ao pe. JAN PIETRUS, o querido irmão pode levá-lo daqui para fora de graça, nós ainda pagamos, agradecemos e de todas as cores." Isto é conversa de gente sã, equilibrada? De Cristão? Convenhamos. É conversa de quem está muito incomodado com alguma coisa. Provavelmente alguns privilégios... Quanto a criticar outros e a dizer que não fizeram nada pela Igreja da Arroja, é caso para parar um bocadinho e analisar bem as coisas. Se não fosse o Pároco e essas pessoas, que trabalham sem retribuição monetária (ao contrário do que alguns difamaram), a Igreja e a Cantina Social não estavam a funcionar. Ponto. E quem disser o contrário é porque é cego ou ignora os factos. Se alguém é criticado por não fazer nada, ainda posso reconhecer legitimidade para tal, apesar de as Escrituras dizerem para não o fazer. Agora, criticar por fazer, e fazer bem? É de quem tem recalcamentos e questões mal resolvidas. Essas só se podem resolver em dois sítios: no consultório de Psiquiatria ou no Confessionário.

João Ribeiro disse...

Para quem se continua a refugiar no anonimato tem muitas certezas.Gosto? Não Gosto? Não sei!!
Mas concluindo:
Além do sr./sra. são todos cegos, ignorantes, recalcados, terão contas a ajustar com Deus, etc.
Só posso desejar que Deus o/a continue a abençoar com tantos dons.

Anônimo disse...

Quanto ao comentário sobre a existência da pedra, ninguém a contestou em nenhum momento..o que se informou foi que nunca foi feito o registo de propriedade. Naturalmente, que o comentário enferma de falta de conhecimento de todos os factos. Quanto ao projeto megalómano dos idos anos 90, tiveram muito tempo de o reformular, mas não o fizeram, antes que o atual pároco o propusesse em reunião de coordenação. Certo?
Quanto ao dinheiro que "emprestaram", mas que na verdade não emprestaram, pq não era do núcleo, esse, é dinheiro paroquial que incorretamente se encontra dividido em varias contas bancárias, mas se se mantivessem com o projeto inicial, o dinheiro que tinham não dava nem para as fundações... A igreja não devolve o que é seu...de qq forma para que fique bem claro já sairam alguns milhares de euros de outras contas paroquiais para ajudar a pagar a obra, e se o Bom Deus quiser assim vai continuar a ser.
Com grande impulso do Sr. Pe Jan Pietrus, todos os grupos e movimentos têm estado a trabalhar em verdadeira Unidade para ajudar a PARÓQUIA a pagar esta obra e assim vai continuar! Não porque a comunidade mereça muito, não porque a comunidade tenha pedido ajuda, não porque a comunidade seja muito simpática ou outro motivo qq! o único motivo que move esta onda de trabalho para angariação é tão somente o facto de ser uma obra paroquial, de todos e para todos! Com o tempo se conseguirá acabar com atitudes "bairristas" e com os "calimeros" que por aí andam!

Anônimo disse...

Por estes dias está a decorrer nas instalações da Igreja Matriz de Odivelas, uma "feirinha", cujo lucro reverte inteiramente a favor das obras paróquias. Repito: Obras paroquias. É isto que todos, incluindo o actual pároco, têm anunciado, não é? eheh