quinta-feira, 15 de novembro de 2018

VI Assembleia da Região Mãe da Misericórdia – 14 de novembro

No dia 14 de novembro a Assembleia começou com a palestra do Pe. Piotr Hubert Jankowski, Ecônomo da Província da Anunciação do Senhor e representante do Conselho Provincial desta Província na Assembleia. Ele tratou de três assuntos.
O primeiro foi a questão da independência da Região. Está seria uma forma de maturidade da Região e a plena autonomia na tomada de todas as decisões. A Província vai continuar apoiando os projetos da Região e a colaboração pessoal na questão dos padres poloneses, inclusive na possibilidade de eventual envio de novos missionários. O segundo tema foi da colaboração material e a ajuda aos poloneses durante sua permanência nas férias. Para este fundo vai servir o dinheiro procedente das aposentadorias pagas pelo governo polonês para os padres de origem Polonesa que pertencem a Região. Na discussão o Superior Regional, Pe. Estevão Lewandowski, sugeriu que este fundo precisa ser aumentado para servir para esta finalidade e por isso pediu que a Província continuasse a pagar o pecúlio de férias dos padres por pelo menos dois anos. Estes detalhes devem ficar acertados na elaboração final do convênio. A terceira questão foi o pedido da Província que a Região aceitasse por dois anos a missão no as México enviado um ou dois missionários, mas recebendo certa recompensa da Província. O debate foi favorável para esta questão.
Em seguida foram apresentados os diversos relatórios: dos reitores das comunidades locais, das casas de formação e dos Secretários do Secretariado do Apostolado, da Formação, das Missões e da Divina Misericórdia. Também o Pe. Cristóvão Sopicki apresentou o seu trabalho na organização das peregrinações palotinas.
Na parte da tarde chegou o Pe. Jacinto Wójcik, que tinha passado alguns problemas de saúde. Ele veio com três seminaristas palotinos.
A Santa Missa foi celebrada na comunidade de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia e São Vicente Pallotti, que faz parte da Paróquia de Santa Rita. Esta é a primeira igreja dedicada à Padroeira da nossa Região. O dia terminou com um jantar oferecido pelo pároco local, o Pe. Jurandir do Nascimento.

Nenhum comentário: