sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Festa da Mãe da Misericórdia padroeira da Região

Cada ano, no dia 16 de novembro, a igreja celebra a festa da Mãe da Misericórdia e nós, os palotinos do Rio de Janeiro, celebramos a festa da nossa padroeira. A devoção a Nossa Senhora da Misericórdia tem origem no hino de louvor a Deus, que a própria Virgem Maria cantou, chamado “Magnificat”. No canto, ela agradece a Deus pela maravilha que Ele está fazendo na vida dela.  Num dos versículos deste canto Maria diz: “Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem” (Lc 1, 50).

Maria é portadora da própria misericórdia de Deus, que é Jesus, o Salvador. Por isso, o título Nossa Senhora da Misericórdia. Por ter gerado Jesus, Misericórdia de Deus em pessoa, Maria recebeu, por volta do Século XVI, um título que entrou para a Ladainha de Nossa Senhora: “Mãe de Misericórdia”. O título entrou, também, na oração da Salve Rainha: “Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia...” Assim, a Igreja passou a invocar a intercessão de Maria com esse título, confiando na misericórdia que ela pede a Deus em nosso favor e lembrando que, como Mãe de Misericórdia, ela é, também, corredentora em Jesus Cristo. Por volta do ano 1620, na Lituânia, foi pintada a Mãe de Misericórdia. A obra foi feita a pedido da prefeitura da cidade de Vilnius. Esta imagem foi instalada sobre a porta principal da cidade murada, chamada “Porta da Aurora”, com a intenção de proteger a cidade da invasão dos tártaros. O Papa Francisco visitando o santuário da Mãe da Misericórdia em Vilnius lembrou que a muralha da porta: “o exército invasor, em 1799, destruiu completamente, deixando apenas esta porta: já então estava ali colocada a imagem da «Virgem da Misericórdia», a Santíssima Mãe de Deus que está sempre pronta a socorrer-nos, a vir em nosso auxílio” (Papa Francisco discurso do dia 22 de setembro de 2018, no Santuário Mãe da Misericórdia em Vilnius).
Contemplando a imagem de Nossa Senhora o Papa nota: “Ela, já desde então, queria ensinar-nos que se pode proteger sem atacar, que é possível ser prudentes sem a necessidade doentia de desconfiar de todos”. O Santo Padre Papa Francisco mostra para nós e destaca que na misericórdia encontra-se o rosto de Jesus. “Esta Mãe sem o Menino, toda dourada, é a Mãe de todos; em cada um daqueles que aqui se deslocam, Ela vê o que muitas vezes nós próprios não conseguimos sequer notar: o rosto de seu Filho Jesus gravado no nosso coração”. É bom se aproximar  da Mae cheia de Misericórdia, mas não podemos esquecer que do nosso lado tem o próximo que também procura misericórdia. “Como toda a boa mãe, a Mãe da Misericórdia procura reunir a família e segreda-nos ao ouvido: «Procura o teu irmão». Deste modo, abre-nos a porta para uma alvorada nova, uma nova aurora. Leva-nos até ao limiar da porta, aquela porta do homem rico do Evangelho (cf. Lc 16, 19-31).
Hoje aguardam por nós crianças e famílias com as chagas a sangrar; não são as de Lázaro na parábola, mas as de Jesus. São reais, concretas; e, a partir do seu sofrimento e escuridão, gritam por nós para que lhes levemos a luz sanadora da caridade. Porque a caridade é a chave que nos abre a porta do Céu” lembra Papa Francisco.

Neste dia da Mãe da Misericórdia, rezamos pedindo a Deus que contemplando a imagem colocada na “Porta da Aurora” sejamos os portadores da misericórdia divina para as pessoas que encontramos no nosso dia a dia. Que neste Ano do Laicato a Região dos padres palotinos do Rio de Janeiro aproxime-se ainda mais das pessoas implantando nos corações de todos, o carisma de São Vicente Pallotti.

Nenhum comentário: