segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Natal

Caríssimos amigos, Ao celebrarmos com grande alegria o nascimento de Jesus, quero partilhar convosco um projeto de renovação espiritual tão desejado pelo nosso Fundador, São Vicente Pallotti, e pela Igreja de hoje.
É um convite a participar no desafio da „nova evangelização” através de um verdadeiro e próprio „despertar da fé e da caridade” nas nossas vidas pessoais e nas nossas comunidades. Logo após o nascimento de Jesus em Belém de Judá, narra o evangelho de Mateus, chegaram a Jerusalém alguns Magos do oriente. Eram guiados por uma estrela: “E eis que a estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 9-11). A estrela polar nos leva ao Senhor na Eucaristia. A adoração do Santíssimo Sacramento - o cotidiano encontro pessoal com o Senhor - é, desde sempre, o modo mais seguro para a renovação espiritual pessoal e comunitária. De fato, “a fé se reavivará e a caridade se reacenderá” verdadeiramente, somente quando formos guiados pelo Espírito, o “fogo” que transforma, como aconteceu aos apóstolos reunidos no Cenáculo. Há entre os membros da família Palotina um crescente desejo “de estar juntos com todas as criaturas no Cenáculo de Jerusalém onde os Apóstolos receberam o Espírito Santo” (cf. OOCC X, p.86). Deste modo, as nossas comunidades podem na verdade tornar-se “sacri ritiri” (casas santas), como queria São Vicente. O envio destes augúrios de Natal não é uma mera formalidade. Através desta carta, quero convidar-vos e cada membro da comunidade a viver o novo ano, mas também aqueles que se seguirão, no espírito do Cenáculo como pessoas e comunidades orantes, junto com o Senhor na Eucaristia. O Papa Francisco, de novo, está revelando ao mundo a beleza e a força da Adoração Eucarística.
No dia 2 de junho de 2013, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, milhões de pessoas em todo o mundo participaram de uma hora de solene Adoração Eucarística como sinal de unidade na Igreja. Mais uma vez, no dia 7 de setembro de 2013, milhões de pessoas jejuaram e oraram com o Santo Padre pela paz no mundo, sobretudo na Síria. Eu mesmo estive presente na Praça São Pedro naquela ocasião.  Podia-se, facilmente, experimentar o poder espiritual da adoração silenciosa do Santíssimo Sacramento feita por uma multidão de cerca de cem mil pessoas! Nestas festividades natalícias, quero orar para que a estrela vos guie ao Menino de Belém. Que possais encontrá-lo, todos os dias, na adoração silenciosa do Santíssimo Sacramento! Que o nascimento de Jesus encha vosso coração de paz duradoira!

Junto com todos os membros da Comunidade da Casa Generalícia, desejo a todos vós um bom Natal e um 2014 cheio de bênçãos! Queremos encontrar-nos cada dia diante do Senhor eucarístico!

Jacob Nampudakam, SAC Reitor Geral

Nenhum comentário: